Pesquisar neste blog

domingo, 28 de abril de 2013

Crítica: Jack - O Caçador de Gigantes

Elenco: Nicholas Hoult, Ewan McGregor, Stanley Tucci, Bill Nighy, John Kassir, Eleanor Tomlinson.
Direção: Bryan Singer.
Gênero: Aventura.
Duração: 114 min.
Distribuidora: Warner Bros.
Orçamento: US$ 195 milhões.
Sinopse: 'Jack - O Caçador de Gigantes' conta da história de uma guerra antiga que se reinicia quando um jovem trabalhador do campo abre inconscientemente um portal entre o nosso mundo e uma raça de gigantes apavorantes. Soltos na Terra pela primeira vez depois de séculos, os gigantes tentam reconquistar seu território que foi perdido, forçando o jovem Jack (Nicholas Hoult) a entrar na batalha de sua vida para impedi-los. Lutando por um reino e seu povo, e pelo amor de uma corajosa princesa, ele fica frente a frente com os guerreiros incansáveis que ele pensava ser apenas uma lenda e recebe a chance de ele mesmo se tornar uma lenda também.   



Um filme com uma história fraca, mas que se salva por causa de seu humor e suas grandiosas batalhas

Uma das maiores tendências do mundo cinematográfico atualmente é a de adaptar contos de fadas, Jack o Caçador de Gigantes é a terceira adaptação de histórias infantis que chegou aos cinemas este ano, logo depois de Oz e João e Maria. Esta moda ganhou força em 2010 quando Alice no País das Maravilhas de Tim Burton alcançou a incrível marca de 1 bilhão de dólares em bilheteria, e como o estúdios não perdem uma chance de ganhar dinheiro todos eles se apressaram para elaborar o seu próprio filme baseado em um conto de fadas. Apesar de ter gostado das versões que criaram para estes contos até agora, tenho que concordar que o mercado já está saturado com elas, foram muitos filmes deste tipo lançados em pouco tempo, e apesar de todos terem sido bons nenhum foi espetacular ou marcante para mim ou para a história do cinema, e esse Jack não foge da regra.

Minhas primeiras impressões sobre o filme não foras as melhores, achei o roteiro fraco e um pouco tedioso, apesar da trama do conto original ter sido estendida e ter sofrido alterações para torná-la mais detalhada não parecia que havia muito com o que trabalhar, sem falar que ele tem aquele clima dos filmes que passam à tarde na televisão aberta, Jack é o típico herói que deseja conquistar a garota que ama, mas infelizmente existem alguns empecilhos na sua frente, como o fato dela já ter sido prometida para outro homem e dela viver em uma realidade totalmente diferente da dele.

Assim como o protagonista nenhum dos outros personagens conseguiu ser surpreendente ou fugir dos clichês que se esperam dos filmes deste gênero, com exceção da princesa, que em minha opinião merece ser citada, ela foge daquele estereotipo da princesa indefesa e obediente, mas também não chega a se encaixar na moda atual das mocinhas destemidas, como a Merida de Valente ou a Katniss de Jogos Vorazes, ela é um meio termo.

Logo a história dá uma guinada quando os infames gigantes entram em cena, todas as risadas que dei durante a exibição do filme foram por causa deles, sem falar que eles acrescentaram mais ação e agilidade no enredo, o que dá até pra disfarçar a trama fraca. No início eu achei o visual deles muito estranho, mas logo percebi que eles foram criados daquela maneira rudimentar para dar ênfase no quanto eles são primitivos quando comparados aos humanos, como se eles estivessem milênios atrasados na evolução das espécies. O clímax do filme é realmente bom, o conflito entre os gigantes e os humanos é muito empolgante e enche os olhos, então no fim valeu a pena tê-lo assistido.

Resumindo, o filme é divertido e vale a pena ver com o seu grupo de amigos, mas não espere muito dele.


Nota: 7.5


9 comentários:

  1. Oie :)

    Eu estava morrendo de vontade de assistir esse filme, pensando que seria melhor que Alice ( impossível ) kkkkkkk, mas agora com a sua resenha vou ver com meu grupo de amigos, mais todos com menor expectativa !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho grande curiosidade de conhecer essa adaptação, assim como as demais que foram lançadas nesse início de ano, e por isso é uma pena saber que o filme peca em detalhes importantes, como o roteiro. Claro que não é totalmente desmotivador, mas uma história como essa poderia merecia mais :x Pelo menos é o que aparenta.
    Assim que tiver a oportunidade vou assistir, mesmo que seja com certo receio.

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo!
    É, concordo com você que já saturou. Tudo bem que ainda é lucrativo, mas tá na hora de achar outra fonte, não é mesmo?
    Acho que deveriam ter tido um pouco mais de detalhismo na hora de escrever o roteiro, até porque é uma história que, por mais que tenha sido adaptada, merece um reconhecimento de todo mundo, não é mesmo?
    Mas, apesar desses defeitos, ainda parece ser um grande entretenimento. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rodrigo!
    Concordo com você que esses remakes já saturaram!
    Não apresentam nada de novo, a não ser uma ação aqui e ali!
    Gostei somente de João e Maria, por conta da ação também rs
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rodrigo!
    A sua crítica foi muito bem estruturada, a forma como você abordou o enredo do filme foi muito bacana. Mesmo depois de ler a sua crítica eu decidi arriscar, e ver o filme. Pelo que vi no trailer a fotografia é bem legal e os atores bem comuns, acho que vou tentar assisti-lo - haha.

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
  6. Adorei, muito legal, depois quero ver o filme

    Aqui está meu blog: http://likelivros.blogspot.com.br/ Quem seguir, por favor avise nos comentários das postagens que eu sigo de volta e ainda comento nas novas publicações!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre gostei dessa estória. Bom, você disse que é divertido, vou assistí-lo. Não verei no cinema, vou esperar sair em DVD nas lojas para ter em casa e assistir sempre, curto mais assim!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo ;)
    Desde que vi o trailer eu já achei que o filme seria exatamente assim: um filme legal pra se ver com os amigas, mas não seria grande coisa ;/
    E agora que vc confirmou minhas suspeitas acho que quero ver...Vai entender neh? rsrsrs Eu gosto da coisa de "contos de Fadas" mas tbm acho que já está saturado! Realmente os filmes desse gênero atuais não foram tão bons quanto eu esperava e olha que eu amo/adoro o Tim Burton!

    Só não me canso mesmo de "Ounce Upon a Time" que é minha série favorita no momento junto com "Les Revenants" (que não é de contos de fadas, mas quis citar pq acho que vc vai gostar dela rs)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  9. Oi Rodrigo :D

    Já assisti o filme e assim como você achei o enredo um pouco fraco, com um início bem tedioso e apesar de ter melhorado um pouco depois de maneira geral não é um dos melhores filmes. Ótima resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.