Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dicas Para Blogueiros #2: Resenhas

Confira: 
Dicas para Blogueiros #1: Como conseguir leitores




Olá pessoal, hoje eu estou retomando uma velha coluna do blog da qual eu já não dava atenção há muito tempo e vocês provavelmente até já se esqueceram dela então me deixem relembrá-los, a coluna Dicas para Blogueiros foi criada com o objetivo de auxiliar blogueiros inexperientes com os seus blogs usando a experiência que adquiri com o decorrer dos anos visitando blogs.

Eu gostaria de ter dado continuação a esta seção meses atrás mas não tinha motivação ou inspiração para isso, então acabei deixando-a de lado, mas há alguns meses atrás recebi um e-mail anônimo de um leitor(a) que queria que eu escrevesse mais para que ele(a) pudesse melhorar o seu blog e deixá-lo tão bom quanto o meu, bem, como eu dedico a minha vida a agradar os meus leitores não preciso dizer que isso foi mais que suficiente para me deixar motivado e inspirado.

Como uma grande parcela dos meus visitantes possui blogs literários eu decidi dedicar este post especificamente para este público, com algumas dicas que eu criei com base nos blogs que visito.

Resenhas


Afinal, como escrever uma resenha de qualidade? Essa é uma pergunta um tanto difícil de responder, cada blogueiro tem a sua forma individual de se expressar, alguns escrevem de forma muito culta enquanto outros são mais coloquiais, sem falar que cada um deles possui um público específico, logo as diretrizes que cada um segue para escrever bem se diferenciam, mas em minha visão existem 5 pontos principais que se aplicariam a todos:

1 - Sinceridade: as resenhas são importantes para conscientizar os leitores dos pontos positivos e negativos do livro, assim como deixar o escritor ciente do que deve melhorar no seu trabalho, portanto é importantíssimo que o blogueiro seja totalmente sincero na sua avaliação.

2 - Revise o seu texto: nunca poste uma resenha antes de ler várias vezes o que escreveu, às vezes os piores erros de português podem passar despercebido, sem falar que relendo-a você tem a chance de perceber se algum trecho ficou mal escrito e reescrevê-lo, eu mesmo gosto de reler várias vezes o que escrevi até ter certeza de que fiz o meu melhor.

3 - Anote seus pensamentos: sempre que você ler um livro mantenha por perto lápis e papel para anotar as suas opiniões e reflexões que surgirem em sua mente sobre ele, assim no momento em que você for escrever a sua análise você já terá em mãos os tópicos que devem ser mencionados nela.

4 - Fotos: é um recurso interessante usar fotografias tiradas do livro que você resenhou, isso dá um toque especial à sua resenha e deixa ela mais charmosa, sem mencionar que você terá a chance de mostrar a diagramação ou algum detalhe interessante que mereça ser mostrado, mas lembre-se de não exagerar, entre uma e três fotos seria o ideal.

5 - Quotes: é comum alguns blogueiros colocarem aqueles pequenos trechos que se destacaram na leitura do livro na suas resenhas, o que não tem nada de mais, mas isso pode se tornar um problema quando você coloca um quote entre todos os parágrafos do seu texto, isso quebra a linha do pensamento de quem está lendo o seu texto e pode incomodar, é muito mais prático colocar todos eles apenas no fim do texto.

6 - Formatação: é sempre bom optar por uma formatação simples quando for postar a sua resenha, colocar muitas cores e fontes diferentes e enche-la de mimos pode incomodar a visão do leitor.

7 - A segunda sinopse: acho que todos já passaram por aquela situação de querer ler a opinião de alguém sobre um determinado livro mas acabou não encontrando-a na resenha porque o indivíduo decidiu criar uma sinopse gigantesca para ele, porque será que certos blogueiros mesmo depois de ter colocado a sinopse do livro junto com as informações dele (páginas, autor, editora...) sentem necessidade de criar um resumo detalhado sobre ele? Por favor, prestem atenção no que vou dizer: vocês não precisam criar uma sinopse para citar todas as minúcias do livro, se a pessoa veio até o seu blog para ler a sua resenha é porque ela já sabe o conteúdo do livro e está interessada na qualidade dele, e caso alguma pessoa ainda não saiba nada sobre enredo do livro você não fará ela se interessar apenas citando um resumo dele, limite-se simplesmente a falar sobre um pouco sobre a trama enquanto faz a sua análise, escrever 5 parágrafos de resenha sendo que 4 deles são apenas um resumo da história é pura enganação.

Eu espero que vocês tenham gostado das minhas sugestões e que as levem em consideração no seu dia a dia, eu não sou um especialista ou algo do tipo, sou apenas alguém que gosta de visitar blogs e que desenvolveu um ponto de vista sobre certos detalhes que viu no decorrer dos anos.

Caso vocês tenham sugestões de temas para os próximos posts da seção é só escrever nos comentários, abraços.

12 comentários:

  1. Matéria interessantíssima!
    Super compartilhando.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo!
    Ótimas dicas! Eu sempre procuro informações assim na internet, acho legal sempre avaliar onde melhor na forma de escrever as resenhas. Eu costumo sempre escrever a resenha primeiro em um caderno e depois passar para o computador assim posso perceber o que precisa ser melhorado e o que tenho que mudar ou retirar.
    Ainda tenho muito a aprender e suas dicas vão me ajudar bastante! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. omg rodrigo eu já ia fazer um post assim pra penúltima parte da matéria blogosfera pseudo literária... marcando pra ler depois, post parece bacana.

