Pesquisar neste blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Crítica: A Saga Crepúsculo Amanhecer - Parte 2


Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Peter Facinelli, Elizabeth Reaser, Ashley Greene, Jackson Rathbone, Kellan Lutz, Nikki Reed, Billy Burke, Chaske Spencer, Mackenzie Foy, Maggie Grace, Jamie Campbell Bower, Christopher Heyerdahl, Michael Sheen, Lateef Crowder, Daniel Cudmore, Charlie Bewley, Billy Wagenseller, Dakota Fanning, Cameron Bright, Andrea Powell, MyAnna Buring, Casey LaBow, Mía Maestro, Christian Camargo
Direção: Bill Condon.
Gênero: Romance/Aventura.
Distribuidora: Paris Filmes.
Orçamento: US$ 131,5 milhões.
Sinopse: Em 'Amanhecer - Parte 2', a felicidade dos recém-casados Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) é interrompida quando uma série de traições e desgraças ameaça destruir o mundo deles. Após dar a luz a Renesmee (Mackenzie Foy), Bella desperta já vampira. Ela descobre que Jacob (Taylor Lautner), seu melhor amigo, teve um imprinting com a filha e passa a acompanhar seu rápido desenvolvimento. Bella não aceita esse fato no início, mas depois compreende e eles convivem em harmonia.
Paralelamente, Aro (Michael Sheen) elabora um plano para ter a garota em seu poder, graças aos dons especiais que ela possui.


O último filme da Saga Crepúsculo não decepciona e consegue encerrar com louvor a franquia, sem falar que é de longe o melhor filme da série em todos os aspectos.

A verdade é que, apesar de gostar dos livros da Saga Crepúsculo eu nunca apreciei muito as suas adaptações, o romance entre Bella e Edward foi empolgante nas páginas, mas nas telas foi um tanto quanto maçante, não que os filmes tenham sido adaptações ruins, é que existem livros que não são feitos para o cinema, mas depois de assistir o último filme na telona eu fiquei feliz que a saga tenha feito sucesso suficiente para que eu pudesse ver este desfecho nos cinemas.

Assim como o livro no qual foi inspirado, Amanhecer – Parte 2 é muito superior aos seus antecessores, nele o romance e o drama são deixados de lado dando lugar ao suspense e à ação, e é exatamente por isso que os homens podem ver este filme sem medo, embora ele tenha algumas cenas românticas elas estão longe de ser o foco da história, e o ritmo do filme é muito mais acelerado do que os de antes.

Eu tive muito medo de que a adaptação não fosse fiel, afinal os trailers e as informações que surgiam apontavam isso, mas eu me preocupei a toa, a roteirista Melissa Rosenberg fez um ótimo trabalho e praticamente transcreveu todas as cenas (importantes ou não) do livro, até mesmo os diálogos dos personagens estão muito parecidos.

Se tem algo que eu posso dizer sobre o desempenho de Kristen Stewart é que ela conseguiu me surpreender novamente, no filme anterior ela já apresentava uma melhora na sua interpretação, mas a sua evolução não parou e ela representou Bella de uma maneira formidável, acho que o fato de Bella ser uma vampira agora contribuiu para essa sua evolução repentina, pois ela teve muitos mais sentimentos para explorar e demonstrar. O resto do elenco do elenco também apresentou uma melhoria considerável, todos pareciam muito à vontade com seus papeis, Dakota Fanning sempre se destaca quando sua perversa Jane entra em cena, Michael Sheen, que nunca teve longas aparições nos filmes agora pode mostrar do que é capaz interpretando um maligno (e as vezes até engraçado) Aro, até mesmo Robert Pattinson se saiu melhor do que o costume, o seu Edward está muito mais relaxado e engraçado, afinal ele não tem mais que se preocupar em proteger Bella de tudo e de todos.

