Pesquisar neste blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Crítica: Detona Ralph

Elenco de vozes na versão dublada: Tiago Abravanel, Rafael Cortez e MariMoon. 
Elenco de vozes no orignal: John C. Reilly, Jane Lynch, David Hyde Pierce, Dave Foley, Sarah Silverman, Jack McBrayer, Teddy Newton, Jamie Elman.
Direção: Rich Moore.
Gênero: Animação.
Duração: 101 min.
Distribuidora: Disney
Orçamento: US$ 165 milhões.
Sinopse: 'Detona Ralph' (Wreck-It Ralph) conta a história de um Bandido de um jogo de fliperama determinado a provar que pode ser um Mocinho. Ralph (voz no original de John C. Reilly) quer muito ser tão adorado quanto seu adversário de jogo, o Mocinho perfeito, Fix-It Felix (voz no original de Jack McBrayer). O problema é que ninguém gosta de Bandidos. Mas todo mundo adora heróis… então quando surge um moderno jogo de tiro que mostra a perspectiva do protagonista, apresentando o personagem durão do Sargento Calhoun (voz no original de Jane Lynch), Ralph encara o jogo como sua chance para o heroísmo e a felicidade. Ele invade o jogo com um plano simples - ganhar uma medalha, mas não demora a arruinar tudo, libertando sem querer um inimigo mortal que põe em risco todos os jogos do fliperama. Qual a única esperança de Ralph? Vanellope von Schweetz (voz no original de Sarah Silverman), uma jovem e encrenqueira “pane” de um jogo de corrida de carros com cobertura de bala que pode acabar sendo quem ensinará a Ralph o que significa ser um Mocinho. Mas será que ele vai perceber que é bom o bastante para se tornar um herói antes seja “Fim de Jogo” para todo o fliperama? 


A animação Detona Ralph abriu o ano com muito estilo e qualidade, todos os personagens do filme são carismáticos e bem construídos e a sua história é repleta de nostalgia, risadas, emoção e é uma verdadeira delícia de se assistir.

Um fato não se pode negar: a Disney sabe chamar a atenção do público quando quer, ela juntou alguns dos personagens mais famosos dos jogos das décadas passadas em um único filme e deu vida a todos eles, algo que obviamente atraiu uma grande massa de pessoas curiosas para os cinemas para conferir o resultado. A estratégia deu certo, mas essa não é a melhor notícia, a animação surpreende e revela ser um deleite para todos os públicos.

O início do filme é muito tranquilo e um pouco parado, mas em compensação é cheio de nostalgia, nós presenciamos uma sessão de terapia com vários vilões de jogos contando as suas histórias, e é verdadeiramente emocionante rever personagens que fizeram parte da minha infância, como Bowser, Pac-man, Kano (de Mortal Kombat) e Sonic (pena que o Mario não apareceu), mas a nostalgia logo fica para trás pois a história vai ficando mais emocionante a cada minuto, Ralph decide sair em busca de uma medalha para poder ser respeitado pelos outros membros de seu jogo e pelo caminho ele encontra muitos personagens cativantes que farão parte do enredo até final, como a Sargento Calhoun e a garotinha Vanellope.

Todos os personagens da trama têm suas personalidades e objetivos bem definidos, sem falar que todos são muito carismáticos o que permite que logo nos afeiçoemos com eles, até mesmo com a garotinha Vanella (a aliada de Ralph no filme), que à primeira vista parece ser insuportavelmente chata, mas que no decorrer do tempo revela ser uma menina determinada, alegre e secretamente amargurada. Felix e a sargento Calhoun são personagens tão diferentes mas que funcionaram muito bem juntos, as passagens em que eles apareciam eram hilárias e algumas das minhas preferidas do filme, e fiquei muito feliz com o destino que os dois tiveram no final.

Os cenários do filme são fantásticos e bem bolados, eles se alternam entre o visual clássico dos jogos de fliperama e os aqueles lugares macabros dos jogos de primeira pessoal atuais como Halo e Mass Efect, mas mesmo assim não justificou o uso do 3D, não como em A Origem dos Guardiões por exemplo, então é mais recomendável vê-lo no formato normal. Em minha visão não houve nenhum defeito grave na animação, mas senti falta de um vilão um pouco mais memorável, pois o antagonista, apesar de gerar muita discórdia e conflitos, não é tão marcante.

