Pesquisar neste blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Crítica: A Vida Secreta das Abelhas

Elenco: Dakota Fanning, Paul Bettany, Hilarie Burton, Queen Latifah, Jennifer Hudson, Alicia Keys, Tristan Wilds, Nate Parker, Sophie Okonedo.
Direção: Gina Prince-Bythewood.
Gênero: Drama.
Duração: 110 min.
Distribuidora: Fox Films
Sinopse: A Vida Secreta das Abelhas' tem sua história ambientada na Carolina do Sul em 1964. Uma garota de 14 anos de idade, Lily Owens (Dakota Fanning), é atormentada pelas lembranças da mãe. Para fugir da solidão e do problemático relacionamento com o pai, Lily decide acompanhar Rosaleen (Jennifer Hudson), sua tutora e única amiga, para uma cidadezinha do interior do estado. É lá que a jovem irá conhecer August (Queen Latifah), a mais velha das irmãs Boatwright, uma mulher inteligente e independente que revelará segredos do passado da mãe de Lily. Ao mesmo tempo, Lily ainda encontra consolo na magnetizante criação de abelhas das irmãs Boatwright.


Esse filme poderia ser apenas mais um dos vários sobre preconceito que os EUA fazem todo ano, mas ele tem alguns detalhes que fazem a diferença, como as atuações de  Dakota Fanning, que decidiu arriscar e interpretar um papel bem mais maduro dos quais ela está habituada,  e tem Paul Bettany, que dá um show nas poucas vezes em que aparece, e Sophie Okonedo, que faz o papel de uma mulher excessivamente emotiva.

Os 20 minutos iniciais do filme são de longe os melhores, a química que Bettany e Fanning tiveram foi perfeita, ele faz um detestável pai que maltrata a filha e esconde informações sobre a sua mãe falecida. Enquanto isso, a empregada deles sofre com o preconceito do povo da época, as duas, muito cansadas das suas vidas decidem fugir, e encontram a casa das irmãs apicultoras, onde o resto da trama se passa.

Devo dizer que comparado com o seu começo, resto do filme é bem leve, ele trata de temas como o primeiro amor e a perda de pessoas queridas, mas tirando algumas cenas tristes o filme não consegue ter aquele clima tenso de antes, mas, no final, Bettany surge de novo, e ele e Dakota conseguem dar um final digno ao filme.

Mesmo sendo um bom filme é uma pena que a diretora não tenha tido coragem para deixar o filme mais pesado e comovente, pois pelas resenhas que eu li do livro que originou esse filme, ele não conseguiu emocionar tanto quanto o livro.

Nota: 8.0

11 comentários:

  1. Oi Rodrigo!
    Eu acredito que o filme deva ser bem interessante,gosto do trabalho de Jennifer Hudson desde o momento em que a vi no filme Sex and The City 2...ela tem talento.Uma pena foi a diretora não ter explorado mais o filme a fim de comover a quem assiste,o livro mais uma vez saí ganhando nesse quesito.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive oportunidade de assistir a esse filme
    Mas já li alguns comentarios sobre ele, como os eu
    E não sabia que tinha um livro, mas o filme nunca é igual ao livro
    E parece ser muito bom, emocionante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo,

    venho do Skoob, e estou seguindo seu blog. Sou viciada em livros e filmes, principalmente em filmes que são baseados em livros.

    Eu vi o livro e confesso que me emcocionei muito. Sou super fã da atriz Queen Latifah, já vi vários filmes com dela, ela sabe como fazer ri e chorar. Eu nao sabia que tinha um livro desse filme, vou procurar para ler.

    Bjs.

    Convido-o para conhecer o meu blog
    http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/2012/06/novidades-de-ultima-hora.html

    ResponderExcluir
  4. Eu li o título do post e pensei "ué, mas isso não é um livro?". Juro que não sabia que tinha adaptação pro cinema, muito bom saber.
    Apesar de que eu olhei o nome da Alicia Keys ali no meio e fiquei meio com medo, hm...

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu já li o livro e já assisti o filme. Gostei de ambos. Porém, como já é de praxe, o livro sempre emociona mais.
    Adorei a crítica.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruno! Eu conhecia o livro, mas não sabia que existia um filme sobre ele. Nossa, que interessante! E ainda tem a Dakota Fanning, que é uma ótima atriz.
    É, como o Leandro já disse, o livro sempre acaba sendo melhor do que o filme.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Olá, Bruno, como vai?

    Não conhecia o livro nem o filme. Parece uma história legal e o elenco é bom. Não é o tipo de filme que me arrasta pro cinema, mas, se passar na sky ou na tevê, termino assistindo.

    É, como disse a Luara, livro é sempre melhor - exceto os de Nicholas Sparks; os filmes baseados nas obras dele, em minha opinião, são melhores que os livros.

    Grande abraço,

    Isie - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Não conhecia essa filme, parece ter uma história bem cativante, vou procurar vê-lo.Assim que fizer te digo o que achei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruno.
    Nossa, adoro esse filme. Por causa dele fiquei extremamente louca pela livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Minha personagem preferida é a May. Muito adorável.
    Beijos ;*

    http://thebookisontheshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Sou muito fã da cantora e também atriz Jennifer Hudson e quando vi esse filme simplesmente fiquei apaixonado por ele. Gosto bastante do enredo e de toda a história, vale muito a pena vê-lo mesmo.

    Abraços,
    Felipe
    A Hora do Livro

    ResponderExcluir
  11. Esse filme é ótimo. Assisti numa madrugada (Domingo Maior) e fiquei impressionado pelo resultado.
    Ele caminha numa direção bem estranha, ao mesmo tempo fascinante.
    Parabéns pelo post e principalmente pelo blog! Parabéns!

    abraço

    marcelokeiser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.