Pesquisar neste blog

domingo, 13 de maio de 2012

Crítica: Jogos Vorazes

Elenco: Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman.
Direção: Gary Ross.
Gênero: Ficção Científica.
Duração: 142 min.
Orçamento: US$ 100 milhões.   
Sinopse: 'Jogos Vorazes' se passa um futuro distante, depois da extinção da América do Norte, quando sua população é dividida em 12 distritos.
Todos os anos nas ruínas de onde outrora fora a América do Norte, a nação de Panem força cada um de seus doze distritos para enviar um menino e uma menina para competir nos Jogos Vorazes. Parte entretenimento, parte tática de intimidação do governo, os Jogos Vorazes são um evento televisionado em que os "Tributos" devem lutar um contra o outro até que um sobrevivente permanece.
Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.

Hollywood passa por um período de pouca criatividade para criar bons roteiros, e adaptar livros que fazem sucesso (ou não) com os adolescentes se tornou uma saída lucrativa, e no meio de tantas adaptações surge o brilhantíssimo Jogos Vorazes.

O filme se destaca não só por conter ação e violência, como também contém uma excelente crítica da nossa sociedade atual, como o povo é manipulado sem parar por um governo autoritário e como nós damos atenção excessiva à programas que obviamente foram feitos apenas para nos distrair dos atos irresponsáveis dos governantes. A premissa da película como podem ver é bem diferente da maioria dos filmes para jovens atualmente, que visam apenas lucrar com entretenimento simples e que não acrescenta em nada na vida de quem assiste. Qualquer um que tiver um mínimo de senso crítico vai perceber a mensagem que o filme quer passar.

O elenco do filme teve uma química espetacular, raramente se encontra um grupo de atores que se complementam dessa maneira, Jennifer Lawrence conseguiu transmitir toda a vulnerabilidade de Katniss, tanto com relação à família quanto ao seu caso amoroso com Peeta, mas também soube mostrar toda a força, coragem e inteligência que sua personagem continha (diferente de muitas protagonistas de sagas adolescentes atuais, que não tem nenhuma dessas características). Elizabeth Banks (Effie) mostrou como pode ser versátil fazendo uma personagem que mais parece ser a versão feminina do Chapeleiro Maluco, o papel do bêbado Haymitch caiu como uma luva em Woody Harrelson, Donald Sutherland e Wes Bentley não aparecem muito, mas com certeza deixam a sua marca. O único que teve desempenho abaixo de excelente foi Lenny Kravitz, mas não chegou a comprometer.

Eu apenas não dou nota máxima a essa obra por um fator: a violência censurada no filme, o diretor Gary Ross teve uma ideia de fazer todo o filme com um estilo meio documental, tremendo a câmera em momentos específicos, o que foi ótimo em muitas cenas, eu me sentia andando no trem com Katniss e até mesmo correndo com ela, mas não mostrar as mortes e mutilações explicitamente foi algo que não concordei, isso foi feito para a classificação do filme não ficar muito alta e restringir a entrada do público adolescente, um erro, pois tais cenas tornariam o filme muito mais marcante nas mentes de quem assiste.

Nota: 9.5

14 comentários:

  1. Prometi que não veria o filme antes de ler o livro :/ rs Mas falando sobre sua crítica, achei ótima, não li críticas ruins quanto ao filme em si, nem aos livros, até agora, só aumenta minha curiosidade em ver/ler Jogos Vorazes. E eu meio que entendo o fato de mortes não serem tão explicitas, pra fazer com que mais público jovem possa assistir o filme e não ficasse restringido o filme só para adultos. Mas enfim, quem sou eu né?! rs'

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei dessa parte da violência não tão explícita no filme, pois o perigo era de acabar se tornando muito apelativo.

    Eu nem percebi que era o Lenny Kravitz que fez o Cinna kkkkk.

    Abraços!

    www.silentmyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    já vi esse filme e também gostei! Entretanto, senti que faltava alguma coisa no filme, só não faço ideia do que seja! Concordo quando diz que faltou cenas com mortes, a falta delas deixou o filme meio juvenil demais!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti ao filme, quero ler o livro primeiro e ainda não pude comprá-lo. Quanto a censurar a violência, é claro que seria legal mostrar cenas mais fortes, mas eles pensam na bilheteria, que rende muito mais com o público adolescente incluído na faixa etária.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu particularmente não gosto muito de JV. Já li os dois livros da trilogia e assisti o filme.
    E sinceramente, achei o filme melhor que o livro.
    Enfim, gostei da sua resenha.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Eu to prometendo faz séculos não expôr mais a minha opinião sobre esse filme, até porque quando fiz isso, tomei vinte milhões de negativos no Filmow. :B
    Vou me limitar a dizer que: o segundo filme será dirigido pelo fulano que dirigiu Eu sou a Lenda, e apesar da história do segundo livro ser uma bela bosta ( me castiguem!), to ansiosa pra ver como ele vai se virar pra adaptar o texto.

    PS, e já quebrando a promessa de não falar do filme: Achei a filmagem confusa em algumas partes, e apesar de todo mundo dizer que entendeu muito-bem-tá as cenas mais "corridas", eu acho que faltou a emoção que existia lá no livro.

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O filme não me emplogou muito não. Antes do filme estrear li muito sobre ele, criaram uma grande expectativa, e para mim não foi essas coisas. Resolvi não ler o livro para não ficar falando "eles não colocaram aquela cena". Agora vou ler o livro. Estou seguindo seu blog.

    Bjs.

    Visite meu blog.
    http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/2012/05/escrevendo.html

    ResponderExcluir
  8. Acredita que eu ainda não vi esse filme? Passei pelo cinema tantas vezes mas nunca assisti. Dizem que é muito bom, embora tenham opiniões contrárias :/

    Adorei o seu blog, já estou seguindo ^^

    Beatriz - http://escrevendomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa esse filme é muito bom msm!
    Agora quero muitoo ler os três livros da saga \0/

    Muito bom o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Como ainda não li nem vi o filme não posso opinar, sei que estou mega atrasada mas é pq me propus a ler a pilha que ta em espera primeiro O.o
    Já vi algumas pessoas reclamando que diminuíram a violência e achei isso ridículo, é um filme adolescente e não é de crianças... Mas enfim tenho que ler e assistir pra falar com propriedade.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Esse foi o primeiro livro,que o filme foi quase igual;
    Adorei,apesar de ser um tema para adolescente, cativou pessoas mais velhas a assistirem.Espero que a continuação seja tão bem feita quanto o primeiro livro.
    Boa Semana,estou te seguindo.
    Mariana - World of Tori Vega.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza, foi um dos filmes mais esperados do ano, mas só pude assisti-lo um mês depois do lançamento :(
    Mas, adorei o filme, principalmente por ser de uma série que eu já tinha lido e adorado.
    Estou muuito ansiosa para o lançamento de Em Chamas, que infelizmente vai demoraaar!!!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Gostei da sua crítica. Infelizmente ainda não li nenhum livro da trilogia Jogos Vorazes, mas assisti ao filme e gostei muito, e já estou ansioso para o lançamento do segundo filme kkk, mas antes tentarei ler os livros.

    Abraços
    Caique Fortunato
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua critica, já li todos os livros da saga e amei .
    O meu predileto é o "Em Chamas".
    Acho que a Jennifer Lawrence interpretou e também viveu muito bem a personagem Katniss nos filmes ela está de parabéns.
    Eu e uma amiga minha fizemos um blog sobre essa saga e gostaria que vocês seguissem o blog para dar um "Empurrãozinho" por favor :

    viciadosemthg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.