Pesquisar neste blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Crítica: João e Maria - Caçadores de Bruxas

Elenco: Jeremy Renner, Gemma Arterton, Peter Stormare, Famke Janssen, Zoe Bell Zoe Bell, Monique Ganderton, Derek Mears, Thomas Mann, Christian Rubeck.
Direção: Tommy Wirkola.
Gênero: Ação/Suspense.
Duração: 88 min.
Distribuidora: Paramount Pictures.
Orçamento: US$ 60 milhões.
Sinopse: Depois de pegarem um gostinho por sangue quando crianças, João (Jeremy Renner) e Maria (Gemma Arterton) se tornaram vigilantes extremos, determinados a defender seu povo . Agora, sem que eles saibam, João e Maria passaram a ser a caça e têm que enfrentar um mal muito maior do que as bruxas… seu passado.




 


Esta versão adulta e sangrenta do conto de João e Maria entregou exatamente o que os seus trailers prometiam, um filme divertido sem grandes ambições.

Apesar de ter gostado da premissa do filme e ter ficado interessado em assisti-lo fiquei um pouco receoso de que ele não cumprisse as expectativas, afinal não é sempre que estas versões adultas de contos de fadas acertam, mas felizmente não foi o caso deste, ele não é um filme grandioso nem memorável, mas entregou o que eu esperava dele, um agradável entretenimento por 88 minutos.

Em primeiro lugar vou comentar as atuações, já li algumas pessoas reclamando sobre o desempenho da dupla principal de atores, mas não vi nenhum problema com eles, Jeremy Renner e Gemma Arterton estão bem contidos em suas interpretações mas é porque seus personagens são assim, depois do trauma com a bruxa que tentou comê-los João virou um sujeito caladão e recluso, que geralmente fica no canto dele, e a mesma coisa ocorre com Maria, embora ela seja um pouco mais articulada e expressiva, Famke Janssem estava ótima como bruxa, exibindo ao mesmo tempo muita sensualidade e poder, e foi bom vê-la em um papel de destaque em um filme novamente, pois se eu não me engano desde a trilogia X-Men ela não tem isso.

A trama do filme não foi tão simples quanto eu esperava, eu pensava que tudo giraria em torno da caçada às bruxas, mas felizmente não é apenas isso, o roteirista conseguiu criar um bom enredo com um suspense na medida certa e alguns mistérios envolvendo o passado dos irmãos, mas apesar disso o filme tem falhas bem óbvias, como alguns personagens e certas cenas que poderiam ter sido melhor explorados; as tecnologias que os irmãos desenvolveram que são avançados demais para existir naquela época (eles vivem na Idade Média) e as acrobacias sobre-humanas que os dois conseguiam realizar mesmo tendo sido vítimas de uma surra recentemente, mas nenhuma dessas falhas me incomodou muito, afinal este é um filme feito apenas para divertir o público, sem grandes pretensões, então não fiquei me preocupando com isso, e em compensação existem muitas cenas de ação incríveis para me deixar animado.

Geralmente eu comentaria sobre o 3D do filme, mas eu não o vi neste formato, isso se deve ao fato de que o filme não foi filmado em 3D e sim convertido na sua pós-produção, o que torna o efeito da tridimensionalidade fraco na maioria absoluta dos casos, então eu decidi não arriscar, mas se alguém puder dizer se o efeito ficou bom ou não é só comentar.

Nota: 7.5

OBS: Será que apenas eu fiquei intrigado com classificação indicativa do filme aqui no Brasil, afinal com a quantidade de violência explícita eu esperava que o limite de idade ficasse pelos 16 ou 18 anos, mas no cinema em que eu assisti era apenas 14.

