Pesquisar neste blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Crítica: Valente

Elenco de vozes: Kelly Macdonald, Emma Thompson, Kevin McKidd, Julie Walters, Billy Connolly.
Direção: Brenda Chapman e Mark Andrews.
Gênero: Animação.
Duração: 100 min.
Distribuidora: Disney.
Orçamento: US$ 185 milhões. 
Sinopse: Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira, filha do rei Fergus (voz de Billy Connolly) e da rainha Elinor (voz de Emma Thompson). Determinada a trilhar seu próprio caminho, ela desafia um antigo costume considerado sagrado pelos ruidosos senhores da terra: o imponente lorde MacGuffin (voz de Kevin McKidd), o carrancudo lorde Macintosh (voz de Craig Ferguson) e o perverso lorde Dingwall (voz de Robbie Coltrane). Involuntariamente, os atos de Merida desencadeiam o caos e a fúria no reino e, quando ela se volta para uma velha feiticeira (voz de Julie Walters), em busca de ajuda, Merida tem um desejo mal-aventurado concedido. Os perigos resultantes a forçam a descobrir o significado da verdadeira valentia para poder desfazer o brutal curso dos acontecimentos antes que seja tarde demais.


Assim como todos os filmes da Pixar, Valente é uma ótima animação, ela faz o expectador sentir uma variedade de emoções no decorrer do filme e também possui uma história bem contada e envolvente tanto para as crianças quanto para os adulto.

Valente não aparentava ser um grande filme pelos trailers e cartazes que eu vi, mas havia um elemento em particular que fez ter vontade de assisti-lo, a sua protagonista: Merida. Diferentemente da maioria das princesas dos contos de fadas, Merida não é indefesa e está não está a procura de seu príncipe encantado, na verdade ela odeia tudo relacionado à vida de princesa, como as roupas, a maneira de se comportar e a pressão para ser educada e comportada o tempo todo, ela é uma mulher forte e corajosa e tudo o que o que ela quer é ser livre para poder praticar com seu arco e flecha pela floresta, um modelo que meninas de hoje em dia com certeza estão precisando.

Mas o filme não se foca apenas em passar a lição de uma princesa rebelde, ele também tenta transmitir o valor da família, algo que não é inédito nos filmes do estúdio, mas como a história é bem contada eu não me importei muito com o tema.

O roteiro do filme é muito bom, ele consegue unir bem cenas tristes e emocionantes com piadas hilárias dos personagens e ainda tem bastante espaço para ação. Não pude deixar de notar que o filme é um pouco acelerado, eu sei que animações sempre têm pouca duração, mas acho que a película podia durar uns 20 minutos a mais para explorar mais a cultura escocesa e os seus personagens.

Algo que eu apreciei muito foi o fato dos cartazes e dos trailers do filme terem contado muito pouco da história, na primeira meia hora do filme já se sabe o que vai acontecer, mas depois o filme toma um rumo inesperado, é algo muito irritante quando você vai ver um filme e já sabe tudo o que vai acontecer.

Não deixem de assistir Valente, para mim ele provou ser um filme de excelente qualidade, ao contrário da maioria dessas continuações de animações de sucesso que tanto se popularizaram hoje em dia.

Nota: 9.0

9 comentários:

  1. Oiee!
    Estou bem curiosa para ver este filme! Vi o trailler quando fui assistir o Homem Aranha e achei muito legal. Eu sou apaixonada por animação *-----* E a Merida é muito fofa, esses cachos rebeldes são bem a minha cara. rsrsrs
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    estou louca para ver esse filme! Adoro animações e achei a história dessa bem legal.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo!
    Sabe, estou apostando minhas fichas nessa animação,a história é bem interessante e acho que vai alcançar o sucesso esperado.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito e quero assistir o filme, parece que é bom. Quanto à parte "um modelo que meninas de hoje em dia com certeza estão precisando" concordo absolutamente! Beijos, Juh - http://umceudeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oba! Que bom que a crítica foi boa porque eu tô com grande expectativa pelo trailer. Gostei muito!

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Parabéns pelo blog! Conteúdo mto bom! Adorei!

    Te segui, dá uma passadinha no meu e segue também?

    http://devotedforbooks.blogspot.com.br/

    Sempre que der vou estar por aqui!!!

    bjooos

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua crítica! Já queria ver o filme e depois de ler ela me motivou a ir no cinema o mais rápido possível haha muito bom, parabéns pelo blog!

    http://elasabemtudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua crítica! Vou assistir esse filme amanhã de manhã talvez, espero que ele me surpreenda, para que depois possa falar por ai que realmente valeu a pena.

    http://napontaenalingua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua critica, fez acender uma luz no fim do túnel.
    Já vi o trailler e não em agradou nadinha...Talvez agora eu veja com outros olhos.
    Abraços
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.