O filme tem apenas um defeito: os efeitos especiais toscos. Quando anunciaram que o crescimento de Renesmee seria encenado por computação gráfica eu imaginei que seria algo surpreendente de se ver, mas na verdade foi algo muito estranho, era muito óbvio que era uma menina falsa, nem parece que gastaram mais de 130 milhões de dólares para produzir o filme, mas felizmente depois de algum tempo a atriz Mackezie Foy assume o papel e podemos deixar para trás aquele bebê estranho, então o resultado final do filme não ficou muito prejudicado.

A batalha presente no fim foi um desfecho perfeito, muita ação e emoção, e assim como em qualquer guerra há muitas mortes dos dois lados, o que tornou esta parte do filme extremamente tensa e angustiante.

Nota: 9.5

OBS: Tirei meio ponto da nota final por causa dos efeitos especiais ruins que estragaram a pequena Renesmee.



20 comentários:

  1. Bom saber que é o melhor da série, porque os outros eu achei horrivel!
    Assim que sair nas locadoras eu vou ver ^^

    ResponderExcluir
  2. Realmente o filme é o melhor da série, a cena de luta deu toda a diferença para o que poderia ser um filme chato e sem emoção.

    Bjos!

    Livro Nas Mãos
    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rodrigo.

    Já perdi a conta da quantidade de resenhas que li sobre Amanhecer II. O que houve de diferente na sua foi o elogio à Kristen. Ainda a considero fraquinha, mas acho que o fato de ela ter virado vampira a deixou melhor, mais madura, mais bonita... Enfim, quero ir logo assistir ao filmes, porque na net ele é só elogios. =D

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  4. Concordei com tudo Ro! Eu não acompanhei fielmente a série de filmes, mas eu tava bem ansiosa pra ver esse desfecho. Achei que as cenas da Bella com raiva, surrando o Jacob, foram tão "exageradas" que pareceu um recado a quem dizia que ela não atuava bem, ou não tinha expressões haha, foi uma cena bem legal!
    Eu adorei o filme, foi empolgante do começo ao fim, também curti a resenha ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo!
    Apesar de Amanhecer não ser o meu livro preferido (eu esperava mais dele), foi o melhor filme da série. Eu amei, me empolguei...tava tudo muito bom!
    Achei bem tosco a Reneesme bebê, mas não apagou o brilho do filme. A atuação da Kristen, realmente, está muito melhor. Ainda não está maravilhosa, mas nota-se a evolução dela como atriz.
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu vi uns pedaços desse filme na internet... mas pelo que vi, não gostei muito...
    A história em si não me agrada, então sou suspeita rsrsrs

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Ainda não assisti esse filme, mas pretendo vê-lo em breve.
    Pena que os efeitos especiais te desagradaram...Só quero ver o que irei achar da Reneesme bebê rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Depois que assisti o filme tive a certeza que esse de longe é o melhor (ou menos ruim) filme da franquia. Primeiro que enfim não critiquei a atuação de Kristen, que sempre achei bem fraca. Depois que conseguiu prender minha atenção, o que já é alguma coisa. Ponto negativo foram os efeitos especiais. Milhões gastos para aquilo? Deixou a desejar. Enfim, é um filme que os fãs irão amar e que só viu por ver vai achar morno.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho que concorda eu estava com medo e ansiosa para assistir o filme e não me decepcionei, foi muito bom e achei os efeitos na Reneesme bem estranhos também rs
    A luta foi excelente, quase tive um treco assistindo e pensando "Pra que fui critica tanto o final do livro? O conto de fadas estava otimo." haha

    Beijos!
    http://docetimidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Engraçado... vi alguns caras dizendo que iriam ao cinema apenas para acompanhar as namoradas e que no final gostaram do filme kkk
    Bom, eu li toda a série e tirando todo o romance, que realmente encheu e muito, gostei do que encontrei. Mas isso não aconteceu no cinema, tanto que só assisti até Lua Nova e não tive mais interesse de continuar. Apenas nesse filme minha curiosidade retornou por querer ver como fizeram a transformação da Renesmee. Pena que nesse aspecto decepcionou :/
    Diria que agora nem vou fazer esforço pra assistir. Quem sabe no futuro quando sair em DVD ou transmitir com a péssima dublagem na Globo :x Tá, eu não farei isso!