Este é um filme para se conferir no cinema, então não percam tempo e assistam, sem falar que vocês terão a chance de ver um curta-metragem muito fofo chamado Avião de Papel.

Nota: 9.0


16 comentários:

  1. Eu fiz resenha desse filme faz umas duas semanas , também gostei bastante mais não achei mil maravilhas o começo é muito parado e eles não deram foco a muitas coisas . Mais concordo que os cenários são belamente construídos , fiquei com fome no mundo dos doces kkkkkk beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, desde que conheci o filme tive interesse em assistir, porém mais uma vez não tive a oportunidade de ver no cinema :/ Acho que o que mais faz falta, ao menos pra quem ainda não assistiu, é a presença de alguns personagens, como o Mário. De qualquer forma, acredito que Detona Ralph seja uma ótima animação e o clima nostálgico deve dar um gosto especial para quem assiste. Pena que a tecnologia 3D não tenha feito diferença no resultado final.
    Espero assistir o quanto antes.

    Abraços e parabéns pela crítica!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  3. Rapaz o filme é mega interessante... meus amigos todos que assistiram gostaram... vou correr no cinema que ja ta quase saindo de la... oaksdoa ai tem que esperar dvd e nao to afim. asodkaodkoas
    Mário é foda....
    Feliz ano novooo

    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Como eu sempre comento aqui, sou louca por animações. Essa é uma que estou ansiosíssima para assistir, parece ser bacana demais. Espero ter oportunidade em breve! *-*
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Eu estou lendo criticas positivas sobre Detona Ralf, o que me deixa com mais vontade ainda de ve-lo. Ele parece ser um animação excelente e super descontraída. Tudo bem, que eu não sou muito da época desses jogos e que não entendo muito de video game. hahaha'
    Beijos,

    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo!
    Mais uma vez eu perdi um filme que eu queria MUITO ver. :/ Ele saiu essa semana do cinema daqui, acredita?
    Eu sou doida pelos filmes da Disney, ela arrasa quando quer.
    Agora é esperar sair em uma boa qualidade para ver... Triste. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Confesso que foi decepcionante. Não, não achei um filme ruim, pelo contrário. Mas pela expectativa criada em torno dele por mim, a promessa de uma nostalgia de games antigos... Faltou algo a mais. Os trailers indicavam um filme com participação mais ativa dos tradicionais vilões, mas só numa "associação de vilões"? Fora isso, é uma excelente história.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar do filme, apesar de ainda não ter tido curiosidade de ir ver, mas parece ser bom.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ain, tô morrendo de vontade de ver esse filme, os comentários são muito positivos e eu gosto demais de animações (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. EU TO LOUCAAA para ver, tipo, eu vi o trailler quando fui assistir o Pi e quero esse agora ç.ç
    Beijão e to te seguindo :DDD

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  11. Estou louca para assistir esse filme, adoro animações e esse parece ser super legal. Adorei o post.
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Pessoalmente eu nao gostei tanto do filme. Sabe, senti aquele ar de dejavu, o que em alguns momentos tornou chato. Mas nao entenda mal, eu gostei (só nao tanto quanto você) e realmente ver Bowser, Zangief e os outros foi demais e ouvi dizer que o Mario tá confirmado para a sequencia ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse filme! Mas gostei bastante da sinopse, adoro filmes em animação :3 Também não curto muito quando o antagonista não é muito marcante. Se é pra ter vilão, tem que ser mau de verdade, haha. Eu adoraria rever o Pacman :) Vou ver se consigo assistir uma hora dessas.
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acredita que eu não conhecia o filme? Sou totalmente desatualizada quando se trata de filmes. Eu amo animações então provavelmente irei ver esse filme logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. *o*
    Tipo, quero ir agora ao cinema, rs.
    O filme está na programação aqui na minha cidade e vou tentar levar meu irmão mais novo para assistir.
    Parece ser super legal!

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse é uma animação que não tenho vontade de assistir, poso enganada, mais HOJE não assistiria.
    Own Sonic aparece? *-* Agora eu quero hahahahahaa
    beijos
    Brubs

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.