Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de março de 2013

Crítica: O Último Mestre do Ar

Elenco: Noah Ringer, Nicole Peltz, Jackson Rathbone, Dev Patel, Aasif Mandvi, Shaun Toub, Cliff Curtis.
Direção: M. Night Shyamalan.
Gênero: Aventura.
Duração: 94 min.
Distribuidora: Paramount Pictures.
Sinopse: Há muito tempo atrás, o mundo era dividido em quatro grupos: Nação do Fogo, Tribo da Água, Reino da Terra e Nômades do Ar. Essas nações viviam em perfeito equilíbrio, até o dia em que a Nação do Fogo atacou. O Avatar, mestre dos quatro elementos, é o responsável por manter o equilíbrio do mundo e quando o mundo mais precisou, ele desapareceu. Cem anos após esse acontecimento, dois jovens da tribo da água do sul encontram o avatar, um habilidoso dominador de ar chamado Aang.






Um filme com efeitos especiais e figurinos impecáveis, mas com um roteiro medíocre e atores sem talento

Nota importante:
Live-action: um termo utilizado para definir os trabalhos que são realizados por atores reais, de carne e osso, diferentemente das animações.

Avatar: A Lenda Aang é com certeza um dos meus animes americanos preferidos, ele tem um lugar reservado no meu coração e sempre que assisto algum de seus episódios sinto muita nostalgia e lembro-me da minha adolescência, e quando descobri que ele ganharia um filme em live-action fiquei muito ansioso para conferir o resultado, infelizmente o filme não atingiu as minhas expectativas e nem ao menos conseguiu ter uma qualidade razoável, pois além de não conseguir adaptar de forma satisfatória os acontecimentos do anime ele não conseguiu transmitir a adrenalina e a emoção que o outro conseguia.

Esta adaptação conseguiu ter êxito em apenas dois quesitos: os figurinos e os efeitos visuais, a equipe não economizou dinheiro e criaram cenários e roupas que são idênticos aos que vemos no programa, uma pena que eles não se esforçaram da mesma maneira para encontrar atores competentes, Noah Ringer é fisicamente perfeito para o papel de Aang, mas a sua interpretação é muito fraca, o mesmo se aplica a Jackson Rathbone (Sokka) e Nicole Peltz (Katara), Dev Patel era o único que parecia ter uma chance de se destacar e surpreender, afinal ele esteve ótimo como o protagonista de Quem Quer Ser um Milionário, mas ele estava muito inexpressivo na pele de Zuko, talvez o ator se saia bem apenas em filmes de drama, e obviamente eu não poderia deixar de citar Cliff Curtis como O Senhor do Fogo Ozai, que foi sem dúvida alguma a atuação mais pífia do filme inteiro, ele não conseguiu demonstrar nem dez por cento da arrogância, do poder e da grandiosidade do personagem.

O roteiro da obra é superficial demais, ao contrário do anime que possui um enredo grande e complexo, e creio que este tenha sido o problema, ele possui muitas informações para serem adaptadas para a tela, então muitos eventos ficaram de fora, sem falar que o ritmo com que os fatos se sucedem é muito acelerado, fazendo com que eu não sentisse emoção alguma ao assisti-lo.

As pessoas que desconhecem o seriado com certeza apreciarão este filme mais do que eu, para os olhos leigos ele deve ser uma agradável aventura épica, um entretenimento para passar o tempo, mas para mim, que já conheço o anime profundamente, não consegui sentir prazer durante a exibição dele, nem quando vi no cinema, nem quando o vi pela segunda vez na televisão recentemente.

Apesar do sucesso modesto nas bilheterias as continuações muito provavelmente não irão acontecer, a recepção dos fãs foi muito fria e acho que a Paramount sabe que as sequências seriam um fracasso, o que é bom, assim podemos varrer este filme para debaixo do tapete e fingir que ele nunca existiu.

