Pesquisar neste blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Resenha: Bem Mais Perto (Susane Colasanti)

Título: Bem Mais Perto
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 240
Sinopse: Quando Brooke descobre que o amor de sua vida, Scott Abrams, está se mudando do subúrbio de New Jersey para Nova York, ela decide segui-lo até lá. Viver com o pai ausente e se adaptar a uma escola totalmente nova são desafiantes para ela — e as coisas ficam ainda piores quando ela descobre que Scott já tem uma namorada. Mas como ela aprende a sobreviver na cidade grande, começa a descobrir todo um novo lado de si mesma e percebe que, às vezes, o amor pode te encontrar mesmo quando você não está olhando para ele.





 

Mesmo que a narrativa de Susane Colasanti tenha algumas falhas, o livro tem uma boa história, que apesar de ser simples é muito agradável e gostosa de ler.

Quando eu escolhi este livro como a minha próxima leitura foi porque ele parecia oferecer um pouco de entretenimento para eu relaxar da vida agitada de universitário, e ele cumpriu a sua missão, não me surpreendeu, mas também não decepcionou. No começo a protagonista é sem dúvida alguma aquele clichê que vemos nos livros ou filmes de romance juvenil, uma adolescente loucamente apaixonada por um garoto que nem sabe que ela existe e que faz qualquer coisa para ficar perto dele, chegando a fazer a loucura de mudar de cidade, deixando para trás seus amigos e família.

Felizmente o cenário muda depois de alguns capítulos, e apesar de Brooke ser extremamente ingênua quando se trata de garotos ela tem muita experiência de vida, afinal o seu pai abandonou ela e a sua mãe quando ela era criança, e a sua mãe depois disso se tornou uma pessoa muito amarga e difícil de se conviver, e esses dramas familiares são um dos pontos fortes do livro, pois dessa maneira ele não ficava focado apenas no romance.

Outro ponto positivo do livro é a evolução da protagonista durante a história, ela vai deixando de ser uma garota apaixonada e ingênua para se tornar aos poucos uma pessoa mais madura, e para mim foi um prazer acompanhar o crescimento dela.

Acho que o que impediu o livro de ser bem melhor foi a narrativa da autora, eu não sei se ela era inexperiente quando o escreveu ou se esse é apenas o estilo dela, mas durante vários momentos eu senti falta de uma descrição melhor do ambiente, dos sentimentos e das reflexões de Brooke, porque algumas cenas que deveriam ter sido muito dramáticas e marcantes para a trama acabaram não tendo efeito algum em mim justamente por causa da rapidez com que ela narrou tais cenas.

Para a minha felicidade Susane conseguiu encerrar o livro de maneira satisfatória (o que não achei que ela conseguiria) todos os personagens tiveram um destino feliz e todos os dramas tiveram uma resolução. Se você está a fim de relaxar lendo uma história recheada amor juvenil e de dramas familiares este é o livro certo para você, por outro lado, se você procura algo mais complexo passe longe dele.

OBS: Um fato curioso deste livro é que a autora não cita as características físicas de Brooke e de alguns personagens no decorrer da história, então eu tive que literalmente criá-los na minha mente, mas eu não consideraria isso como um ponto negativo, afinal não me incomodou nem um pouco, só achei curioso porque nunca presenciei isso em um livro antes.

OBS²: Este é o primeiro chick-lit que eu leio e quero investir mais neste gênero, então se vocês conhecerem outro livro assim (com qualidade), por favor, me indiquem.

Nota: 7.0

Book Trailer

20 comentários:

  1. Nossa, que garota maluca! rs
    Mas é bom ler esses livros as vezes, pois eles podem ser uma leitura bem descontraída.
    Só não gostei muito do book trailer...
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse é um livro que gera conflitos, muitos gostaram outros nem tanto. Eu não li ainda e não sei o esperar dele :)
    Gostei da sua sinceridade ^^
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Eu já li livros onde o narrador não dá detalhes das caracteristicas fisicas das pessoas. Adoro isso. Eu me sinto livro para imaginar as pessoas como eu quiser kkkkk

    Gostei da estoria do livro, parece ser otimo mesmo pra relaxar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro apesar de nunca ter lido. É a primeira resenha que leio sobre ele também. A impressão que tive da sua resenha foi que parece ser voltado para um público mais geral. Já que não trata só de romance.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quando estou com ressaca literária procuro por livros como esse. Simples, mas que agradem da forma certa. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas quero muito em breve. Você é estudante de Direito? Que coincidência, eu também quero ser um. rs' Parabéns pela resenha.

