Pesquisar neste blog

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Crítica: Eragon

Elenco: Edward Speleers, Jeremy Irons, Sienna Guillory, Robert Carlyle, Djimon Hounsou, Garrett Hedlund e John Malkovich.
Direção: Stefen Fangmeier.
Gênero: Aventura.
Duração: 104 min.
Sinopse: Quando Eragon encontra uma pedra polida azul na floresta, ele acredita tratar-se de um achado de sorte de um pobre garoto de fazenda. Mas, quando um dragão nasce da pedra, ele percebe que tropeçou em uma herança tão antiga quanto o próprio Império.
Poderá Eragon assumir a missão dos lendários Cavaleiros do Dragão? O destino do Império pode estar em suas mãos.







É incrível como um filme que tem tudo para ser um sucesso de público e crítica consegue errar de tal forma na elaboração de seu roteiro que todos os seus pontos positivos fiquem ofuscados.

Eragon é o primeiro de uma saga composta por quatro livros que fez sucesso entre os adolescentes do mundo inteiro, como é de se esperar o livro foi logo adaptado para um filme. Posso entender o interesse em adaptar tal obra, o enredo é certamente cativante, embora essa história de um humano tendo amizade com um dragão seja meio “Sessão da Tarde” ela é bem interessante pelo fato de ter um clima mais jovem.

Ed Speleers vive Eragon (embora Spelleers não seja um excelente ator ele é carismático e dá o seu melhor), o adolescente órfão que encontra um ovo de dragão na floresta e que mais tarde choca dando vida ao dragão fêmea Saphira, o crescimento da afeição entre os dois é feita de maneira muito rápida, mas convence o expectador que um poderia morrer pelo outro se fosse necessário. John Malkovich vive o vilão supremo da história: Galbatorix, mas ele aparece tão pouco que não dá pra acreditar que ele seja tão mau quanto diz no prólogo do filme, Robert Carlyle vive o terrível espectro Durza e é de longe o que mais se destaca no filme com sua atuação.

O visual da película é muito bom e lembra bastante o de O Senhor dos Anéis, além do fato da história se passar em uma espécie de Idade Média, as batalhas do clímax são espetaculares, muito bem executadas, infelizmente os pontos positivos citados até agora são eclipsados por um defeito: a rapidez como a história é contada. Num instante o mocinho está aprendendo a lutar com espadas (com galhos no lugar das espadas) e em outro ele já consegue lutar com vários capangas de Galbatorix ao mesmo tempo, uma hora o dragão dele é novo demais para cuspir fogo, e no dia seguinte ele já tem capacidade para incendiar uma cidade inteira.

Eu sei que sendo um livro de mais de 500 páginas fica difícil de contar tudo o que deve ser contado em único filme, mas já foi provado que o público não tem medo de filmes de fantasia longos, desde que sejam bem executados, como por exemplo, o Senhor dos Anéis que tem 3 horas e meia de duração (e ganhou 11 Oscares e alcançou a marca de 1 bilhão de dólares arrecadados) e tem Harry Potter, com todos os filmes com mais de duas horas e meia de duração (e todos os filmes da saga sempre ficavam na marca dos 900 milhões de dólares em bilheteria). Se a história do livro não tivesse sido exprimida em 104 minutos com certeza o público poderia apreciar mais cada cena e a trama poderia ser mais aprofundada.

Enfim, Eragon consegue ser uma fábula interessante, com batalhas grandiosas e enredo sedutor, mas o ritmo acelerado prejudica muito o resultado final.

Nota: 7.5

17 comentários:

