Pesquisar neste blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Resenha: O Juramento de Dragon (P.C. Cast e Kristin Cast)

Título: O Juramento de Dragon
Autoras: P.C. Cast e Kristin Cast
Editora: Novo Século
Nº de Páginas: 159
Sinopse: O misterioso passado de Dragon é revelado neste primeiro livro de uma nova série das premiadas autoras best-seller do New York Times e do USA Today. Nos primeiros anos do século XX, bem antes de se tornar professor na Morada da Noite de Tulsa, Bryan Lankford é um adolescente humano cheio de si, seguro de que pode sair bem de qualquer situação… Até que seu pai, cansado do filho problemático, decide expulsá-lo para a América. Quando Bryan é marcado por um vampiro nas docas, é dada a ele uma escolha que mudará seu destino: seguir em um navio sombrio para o continente americano ou permanecer na Morada da Noite de Londres.

 
Atenção! Essa resenha contém alguns spoilers da série House of Night. Leia por sua conta e risco!


Legendas úteis na leitura da resenha:
HoN = House of Night

As autoras de House of Night decidiram expandir um pouco o universo de sua saga mais famosa, infelizmente por puro descaso ou quem sabe até preguiça,  o livro que conta a história da juventude de Dragon ficou muito aquém das expectativas.

Acho que a melhor maneira que iniciar a resenha é dando um aviso: Se você não leu até o 8º livro da série HoN você não deve ler esse livro, pois ele inicia logo após os acontecimentos de Despertada, então se você arriscar vai acabar lendo grandes spoilers.

Bem, no início do livro nós vemos um Dragon muito depressivo por causa da perda de seu amor, e então ele começa a relembrar um pouco da sua juventude, quando se tornou um vampiro e conheceu o amor de sua vida. É bem interessante conhecer a história de Dragon, com certeza é, mas durante a leitura do livro eu senti que P.C. e Kristin não se esforçaram realmente para escrever as origens do professor, o livro é curtíssimo e parece mais um conto, fiquei me perguntando se era realmente necessário lançar um livro com uma história tão curta, como elas planejam contar as origens de várioa personagens importantes talvez elas pudessem juntar as origens de todos os professores e lançar em um livro apenas, ou então terem se esforçado mais para desenvolver essa história, a impressão que ficou foi que elas escreveram de qualquer jeito, apenas para lançar mais um livro e ganhar dinheiro.

A capa é muito bela e a diagramação também, quando um novo capítulo se iniciava tínhamos uma ilustração que exibia algum acontecimento marcante do capítulo, algo que gostei muito pois era possível visualizar bem os personagem e as certas cenas do livro.

As autoras cometeram um erro gravíssimo na hora de escrever, todos que já leram HoN sabem que a série é escrita de maneira simples, com diálogos simples e com muitas gírias, afinal o livro é narrado por uma adolescente para leitores adolescentes, mas nada justifica a linguagem extremamente atual usada nesse livro, será que as autoras não sabem que no século 19, principalmente na Europa a linguagem era muito mais rebuscada?

Como eu não gosto de abandonar um livro eu decidi persistir, o Dragon jovem é bem diferente do sábio professor, ele é muito arrogante e imaturo, Anastasia por outro lado é bem esperta para a sua jovem idade e ela é a melhor personagem do livro. O romance entre os dois protagonistas surge de maneira rápida, mas não chega a ser ridiculamente inverossímil como foi a paixão entre Zoey e Stark no livro Indomada.

No final as coisas melhoram um pouquinho, as autoras conseguiram relacionar eventos do passado de Dragon com acontecimentos atuais, e pelo suspense que houve no final parece que nos próximos livros da série podemos esperar algumas surpresas.

Para os fãs de HoN eu digo o seguinte: não se preocupem em comprar esse livro, embora ele seja uma interessante expansão do universo da Morada da Noite ele está longe de ser um bom livro.

Nota: 6.0

15 comentários:

  1. Adoro HoN, mas não sou muito de ler esses livros extra... Sei lá... Não acrescentam nada à série ou à minha vida. =/
    Um beijo,
    http://www.livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo!
    Eu não sou fã de HoN, e quando eu pensei em começar a ler a série, fiquei desanimada com os tantos volumes que a compunham. :/
    Então nem penso em ler essa série.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu até gosto da série, mas acho que depois do 6º livro por aí, ficou uma coisa sem rumo. Tem livros demais, sabemos demais o que se passam com os personagens e isso não é legal, porque as melhores partes de ler um livro são aqueles detalhes que a gente não conhece e imagina. Mas há quem goste :)
    Beijos, Juh - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  4. Gostei da temática do livro,a resenha ficou ótima.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! Não li está série HoN,e nem tenho muito interesse,mas esse livro parece ser legal,pena que você não curtiu tanto assim a leitura.Talvez ainda me interesse em ler a série HoN depois ^^

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie, eu ainda não li a série HON, mas fico hiper curiosa pelas resenhas e ainda mais por envolver vampiros...
    estou louca pra ler.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu detesto essa série HON. Até abandonei o primeiro livro. rs
    Mas gostei da resenha e o parabenizo. :p
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como que vc pode dizer algo sobre a HoN se vc nem leu o primeiro completo..... eu sei que ele parece chato mais da metade em diante.... eu amo essa série naum consigo parar de ler.... se vc continuar lendo vai gostar sim..

      Excluir
  8. Ah estou louca pelo livro que vai lançar, e gostaria de saber onde comprar esse, ainda não achei pra vender em sites..
    Se puder me dizer onde comprou ou qual site posso achar, ficarei muito grata..
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei na Saraiva, eu estranhei o livro já ter chegado lá pois o lançamento dele ainda não tiha acontecido, mas não ficaria surpreso se a Sariva tivesse posto o livro a venda antes, ela de vez em quando faz isso. Procure na Saraiva da sua cidade, la provavelmente terá.

      Excluir
    2. Ai obrigada mesmo.. vou procurar.. Por que ja procurei no submarino, nas americanas e nada ainda..
      Obrigada.. beijos

      Excluir
  9. Nossa, adora a série HoN como vc chamou rsrsrs....e fiquei super curiosa para saber do começo do Dragon, mas saber que o livro é curtinho me deixou um pouco sem vontade de adquirir o livro!! A resenho foi ótima e seria maravilhoso ter um pouco de ilustração dos personagens e das cenas no final de cada capítulo.. bom.. o jeito vai ser conferi ;DD Me deixouuu super curiosa!! Parabéns pelo BLOG e volto mais vezes ;DD bjokas

    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém de vcs tem esse livro? Se tiver me envia...
      Livia_direito1@hotmail.com
      Obrigada
      Bjoss

      Excluir
  10. Eu achei um bom livro por ser curto e acredito que não tenha problema a pessoa ler esse antes de ler a Série. Não lembro onde vi, mas parece que tenha um Segundo livro desse.

    Como esse livro é ''extra'' como falaram não vejo o pq não continuar a vida a parte deles, certo que agora seria interessando pois ele tbm morre. Quero ler o Voto secreto de Lenobia e o Manual do Novato.

    Na minha opinião juntar tudo não seria a mesma coisa, seria basicamente a série já que na própria elas escrevem as visões e opiniões de cada um.




    Kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.