Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Crítica: Avatar

Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Lola Herrera, Joel David Moore, Giovanni Ribisi, Michelle Rodriguez, Stephen Lang, Wes Studi, CCH Pounder, Laz Alonso, Dileep Rao, Matt Gerald, Sean Anthony Moran, Scott Lawrence.
Direção: James Cameron.
Gênero: Ação.
Duração: 161 min.
Distribuidora: Fox Film.
Sinopse: AVATAR nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante vindo da Terra embarca numa aventura épica, e acaba lutando para salvar o mundo extraterrestre que aprendeu a chamar de lar.
Adentramos o mundo alienígena através dos olhos de Jake Sully, um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Apesar do que aconteceu ao seu corpo, Jake continua se sentindo um guerreiro e viaja anos-luz à estação que os humanos instalaram em Pandora, onde a humanidade quer explorar o minério raro unobtanium, que pode ser a chave para solucionar a crise energética da Terra. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, foi criado o Programa Avatar, em que “condutores” humanos têm sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico controlado à distância capaz de sobreviver nesse ar letal. Os avatares são híbridos geneticamente produzidos de DNA humano e DNA dos nativos de Pandora, os Na’vi.
Renascido em sua forma avatar, Jake consegue voltar a andar. Ele recebe a missão de se infiltrar entre os Na’vi, que se tornaram um obstáculo à extração do precioso minério. Ocorre que uma bela Na’vi, Neytiri, salva a vida de Jake, o que muda tudo. Jake é acolhido pelo clã de Neytiri, e aprende a ser um deles depois de passar por vários testes e aventuras. O relacionamento de Jake com sua hesitante instrutora Neytiri se aprofunda, e ele passa a respeitar o jeito de viver dos Na’vi, e por fim passa a ocupar seu lugar no meio deles.
Logo ele enfrentará a maior de suas provações, ao comandar um conflito épico que decidirá nada menos que o destino de um mundo inteiro.



Com um visual de tirar o fôlego e uma história fascinante, James Cameron encanta o expectador ao apresentar o fantástico mundo de Pandora.

Avatar deixou muitas marcas na história do cinema, como por exemplo, o fato de ter sido o primeiro filme a atingir a marca de 2 bilhões de dólares em bilheteria e de ter revolucionado a história dos efeitos especiais, mas será que a qualidade do filme em si é tão espetacular quanto o seu sucesso? Minha resposta: não, não é, mas ele não deixa de ser um excelente filme.

Gosto de separar esse filme em 2 partes, na primeira nós vamos aos poucos descobrindo e aprendendo sobre Pandora e seus nativos junto com o protagonista Jake, e claro vamos nos habituando aos poucos com esse estranho mundo novo, já a segunda parte é aquele momento em que já estamos com Pandora e deixamos a ciência de lado para nos focarmos mais na ação e emoção. Já ouvi algumas pessoas falando que o filme apela demais para a emoção do expectador em seu final, mas eu acho que não é nada disso, quando Cameron o escreveu ele não tinha o objetivo de fazer um filme que fosse uma futura referência para todas as ficções científicas que fossem escritas e produzidas, ele queria uma história que fosse suficientemente comovente e que retratasse de forma semelhante a maneira como o homem trata a natureza do seu planeta, como uma maneira de alertar todos nós sobre o futuro que nos espera se não respeitarmos o planeta em que vivemos.

Tudo bem eu admito, o roteiro do filme não chega a ser excelente, mas não tem como negar a genialidade de James Cameron, ele literalmente criou um planeta inteiro com sua própria fauna e flora, um povo com sua própria cultura, língua e costumes, e isso é no mínimo muito interessante, o roteiro não chega a ser perfeito porque Pandora é grande demais e rica demais em diversidade para ser explorada em um único filme, assim 3 horas da película se tornam muito pouco para mostrar tudo, mas em minha opinião o que é necessário é mostrado.

Todos os atores do filme são competentes, principalmente Stephen Lang, que interpreta um dos vilões mais odiados por mim até hoje, até mesmo Sam Worthington, do qual eu tenho algum ressentimento (ele é simplesmente um ator medíocre), mas nesse filme ele mostra que tem talento.

A grandeza de Avatar não está apenas em seus efeitos especiais, e sim na sua história capaz nos fazer refletir sobre a nossa realidade.

Nota: 9.0

12 comentários:

  1. Quando eu vi este filme o vi em 3D..gostei dos efeitos, achei a imagem/fotografia linda. O enredo é bem surpreendente, pois como vc disse ele criou um mundo independente. Apesar do filme ser extenso o autor não se perdeu. orém fico me perguntando o porquê de ter mais de um filme(sei, dinheiro), tá que tivesse o segundo, mas um terceiro ahh, parece que até 2018 vai ter filmes dele..

    Posso estar errada, mas acho que vai perder a essencialidade e a originalidade.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  2. Se eu te falar que não assisti esse filme você acredita?? Então, é sério, não assisti ele. Na verdade, eu não assisti inteiro, só alguns pedaços. E não achei taaanto booom assim, tipo eu daria nota 7. Sei lá, sou do contra sabe?!
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Amei a crítica! Confesso que nunca assisti Avatar, mas já ouvi falar que é ótimo. Este post me deu mais vontade de assisti-lo!

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO esse filme. O James Cameron é um dos meus diretores favoritos, e com Avatar não foi diferente.
    Assisti no cinema, 3D e foi FANTÁSTICO! Não vejo a hora que chegue 2016 para voltar ao cinema para ver o outro filme!
    Beijos

    Francielle
    theserialreader.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. eu assisti apenas uma parte do filme, e realmente o enredo apresenta um grande apelo para a preservação da natureza.
    Eu gostei bastante, não só pelos efeitos e a história, mas pela mensagem que passa.
    Ótima crítica sobre o filme
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a crítica, ainda não assisti o filme então não tenho muito o que opinar mas achei legal o fato de você dar mais valor a história em si do que aos efeitos especiais, muita gente comenta sobre eles.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a questão de como trata a natureza. Acho esse filme lindo, adoro e assisto várias vezes (gasto o dvd).

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo!
    Confesso que não gosto desse filme, mas não por achar ele ruim é que eu não sou fã de filmes de ficção científica ou que se pareça com isso, mas não posso negar a qualidade da história e os efeitos especiais que são impressionantes. ;)
    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca assisti esse filme inteiro? Não sei porquê, mas continuo sem muito interesse para vê-lo, quem sabe algum dia eu ainda assista, já que existem muitos aspectos nele que eu achei bem interessante!

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  10. Oii Rodrigo!
    Apesar do maior sucesso do filme e de tantos comentários positivos a respeito eu nunca o assisti, rs.
    Mas com certeza irei vê-lo e espero gostar tanto qnt vc.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você, James Cameron criou um mundo muito próprio, e sobretudo criativo, diferente de tudo que já vimos. Mas acho que o que me conquistou nesse filme foi a ousadia dos efeitos especiais! Achei incrível, e fiquei babando nos efeitos. Entretanto achei o final piegas demais, um tanto chatinho demais, e blá... Acho que o final poderia ter sido mais elaborado. Mas não deixa de ser um bom filme ;)
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu acho "Avatar" um filme que tem vários méritos (senão não teria sido indicado ao Oscar), maaaaaas perde tempo demais tentando nos inebriar com belos efeitos especiais (para os quais eu tiro meu chapéu) e tempo de menos contando a sua história em si, que acaba sendo tão pobre quanto a dos filmes da Xuxa.

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.