  1. Eu adoro o livro, segui uma recomendação faz uns anos e nunca me arrependi de ter lido. E concordo que ficou mal adaptado, e cheio de pontas soltas durante a película, algo que provavelmente seria resolvido lançando mais livros da série mas³ não rolou pela falta de audiência.
    Acho que fantasia é um dos gêneros mas difíceis de adaptar pro cinema, na minha opinião de merda. Nem tudo descrito no livro consegue ser posto em um filme de uma forma que agrade todo mundo, sempre fica umas pontas soltas pra caramba e o trabalho de todos os envolvidos deve ser com dedicação total. No meu dvd de extras de O senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel existe todo o processo de criação de figurino e se eu não me engano de cenário do filme, e todo mundo ralou pra caralho, eles não estavam lá de brincadeirinha. Sem falar que o roteiro apesar de não ser absolutamente fiel e mimimi foi muito bem pensado.
    Aí pegam um livro bacana como Eragon e na hora de adaptar fazem uma cagada homérica. Mas como filme pipocão pra assistir quando não se tem nada pra fazer, ignorando completamente a história é bem válido.
    É tipo A bússola de Ouro, sabe? Dá pra enganar que é um bom filme, se ninguém resolver ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que Hollywood está fazendo remakes, de repente refazem este e acertam da próxima .

      Excluir
  2. Gostei de conferir essa crítica, pra variar ainda não conhecia esse filme, ainda bem kk, na verdade eu gosto muito pouco de filmes, não consigo sentir nada quando assisto, o que é bem diferente de um livro. Na verdade, quase ninguém consegue fazer um filme digno originado do livro. O enredo parece ser bacana, por isso lerei o livro, se tiver oportunidade, o filme fica para depois.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu não li o livro e nem assisti ao filme, os dois não me chamaram a atenção.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fora a forma riícula como a Saphira aumenta do tamanho de uma lagartixa para o de um elefante só atravessando uma nuvem.

    Não há adjetivo pra resumir esse filme que não seja sinônimo de "ridículo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tentaram fazer uma transição "poética" de tempo.
      Mas concordo. Ficou tudo rápido demais.

      Excluir
  5. Olha, como eu não li o livro até hoje, só posso dizer o que eu achei do filme. Sim, concordo com você que ele poderia ser maior para que o enredo fosse melhor abordado. Mas não acho que ele tenha sido uma decepção, até porque eu gostei bastante. E, às vezes, é melhor vermos um filme curto que seja relativamente rápido do que um filme que só nos enrole.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Nossa Rodrigo, eu esperava muita coisa desse filme.. tenho o livro, mas até hoje não consegui terminar, detestei o começo :X MAs vou ver se consigo assistir o filme, e ver se desaponta tanto assim..

    Abraços,
    Fernando

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum dos livros e nem assisti ao filme. Confesso que não sinto muita vontade. A bilheteria e recepção do público seria melhor se o filme tivesse sido mais longo mesmo, né?

    Recebi seu recado no Skoob e já estou seguindo o blog. Dá uma visita lá no MúsicaTVetc e segue também! Até mais.

    Abraço! :)
    Gabriel Costa - Música, TV etc.

    ResponderExcluir
  8. Não li o livro mas assisti o filme... Espero que o livro seja muito melhor... Mas nota 7,5? rs. Cada um com sua opinião.

    Débora Braga
    @deborabragablog
    Blog

    ResponderExcluir
  9. Eu não li o livro, mas acho (se não me engano) que vi uns pedaços do filme, achei interessante e fiquei super curiosa pelo livro.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  10. Oi Rodrigo!
    Pelo fato de ainda não ter lido o livro não assisti ao filme,eu prefiro conhecer a história profundamente para tirar minhas conclusões.
    Grande Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, recebi seu recado no skoob e estou dando uma passada por aqui.
    Pois é...gostei muito deste filme. Fiquei querendo a continuação, mas até agora nada de Hollywood se movimentar. Com certeza os livros desta série estão na minha lista de leitura.

    Bjs

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    já vi o filme e já li o livro, ambos são ótimos, mas eu prefiro o livro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Rodrigo,
    eu primeiramente vi o filme e confesso ter gostado. Aí fui procurar o livro para ler e achei chato, foi difícil terminar de lê-lo. Fora que, tem muitas coisas importantes nele que foram cortadas no filme. E, comparando filme e livro (depois deste lido) fica difícil imaginar uma sequência com tantos "ganchos" cortados.
    Gostei muito da sua crítica.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Seu blog é muito legal, gostei muito das críticas aos filmes e a relação dos ganhadores de melhor beijo, melhor elenco, etc...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Bem eu não li o livro mas gostei do filme, tudo bem podia mesmo ser melhor mas dá pro gasto rsrs

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.