    Abraços
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, segunda resenha de Amanhecer Parte 2 que leio, isso só hoje.
    Só vendo comentários bons, apesar dos efeitos usados na renesme terem deixado bastante a desejar. Nisso, todos concordam.
    Bem, irei assistir o filme em breve.

    Beijos;
    Tici- ObsessionValley.

    ResponderExcluir
  12. A Renesmee por computação gráfica é a parte que estraga o filme mesmo, foi muito falsa. Fora isso o filme é muito bom, o melhor da saga como toda a certeza e ele conseguiu surpreender bastante. Adorei o post!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  13. Oi vim conhecer o seu blog, ele é lindo e com um ótimo conteúdo,
    Te espero nomeu, se gostar siga e poste um comentário que retribuo!

    Poetizando em Pensamentos

    ResponderExcluir
  14. Os efeitos especiais foram realmente péssimos! E achei que não foi apenas no crescimento da Renesmee, mas no filme inteiro. Mas é o que temos, e sinceramente, conseguiu ser um final marcante.
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante do filme também e super concordo com esses efeitos especiais... discordo na atuação que apesar de ter melhorado substancialmente continua ruim... A luta final realmente é impressionante e só por ela foi valido o meu ingresso de quase 20 reais..
    Beijokas
    Jeh
    www.starbuksandbooks.org

    ResponderExcluir
  16. Gostei do trailler pela sinopse seria duelo de titas. A parte de procurar vamps em lugares remotos do mundo cada qual com um pode diferente é uma sobremesa fora a parte. Merece uma curtida tanto quanto a série diário, que não tem nada a ver com esse filme, mas cenas semelhantes, cenário e figurino.

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente não gosto da saga. Parei de assistir os filmes em eclipse, li todos os livros, mas apenas por efeito de critica porque não é lá essas coisas, acho que se deve ao fato de ser amante da estória fiel de vampiros e a Meyer conseguiu me fazer ficar longe de vampiros por um bom tempo. Vi algumas resenhas falando bem desse filme, mas ainda tenho dúvidas se vale a pena assistir.
    Tua resenha tá ótima.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Concordo contigo.. O filme foi bom.. Só não gostei da Trollada final.. Alice me paga.. aokdoaksd
    Mas se fosse fiel ao livro seria tão monótono que seria falado mal demais..

    Dakota sempre é fera.. aokdoasd gosto muito dela..
    Agora a evolução da Kristen é bem evidente mesmo.. pois elaera uma chata.. oakdoad 8,5 pro ultimo filme... os outros nao passam de 6 kakdakdk

    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. O livro é bom e empolgante, apesar de tudo. O filme, teve uma qualidade superior a todos os outro da saga. O trollada foi otima, sairam lagrimas de meus olhos, me senti #xatiada. kkkkkk. Otima resenha

    ResponderExcluir
  20. Crepúsculo foi uma saga que foi tudo uma loucura. Eu li os livros da série e gostei muito, foi uma história surpreendente. Vendo os filmes, eu estava decepcionado um pouco. A descrição dos personagens do livro não tem nada a ver com os atores protagistas. A única coisa que realmente mergulha no papel é Michael Sheen., não importa o projeto, demonstrou seu extraordinário talento. Atualmente, podemos desfrutar de seu trabalho sobre quarta temporada de Masters of Sex , uma série histórica definida na década de 50 demonstramos de forma sexualidade científica. É uma pena que a saga Crepúsculo chegou ao fim, felizmente, ainda podemos ver o elenco em outros projetos que tem certeza de deliciar-nos.

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.