    ResponderExcluir
  4. eu acho super importante a sinopse na resenha
    acho super feio ler uma resenha e a pessoa nao colocar sinopse

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post e quase concordo completamente com ele. Realmente são horríveis resenhas em que 80% (às vezes até mais! u.u) de seu conteúdo é simplesmente um resumo do livro. E é melhor eu nem comentar sobre resenhas feitas apenas para "puxar-saco" e não possuem sinceridade nenhuma... uashausash. Eu só não gosto muito de quotes. Eu acho que, ao lermos um trecho fora do livro, quando chegamos nele durante a leitura ele perde toda a sua essência e "emoção". Sei lá, eu não gosto de lê-los. :X suahsausah
    Enfim, ótimo post e ótimas dicas.
    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  6. Mais uma ótima postagem e que com certeza vai ajudar muitos blogueiros, sejam iniciantes ou não.
    Concordo com tudo o que você disse, mas principalmente em relação as sinopses e resumos. De um tempo pra cá eu passei a ignorar resenhas dessa forma, até porque existem outras formas de buscar por resumos, e não é isso que busco em uma resenha. Outra coisa interessante, e que costumo fazer muito, é buscar informações sobre o que está sendo retratado no livro, afinal, é interessante saber o que levou o autor a falar sobre determinado assunto.
    Você comentou sobre as cores, e esse erro ainda não consegui consertar. Se tornou um vício deixar nome de pessoas em azul, nome de lugares apenas em negrito, etc etc. Quando percebo já fiz isso -.-

    Grande abraço!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo!
    Essa coluna é ótima! Como você pôde abandoná-la? Continue com ela! Sempre que tiver dicas interessantes, poste. É sempre bom para nós blogueiros. :)
    Muitas resenhas fazem um resumo enorme do livro. Você não tem noção do quanto eu detesto isso. Nas minhas resenhas, por exemplo, eu coloco a sinopse e coloco um parágrafo, como se fosse uma sinopse minha para os leitores. Aqueles que leram a sinopse, podem simplesmente ignorar esse parágrafo, mas já notei que muitos dos meus leitores preferem a minha sinopse - que normalmente é bem mais específica usando poucas palavras - do que ler a sinopse oficial. Então eu deixo isso a gosto de cada um.
    Sobre os quotes, eu os coloco sim no meio dos parágrafos. Não acho que isso interrompa a linha de raciocínio, até porque os quotes que eu costumo separar de uma forma ou de outra tendem a falar ou exemplificar o que eu disse anteriormente, então pra mim eles incrementam as informações que eu quero passar. :)
    Sempre que o livro tem alguma diagramação diferente, eu coloco fotos. Acho muito interessante mostrar esses detalhes, até para deixar quem quer ler o livro ainda mais interessado nele. É sempre uma delícia quando a gente encontra algo diferente em um livro, não é?
    Sobre a formatação, eu particularmente não uso muita coisa. Só algumas coisas em itálico, talvez em negrito. Ainda preciso reformular isso, até porque algumas partes merecem algum destaque. Mas ainda vou ver.

    Excelente post, Rodrigo! Espero que você faça muitos mais como este. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Não para nunca mais com essa coluna :D
    Na verdade eu só faço minha resenha/opinião, logo apos terminar a leitura, faço um reflexão sobre o livro, pego meu caderninho e saio rabiscando, ai releio e digito no blog, editando o texto...Os quotes só coloco na final, não curto ficar colando quotes na meio do texto e levo em consideração a opinião da pessoa...se história ja basta a sinopse :)
    Parabéns pelo post
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Rodrigo.
    Adorei o post e concordo com o que disse.
    Apos fazer uma resenha eu a releio diversas vezes, pois sempre pode ter passado algo despercebido e gosto de acrescentar quotes nesta. Porém não aprecio ler resenhas que contenham a sinopse original e a segunda.
    Espero que você faça mais posts como este.
    Ah,também te indiquei para um meme, espero que goste.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Essas são ótimas dicas para quem escreve resenhas, irei absorver elas e começar a colocá-las em práticas caso perceba que já não as sigo. É preciso sempre se aperfeiçoar, então... Abraços, Felipe (A Hora do Livro).

    ResponderExcluir
  11. Rodrigos suas dicas são ótimas. Clareou bastante a minha mente. Concordo com o que você disse sobre os erros. Mesmo lendo várias vezes ainda fico com o pé atrás, por isso peço à uma amiga para ler pra mim antes de postar. Outro ponto que gostei, foi o de anotar os pensamentos enquanto se lê o livro, isso ajuda bastante.

    Ótimo post!

    Bjos
    http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Rodrigo!
    Muito boa essa coluna, continue postando sobre isso mais vezes!!
    Acho muito bom colocar fotos do livro, e, quando possui adaptação cinematográfica, gosto de citar os pontos legais do filme também...
    Gosto muito do seu blog, você escreve muito bem!
    Beijos

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.