    Abraços,
    Felipe
    A Hora do Livro

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo!
    Eu acho que por ser o primeiro chick-lit que você lê, algumas coisas básicas do estilo acabaram se tornando muito evidentes pra você que ainda não está acostumado.
    Nesses gêneros sempre tem alguém ingênuo demais e na maioria das vezes os sentimentos não são muito aprofundados mesmo.
    Espero mesmo que você continue lendo mais livros nesse estilo que eu particularmente gosto bastante. São ótimos para curar uma boa ressaca literária.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    já li esse livro e não gostei! Achei a protagonista irritante e a narrativa fraca. A história tinha tudo para ser boa, a autora é que não soube conduzir a trama... Ótima resenha, aliás!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa que me deixa com receio de ler o livro é a protagonista. Não curto muito esse estilo de menina ingênua, ainda mais quando ela parece ser sem noção como a Brooke. Fiquei feliz em saber que ela evolui durante o livro! Gosto muito de ver personagens crescendo. Não gosto tanto de quando o autor não descreve direito um personagem: pra mim parece que fica faltando um pouco daquela "profundidade"... Bom, fiquei bem mais curiosa com o livro agora :) A maioria dos comentários que tinha visto eram mais negativos do que positivos :/
    Beijo, Larissa
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br

    P.S: se você procura chick-lit, poderia gostar de Qual Seu Número, de algum da Marian Keyes ou da Sophie Kinsella. Eu, particularmente, gosto muito!

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito deste tipo de livro, na verdade romance não me agrada, e se um livro tem uma narrativa fraca perde mais pontos ainda.
    Já li alguns, mas só aqueles que me deixaram bem curioso.

    Estou te seguindo aqui no blog, confere o meu lá e segue também.

    Abraços!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Oi!
    Sinceramente esse livro não me desperta muito o interesse, quem sabe um dia eu o leia para como você disse "descontrair" um pouco. Mas não o faço minha prioridade.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. tenho esse livro aqui em casa, mas nunca tive a curiosidade de lê-lo, a sinopse não me cativou muito... Digamos que como a Luana A.H disse nos seus comentários: esse livro não desperta muito interesse, e realmente concordo com ela!
    Luana Karla - Sector 12 - http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tenho vontade de ler esse livro, mais pela capa, do que pela própria sinopse né?!
    Esse é um gênero que eu curto bastante, principalmente, quando preciso me distrair! =D
    Enfim, daria uma oportunidade, com certeza!
    Beijos
    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Li poucos livros do gênero e apesar de não ser nada agradável, que tenha despertado o interesse de uma releitura no futuro, não foi totalmente ruim. Acho que esse pode ser o caso, mas ainda assim o livro vai continuar no fim da minha lista de leituras. Aliás, acho que o fato de não existir descrições das personagens pode ser uma experiência bem legal – algo que também nunca presenciei em outras obras.

    Abraços e parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse livro ainda nao tinha me despertado atenção e interesse, mas lendo a resenha fiquei curiosa... é beeem diferente do que imaginei que fosse. Parece ser um pouco arrastado, mas nada intragável ahahaha
    Tb achei estranho esse lance que vc citou da falta de detalhes dos personagens, mas dependendo de como a historia é contada as vezes não faz muita diferença, né?
    Parabens pela ótima resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Eu ganhei uma promoção na qual poderia escolher o livro que quisesse de uma lista da Novo Conceito, e fiquei bem em dúvida se escolhia ou não este! Acabei não escolhendo, mas pela sua resenha, fiquei com um pouco de remorso agora, hehe.
    Eu ainda não tinha lido uma resenha sobre esse livro, e queria lê-lo só para passar o tempo mesmo, assim como você, sair um pouquinho da vida agitada. Quem sabe eu não o compre né?
    Ps.: Adoro o gênero, mas não tenho muitas indicações, acho. Vou ficar pensando aqui, e depois te conto, se lembrar de algum realmente bom!
    Beijinhos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie!Tudo certo?
    Nossa esse livro me imprecionou e muito,no começo dele eu quase desisti de ler,mas como sou persistente fui até o final e fiquei tão impressionada com a história que acabei gostando.
    Amei sua resenha,muito cativante!
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Bem eu mal cheguei e me deparo com a resenha de m livro que eu quero, tipo, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiitoo ler.
    A sua sinceridade só me fez ficar mais curiosa. Acho que esse livro seri meio que de auto ajuda HSAUSHA' mas tudo bem vai passar.
    E te dando algumas dicas, eu gostei muito de "Não sou esse tipo de Garota", do "O preço de uma lição", "Anna e o beijo Francês". Acho que vai gostar também.

    Beijos.

    http://dehkretli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Rodrigo.

    Tudo bem com você? As opiniões sobre esse livro estão bastante divididas, mas, apesar disso, ainda quero lê-lo. Sério que a autora não descreve os personagens fisicamente? Também não considero isso de todo ruim, mas prefiro que o autor descreva os personagens. Sei lá, a gente imagina o personagem loiro, alto, magro, aí produzem o filme e ele aparece moreno, baixo e forte. rsrs... É meio frustrante.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Esse livro parece ser interessante. O fato de Brooke ser tão ingênua com relação a relações amorosas é totalmente compreensível. Esse é um traço característico das românticas incorrigíveis, como eu. rsrrs Mas pelo menos ela amadureceu durante a história, o que torna o livro mais real, pois nem todas as mulheres ficam nessa fase de conto de fadas para sempre.
    Lerei esse livro em breve. =)

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Pretendo ler esse livro,mas estou deixando ele mais para frente devido os meus desejados,porém gostei dos pontos que você ressaltou, é bom saber que a personagem amadurece na história =)
    Parabéns pela resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.