Pesquisar neste blog

sábado, 22 de dezembro de 2012

Crítica: A Origem dos Guardiões

Elenco de vozes na versão dublada: Isabelle Drummond, Thiago Fragoso.  
Vozes no original de: Hugh Jackman, Isla Fisher, Chris Pine, Jude Law, Alec Baldwin, Dakota Goyo.
Direção: Peter Ramsey e William Joyce
Gênero: Animação/Aventura
Duração: 97 min.
Distribuidora: Paramount Pictures
Orçamento: US$ 145 milhões
Estreia: 30 de Novembro de 2012
Sinopse: 'A Origem dos Guardiões' é baseado na série de livros 'The Guardians of Childhood', de William Joyce, e segue a história dos heróis da nossa infância.
Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada dos Dentes se unem para salvar o mundo do malvado Bicho-Papão. Ele pretende iniciar uma era da escuridão, que destruirá o sonho de todas as crianças.




A Origem dos Guardiões é muito mais do que uma simples animação com os velhos personagens das lendas infantis que nós já conhecemos tão bem, ele conseguiu revigorar estas lendas fazendo com que elas se tornassem mais atrativas para as crianças e os adultos.

Esta animação em particular me atraiu a atenção desde a primeira em que eu vi o trailer dela, pois mesmo ela fazendo uso de personagens já muito desgastados pelo cinema (como Papai Noel e Coelhinho da Páscoa) ela parecia ter conseguido criar algo além das velhas histórias que ouvimos sobre estes mitos, e depois de conferir o resultado no cinema eu vi que não estava errado.

O filme tem muitos pontos positivos, como o fato dele não se prender aos estereótipos destes personagens dos contos para crianças, se permitindo a liberdade de quase recriá-los totalmente, o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa deixaram de serem tão fofos e inofensivos para se tornarem guerreiros habilidosos com espadas e bumerangues, a Fada do Dente não é exatamente uma fada e ela não trabalha sozinha, ela tem milhões de fadinhas com aparência de beija-flores trabalhando ao redor do mundo recolhendo os dentes das crianças, Sandman e Jack Frost (duas lendas nem tão famosas aqui no Brasil, mas muito conhecidas no exterior) são, respectivamente, um menino baixinho e gordo que se comunica através de desenhos com sua areia mágica e um adolescente brincalhão e irresponsável, e por último mas não menos importante, Breu, o Bicho-Papão, é um vilão que busca dominar o mundo através do medo e da descrença das criança nos Guardiões, e eu devo dizer: que vilão incrível! Breu é o mais interessante de todos os personagens, todas as vezes que ele aparece com sua voz sedutora e sua postura sombria e maligna eu não conseguia tirar os olhos dele, ele realmente roubava a cena.

O 3D é mais um dos acertos, hoje em dia é raro surgir uma animação que consiga empolgar neste formato, já que nem todas têm uma história que se encaixe bem nele, mas obviamente esta é uma dessas raridades, tudo nela fica mais impressionante em 3D e eu fico feliz por ter visto neste formato, os cenários coloridos e as incríveis batalhas enchem os olhos, então sim, eu recomendo que todos vejam nesse formato.

O único detalhe que me faz ficar um pouquinho decepcionado com a animação é o fato dela não conseguir chegar ao nível da excelência devido ao fato dela querer agradar demais ao público infantil, e devido a isso deixa a desejar na caracterização dos personagens, que poderiam ter me cativado mais se o filme não tivesse apenas 1 hora e meia de duração, e no desfecho da grande luta final, que apesar de ter sido emocionante, poderia ter sido melhor. De qualquer jeito, o resultado final é muito satisfatório e eu recomendo o filme para todos.

Nota: 8.5


11 comentários:

  1. Oi Rodrigo!
    Não gosto muito de animações, são poucos os que conseguem prender a minha atenção. Esse parece ser interessante quando tiver oportunidade vou assistir talvez goste. ;)
    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  2. Tenho grande interesse em assistir esse filme. Depois dessa crítica posso dizer que a vontade aumentou ainda mais, principalmente pelo fato de que a união de tantos personagens não se tornou maçante. Muito provavelmente não irei assistir em 3D, mas seria outra coisa bacana, já que sempre um filme sai nesse formato começam as dúvidas em relação a história e você bem disse que não é o caso.
    Espero assistir o quanto antes e que eu goste tanto quanto você.

    Abraços e parabéns pela crítica.
    Ricardo – www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hey
    Estou bem curiosa em relação a essa animação.
    Confesso que o elenco da voz original me deixou mais interessada.

    Eu ando meio desleixada com animações, preciso assistir mais.
    Sempre me divirto.

    Feliz Natal e Feliz 2013!!
    Obrigada por estar com Obsession esse ano.
    Equipe Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Ai que saudade de vim aqui! Tava super ocupada e tals, mas eis-me a cá, haha. Não dava e ainda não dou muito por esse filme... Sei lá, não me chamou muita atenção e tals. Mas fiquei impressionada com as coisas que você evidenciou sobre o filme. Esperando oportunidade para conferir!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Vou exibir para os meus alunos ano que vem ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá! :D
    Bem, indiquei-lhe para o meme "blog feliz", espero que goste e participe, certo?!!!
    Dê uma olhadinha aqui, por favor: http://www.linguasdeprata.com/2012/12/meme-blog-feliz.html

    Beijinhos ! :3

    ResponderExcluir
  7. Depois de Detona Ralph essa é a animação que to mais ansioso pra ver. Sim, ainda não tive oportunidade de vê-lo no cinema (e provavelmente não irei). Pelo menos o 3D vale a pena pelo visto, o que não tem acontecido (ou raríssimas vezes) nas demais animações.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo!

    Adoro assistir animações e essa em questão é uma que têm sido muito bem elogiada. Quero assistir, com certeza (:

    Beijo:*
    Naty - just-books.org

    ResponderExcluir
  9. OI Rodrigo!

    Eu adoro animações. Ainda não pude ver esta, mas logo verei,pois fiquei bem animada com o trailer. Algumas animações que vem no formato 3D sinceramente não vejo razão, mas que bom que na sua opinião, esta tem um diferencial. Estou vendo alguns comentários que este filme pode ser indicado ao Oscar, será? Quem nunca ouviu uma história do bicho papão rs.

    Uma ótima quarta!
    Beijos
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essas animação, para ser sincera ando totalmente desatualizada em relação a filmes, mas pelo trailer e sua critica fiquei realmente curiosa para assistir.

    Beijos!
    http://docetimidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Rodrigo.
    Eu adoro animações e essa é uma que pretendo ver! Mas confesso que desanimei um pouco ao saber que ela dá enfase no publico infantil e que com isso a caracterização dos personagens fica à desejar, porém mesmo com esses detalhes, darei uma chance!
    Beijos.

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.