Nota: 5.0




16 comentários:

  1. Na época que o filme chegou aos cinemas eu tive muito interesse em assistir, mas logo vi as primeiras críticas e como consequência perdi totalmente o interesse. Os live-actions costumam ser criticados (o único que eu curti mesmo foi o de Death Note, mas parece que sou o único kkkk) justamente por não ter a mesma preocupação que existe na animação – acredito que isso é até pior do que nas adaptações literárias. Infelizmente.
    Continuo sem qualquer interesse em assistir. Melhor é aguardar por novos episódios de A Lenda de Korra kkkkk

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vontade de assistir esse filme, até que ele parece ser bom :)

    ResponderExcluir
  3. Ja quero ver, parece bem interessante bjss

    ResponderExcluir
  4. Quando soube do filme fiquei com receio de comprovar o que já esperava: Não seria um bom filme. Esperei alguns amigos verem primeiro e tive a certeza. O resultado disso é que até hoje não assisti o filme e não tenho muita curiosidade, confesso. Acho que só não foi pior que aquele Dragon Ball que fizeram recentemente.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O começo da sua resenha já diz tudo do filme:
    "Um filme com efeitos especiais e figurinos impecáveis, mas com um roteiro medíocre e atores sem talento", o que fizeram com um anime foda, que me fez chorar muito quando acabou? Fizeram uma merda, odiei aquela mudança da nação do fogo, o fogo vem de dentro e não do fogo que estava próximo, isso que torna a nação do fogo poderosa. Horrível, como eu odiei esse filme. Na verdade, eu raramente gosto de adaptação.

    Bianca
    http://umuniversofantastico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti esse filme dias depois da estreia e AMEI!
    Não sei se você assistia o Desenho - tv globinho rsrs - Mas achei que o filme, seguiu fielmente o desenho... amei o filme! E espero MUITO que tenha a continuação... hahaha

    Lucas F >>> http://apanhadordelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse filme é muito louco, pra falar a verdade não gostei tanto dele, pois ele pula muitas parte da história, mas ainda assim ficou bom. Gostei das suas criticas. Eu escrevo prosas e crônicas, se quiser dar uma olhada no meu blog, o link está aí ;)

    www.jadsonlribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo, eu amo muito o anime e fiquei com pé atrás sobre o filme. Agora você confirmou as minhas suspeitas. Ainda bem que não gastei o meu dinheiro com isso. Acho o cinema tão caro e já me decepcionou tantas vezes...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Concordo, achei o roteiro muito superficial.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  10. 5? poxa e eu interessado em assitir.. varri pra debaixo do tapete como vc disse.aoskdoasd

    Ja que nem vai ter continuação fko com o Anime mesmo..

    abraço

    Guilherme Kunz
    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Rodrigo!
    Já assisti alguns episódios do anime e gostei da história, apesar de não acompanhar.
    O filme tem muitos efeitos legais, mas a história em si não me entusiasmou. Os personagens estavam realmente sem graça. Concordo que o menino que fez o Ang tinha o tipo físico perfeito, mas a atuação foi ruim.
    Concordo com a sua nota.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rodrigo!
    Eu gostei muito do filme, a premissa é super interessante e ele superou todas as minhas expectativas. Os atores tiveram uma boa interpretação e os efeitos visuais foram de babar! Pena que não haverá uma continuação, né? Enfim, vou me contentar também com os episódios em anime que são maravilhosos!

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. OI Rodrigo!

    Eu não sou tão crítica quanto vc rsrsrs(não to dizendo isso de forma negativa não), só quero dizer que eu gostei do filme e muito rs, acho que pq quando eu terminei de ver as 3 temporadas de avatar e assim que soube do filme, esperei ansiosa por ele. Eu gostei da imagem, dos efeitos..tá tudo bem que eu percebi que os atores foram um tanto fraquinhos, mas não achei que por conta disso o filme foi ruim, poderia ter sido melhor. Ah não eu quer a continuação rsrs.. O Appa até que saiu bom..eles fizeram o bizão bem parecido.

    Eu adorei o anime, vc disse que gostou..vem cá, vc já viu a lenda de Korra??

    :D

    ResponderExcluir
  14. Um filme com efeitos especiais e figurinos impecáveis, mas com um roteiro medíocre e atores sem talento = CONCORDO

    O anime é otimo, é uma pena o que fizeram com o filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara como eu queria ver o filme esses caras sao mt sem noção tiraram o 2 filme nao sei pq so pq nao fes sucesso no cinema // Se esse filme fosse lançado agora em 2014 com o avanço no mundo ia ser bem melhor pos ia ter varios atores melhores e poderia melhorar o filme foi uma tremenda sacanagem oq eles fizeram

      Excluir
  15. Eu vi e adorei. Não sei pq foi tão ruim. A série em anime é imensa e a temporada toda teve q ser condensada no filme. Se reclamam tanto, pq não fazem melhor? Eu dou nota 10 e é realmente uma pena q não vão fazer o segundo filme, deixando vários fãs no mundo (eu inclusive) com uma enorme frustração graças a toda essa crítica negativa q não acrescenta em nada.

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.