Pesquisar neste blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Resenha: Ordem e Progresso (P.P.F. Simões)


Título: Ordem e Progresso
Autor: P.P.F. Simões
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 317
Sinopse: Samantha Albuquerque com veemente esforço conquista o sonhado diploma de pós-graduação e finalmente surge a oportunidade tão esperada para trabalhar em sua área, assim que é contratada a ingressar no IMCSP (Imigrantes da cidade de São Paulo). Não obstante, todos os países do mundo começam a sofrer fenômenos naturais e sobrenaturais causando um grande alvoroço na mídia escrita e virtual, nas conversas pelos corredores de multinacionais e nos bares de esquina. Com exceção ao único país que parece ser isento desta estapafúrdia, sendo a nossa pátria amada. E sem se dar conta, seja a própria personagem ou o governo brasileiro, Samantha terá que se virar sozinha numa repartição pública sem nenhum recurso, esbarrando na burocracia constantemente, ficando impotente em ajudar os novos imigrantes que em nosso país não cessam em chegar, que atravessam as fronteiras com o único objetivo de sobrevivência. 

Este livro chegou até mim por meio do Book-Tour organizado pelo blog Word In My Bag


Tirando algumas reflexões inoportunas e um final um tanto decepcionante, Ordem e Progresso é um livro muito profundo e marcante que trata dos problemas sociais do Brasil de uma forma muito real e crua (leitura obrigatória para todos os brasileiros!).

Tenho muito orgulho de dizer que li esse livro, apesar de ser iniciante no meio literário, Simões conseguiu condensar praticamente todos os problemas que impedem o nosso país de evoluir em uma história extremamente interessante.

A escrita do autor é bem rebuscada então eu não recomendo o livro para leitores inexperientes, pois eles irão encontrar uma leitura um tanto difícil, e também não recomendo o livro para aqueles que procuram apenas algo para se divertir e passar o tempo, a história é complexa e exige bastante atenção do leitor.

O mundo está sofrendo uma série de catástrofes gravíssimas que obrigam as pessoas a procurar abrigo em outros países, o Brasil é um dos poucos países que não foi afetado pelas catástrofes e é invadido por vários imigrantes que procuram ajuda para a sua situação, enquanto isso Samantha, a protagonista, termina de completar a sua pós-graduação e consegue um emprego em um órgão do governo e está muito feliz ao lado de seu namorado Albertino.

O mais incrível do livro é como o autor consegue mesclar perfeitamente temas como romance, drama e política ao mesmo tempo em que acompanhamos Samantha tentando construir o seu futuro, nós vemos a situação horrorosa que o mundo vive e maneira monstruosa como o governo lida com os imigrantes. Não é novidade para ninguém que os políticos brasileiros conseguem ser bem indiferentes e cruéis para com seu próprio povo quando querem, mas nessa trama isso chega ao auge, eles precisam encontrar uma solução rápida e eficiente para acabar com a avalanche de imigrantes entrando no país e para se livrar daqueles que já estão aqui, e quando vocês lerem o livro vão concordar que a solução foi extremamente chocante.

Mesmo sendo um excelente livro de estréia, ele contém alguns defeitos, que se não fosse cometidos teriam deixado o livro entrar na minha lista de favoritos, como por exemplo, as várias reflexões que o autor faz durante a narrativa, em alguns momentos ele exagera, deixando a história maçante, e o final foi um tanto decepcionante, vejam bem, depois de presenciar situações muito fortes no meio do livro a trama vai ficando mais leve, e o final, que deveria ser o clímax, acabou não sendo tão empolgante.

Nota: 9.0 

Sorteio!!!


Quando essa resenha atingir a marca de 10 comentários relevantes eu vou fazer um sorteio de 5 marcadores de livro, não se esqueçam de colocar o e-mail de vocês no comentário para eu poder entrar em contato.
OBS: Comentários do tipo “adorei a sua resenha você escreve muito bem, quero ler esse livro, abraços”, serão desclassificados do sorteio.
Boa sorte!

10 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Parabéns pela resenha =D
    Ler este livro, principalmente em 2012 é algo obrigatório para nós. Aparenta que sempre que as eleições chegam, o povo esquece do que andou reclamando nos outros anos e vota no mesmo candidato. Mas enfim, a história aparenta ser bem interessante, mas confesso que não adoro leituras rebuscadas. Prefiro um livro com uma leitura leve e um tema forte.
    Por causa de o Simões ser um autor novo, fiquei extremamente feliz que ele tenha conseguido reunir com excelência tantos temas. Portanto, mesmo que haja um ponto que não goste (que seria a escrita difícil) acredito que eu leria este livro se o acaso o pusesse em minhas mãos.
    Ps.: É chato quando o final não é tudo o que esperamos né?
    Beijos.
    Alana - Acompanhada pelos Livros
    homrichalana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. A capa causa um estranhamento. Esse olhão nos observando.
    Eu curto esse tema de discutir os problemas, não sei se eu me arriscaria a comprar o livro numa livraria, pensaria que seria chato. Mas você mostrou que não segue por esse caminho o livro, que ele consegue nos prender embora com problemas (tomara que o autor amadureça a escrita).

    Quem sabe...
    (que bom que você está de volta! eu ando meio correndo pra postar no blog tb, quanto mais para visitar, dou uma bisbilhotadinha e nem sempre dá de comentar no trabalho)

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esta foi uma das resenhas mais legais!
    Eu curto esse tema de discutir os problemas, não sei se eu me arriscaria a comprar o livro numa livraria.

    E-MAIL: giovanigooghen@gmail.com nome: Giovani Googhen "gege"

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei muito pelo tema, mas, pelo que li em sua resenha, o livro realmente parece ser muito bem escrito.
    Fico muito feliz ao ver os autores nacionais conquistando seu espaço, afinal eles merecem. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Ganhei esse livro em uma promoção, mais não li ainda.
    Já vi várias resenha positivas sobre ele.
    Quero ler até o fim do ano ^^
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  6. Confesso que no momento não estou muito interessada em ler livros desse tipo,e sim livros mais leves ! Mas esse parece ser bem interessante,e ainda mais você dizendo que é uma leitura obrigatória para todos os brasileiros (:

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Primeira resenha que leio e me parece bem interessante, talvez um dia quando eu passar por uma livraria compraria. Gosto de ler esses tipos de temas, ainda mais falando sobre nosso país.

    Bjs
    http://ladyofthebooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo!
    Que bom que sua internet está melhor e você já está de volta por aqui. :)
    Eu estou cada vez mais gostando de livro assim, que sejam mais densos, sabe? Que sejam mais complicadinhos. Os últimos dois que li entraram para a lista de favoritos, então eu acho que esse livro me agradaria e muito!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oiii!
    Tdu bom?
    Gostei da resenha e da escolha do livro...nos não encontramos muita gente fazendo resenha desse tipo de livro!
    Ele parece ser forte ( apesar de você ter falado que o final decepciona um pouco), AMEI o tema, parece ser realmente envolvente. E a mistura de romance, politica e catastrofes deve dar um mix maravilhoso!
    Fiquei com vontade de ler!
    Fique bom Deus, beijos!

    http://oceano-literario.blogspot.com.br/
    msgabii@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Afinal parece um novo gênero. A autora mistura uma reflexão verídica, com ficção, pra onde então ela tende mais? Pra ficção ou pra ensaio? Se for no segundo caso, acho que talvez, tenha informações implícitas, do campo das conspirações que de verdade existem no mundo.

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.