12 comentários:

  1. Oie :)

    Eu ia ver esse filme Domingo mais deu errado é vou acabar vendo Os Miseráveis no cinema rs . Nossa sua resenha ficou muito boa valeu pela sinceridade , beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi Oi!
    Então eu recentemente fiz uma critica do mesmo filme pro blog Love Books.
    E adorei a tua, foi bem sincero.
    Eu vi o filme em 3D e sinceramente eu gostei bastante, não achei os efeitos tão f racos e ruins pelo contrário. Ao menos foi essa a opinião que eu fiquei.
    Adoreio o filme. Nem prestei atenção nesses pequenos detalhes que você citou como ar armas e as acrobacias muito loucas deles.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse filme,concordo que ele tava pesado....
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou bem curioso em relação a esse filme, tanto que o classifiquei como um dos mais aguardados do mês passado – só não lembrava que era apenas 88 minutos. Saber que o filme atinge aquilo que prometeu é muito bom, sobretudo pelo fato de dar um tom mais adulto a uma história tão conhecida.
    Até então não imaginava esse filme sendo recomendado para maiores de 16/18 anos, mas agora que você comentou sobre isso e sobre a quantidade de violência (que gera ação) fiquei ainda mais curioso pra acompanhar essa produção.

    Abraços e uma ótima crítica, como sempre.
    Ricardo – www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Estou curiosa para assistir esse filme, espero poder vê-lo em breve.
    Gostei de saber que a história não só gira em torno das caçadas as bruxas, pois esse era exatamente o meu receio, agora sabendo que mostra o passado dos personagens, me deu mais coragem de assitir.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu também gostei e vou falar dele segunda-feira no blog.
    Sinto dizer que perdeste de veres em 3D. Eu não curto passar horas com aquele óculos para simplesmente ter uma paisagem mais bonita pela sensação de profundidade.
    O 2D me contenta com isso. Gosto no 3D da interatividade com o público e não via isso desde... hmmmm.... desde Beowulf. Pois é!
    E aqui temos isso. Coisas arremessadas em cima do público e etc.

    Também acho que cumpriu seu propósito, mesmo com alguns furos no enredo.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo!
    Fiquei com vontade de assistir esse filme ainda não conhecia, eu gosto bastante de versões adultas dos contos de fadas a pesar de algumas serem decepcionantes.
    Adorei a crítica. Parabéns! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rodrigo!

    Adorei a sua crítica, muito bem escrita e com argumentos bem fundamentados. Eu ainda não vi o filme, entretanto interessei-me mais depois de ler a sua crítica e assistir ao trailer.
    Compreendi perfeitamente a parte em que você explanou sobre os filmes baseados em contos, raramente eles são bem construídos - como foi aconteceu em Branca de Neve e o Caçador. Porém, João e Maria parece-me ser muito bom mesmo, irei conferir em breve!

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, eu realmente não entendo essas classificações no Brasil. Eles colocam filmes bem "inocentes" pra maiores de 16 e filmes com bastante violência pra 14. É meio sem noção, mas a gente releva isso.
    Vi muita gente comentando que o 3D está maravilhoso, que chega a impressionar. Até pensei que ele tinha sido gravado em 3D, mas é bom saber que foi na pós-produção, já estava indo para o cinema esperando demais dele.
    Eu adoro as atuações da Fawke Janssem! Agora fiquei bem curiosa! :)
    Excelente crítica, Rodrigo! Agora é esperar o cinema daqui reabrir (foi fechado por causa de questões burocráticas, assim como muitos lugares aqui depois da tragédia do Sul) para ver.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Esses filmes que colocam personagens como caçadores, tipo Lincoln caçador de vampiros,não me chamam a atenção. Até hoje não vi nenhum desses e não tenho muita vontade. Apesar disso, gostei da sua crítica e fiquei até um pouco curiosa com o filme. rsrs

    Ah! Tem meme pra você lá no blog.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Filme muito bom ! A caracterização estava perfeita e a história também. Achei a participação da "bruxa boa" meio fraquinha, participou pouco.
    O filme em 3D é ótimo; os efeitos foram muito bem feitos e alguns até me assustaram! rs

    http://dotspolkadots.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiii, assisti em 3D e gostei bastante. Os efeitos não ficaram ruins, ficaram bons.

    Eu gostei da trama, mas achei que ele foi muito corrido. Eu teria adorado se fosse uma série de TV porque em 80 minutos conhecemos João e Maria pequenos, grandes, sabemos aquilo sobre os pais deles, aparecem as bruxas más, aparecem diversos personagens que eu adoraria ver sendo explorados de uma forma melhor.

    Um bom entretenimento com certeza.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.