Pesquisar neste blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Resenha - Morgan: O Único (Douglas Eralldo)

Título: Morgan: O Único.
Autor: Douglas Eralldo.
Editora: Literata.
Nº de Páginas: 160.
Sinopse: “Não! Eu não pedi para que isto acontecesse. Mesmo assim despertei donde jamais poderia ter despertado. Foi um sono intranqüilo, e o despertar mais tenebroso que uma pobre alma poderia ter. Não era mais o mesmo, mas estava ali, nem vivo, nem morto... Simplesmente estava ali, desperto!” Morgan, um homem de vida simples morre num trágico acidente dirigindo um infame Fusca Abacate. Mas tudo piora quando ele desperta exatos sete dias após sua morte. Então ele emerge da sepultura, transformado numa criatura horrenda e cheia de conflitos. Um agouro da coruja que testemunhou seu despertar prenunciou dias sombrios para Morgan e sua terra. Naquela noite um zumbi nasceu para o mundo. Nem morto, nem vivo, em uma nova e inesperada situação. Sem saber o que fazer, ou o quem era Morgan ressurgiu único com seus vermes para um novo mundo. Um mundo intolerante ao diferente. Um mundo com medo de mortos que teimam em não morrer, um mundo em que zumbis não podem amar! Não podem existir! Você já ouviu muitas histórias dos homens sobre mortos-vivos, é chegada á vez e ouvir a versão de um zumbi. Conheça Morgan: O único.


Parece que a literatura nacional ganhou mais um nome de peso, Morgan: O Único prova que os autores nacionais têm talento para escrever um livro de literatura fantástica de peso.

O autor deste livro, o Douglas é também dono do blog Listas Literárias, um dos meus preferidos em toda a blogosfera, e de vez em quando ele divulgava o seu livro “Morgan: O Único” por lá, eu achava a capa do livro muito bela e sinistra e a sinopse era muito instigante, então quando ele abriu vagas para blogs receberem o seu livro e resenharem eu logo me candidatei, e depois de ler o livro fico muito feliz de dizer que ele superou todas as minhas expectativas.

No início do livro, nós conhecemos um pouco de Morgan, que sofreu um terrível acidente e morreu, mas depois de 7 dias ressuscitou. O primeiro ponto positivo que eu percebi no livro era a sua narrativa, que era um tanto rebuscada e descritiva mas sem cansar o leitor, dessa maneira é possível imaginar nitidamente os cenários apresentados no livro e é possível ter uma idéia do estado em que Morgan despertou do seu sono “eterno”, sem falar que acrescentei várias palavras novas ao meu vocabulário.

Já li algumas resenhas sobre o livro e várias comentavam o quanto ficavam enojadas com algumas cenas do livro, mas eu não incomodei nenhum pouco com isso afinal é uma história com um zumbi como protagonista.

Acho que uma das coisas que mais gostei do livro foi o fato da história não se ater apenas aos clichês que vemos nos filmes de terror, claro que eles estão lá, mas tem alguns elementos originais que na minha opinião fizeram todas a diferença, como por exemplo o fato de Morgan não ser um zumbi irracional, ele usa seus instintos para sobreviver, como um leão ou um tigre, quando está com fome ele ataca, mas se estiver em perigo ele não vai imediatamente para cima do adversário, ele analisa se é melhor ficar e lutar ou é mais coerente fugir, sem falar que a capacidade dele de planejar vai evoluindo de acordo que os dias passam, e se torna um pouco racional, e consegue analisar melhor os acontecimentos ao seu redor, mas tudo de maneira verossímil, vocês não verão um zumbi dando uma Einstein. Eu gostaria de falar um pouco mais sobre as peculiaridades de Morgan mas acho que acabaria com o encanto da história se eu o fizesse.

Outro ponto que merece ser mencionado é como o autor desenvolveu tão bem a personalidade de Morgan a ponto de eu não saber se devo gostar ou odiar ele, como ele é comparado a todo o momento a um animal não dá realmente para odiá-lo mesmo que ele mate pessoas, ele mata quando está em perigo ou com fome.

A narrativa foi me deixando cada vez mais vidrado de acordo com que a história passava, li o livro inteiro em um dia, e a história conseguiu me surpreender até o final, eu não sabia o que o zumbi ou o que os moradores da cidade em que ele estava fariam em seguida, sem falar que a história começou de maneira bem simples, com um homem retornando dos mortos, mas no fim isso gera problemas gigantescos.

Não deixem de ler Morgan: O Único, o livro é escrito de maneira belíssima e consegue te prender do início ao fim. Leitura obrigatória para todos os fãs de zumbis.

Nota: 10

Booktrailer

19 comentários:

  1. Nota 10? Então o livro realmente é ótimo! Ainda não conhecia, mas de início a capa e o título me instigaram bastante, mas lendo sua resenha vi que preciso ler esse livro, tipo, não gosto muito do tema, mas parece que ficou bem interessante nesse livro que parece ser viciante e bem desenvolvido.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi (:
    Fiquei curiosa em relação ao livro; acho que nunca li nenhum sobre zumbis..
    E também preciso de um livro que acrescente novas palavras ao meu vocabulário, os que leio sempre tem a escrita leve..

    Bj.
    sobremeuslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, desculpe não estar comentando sobre o post em si, mas acredito que ainda sim lhe interessa, afinal tem um selo pra você no Lar da Escriturária :)

    ResponderExcluir
  4. É bom saber que a nossa literatura nacional vem melhorando e se aperfeiçoando a cada dia,esse livro parece ser bem sinistro e interessante,fiquei com vontade de ler :)

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. rOD!
    zUMBI COMO PROTAGONISTA É BEM DIFERENTE.
    e NOTA MÁXIMA? O LIVRO DEVE SER ÓTIMO.

    FELIZ DIA DO AMIGO!!

    "AMIGO, palavra tão fácil de se escrever e pronunciar, mas tão difícil de ter. AMIGO, é aquele que nos ampara nos momentos difíceis, é aquele que nos crítica nos erros e fraquezas, é aquele que não engana, que não elogia para não explorar. AMIGO, é aquele que sente a nossa ausência e chora quando choramos."

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração e um final de semana iluminado, cheio de carinho e felicidade!!
    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Aaah eu adoro os zumbis!(não sei bem o motivo, mas amo os clássicos filmes antigos) Nunca vi nenhum livro com um como protagonista, estou encantada com essa capa! Amei sua resenha! Notra 10? Aaaah preciso ler!!!

    Eu entendo sua opinião sobre os livros de auto-ajuda ;)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella
    Feliz dia do amigo *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo!
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, eu já li um livro sobre zumbis e confesso que o tema não me agradou muito, mas você conseguiu me deixar curiosa. Se tiver a oportunidade vou ler!
    Beijos.

    Rafa Vieira
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostei demais do seu blog muito bem elaborado e gostoso de ler, depois desse texto acima vou ver se leio o livro rs, deve ser bom mesmo.
    Obrigada por participar dos meus blog, assim que postar seu link aviso, pois sigo a ordem das inscrições, tenha uma bom final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Zumbis por um autor nacional? Acredito que seja a primeira vez que vejo algo sobre isso e posso dizer que gostei. A capa é de fato muito interessante.
    O terror não consegue fugir dos clichês, mas algumas vezes encontramos coisas que se diferenciam e parece ser o caso deste livro. Quando você citou que não era um zumbi irracional, me lembrei do anime Sankarea, que tem justamente isso, mas a zumbi da história jamais pode ser comparada a um animal, pelo contrário kkkk
    Se tiver a oportunidade, certamente vou ler este livro.
    Parabéns pela resenha e desejo sucesso ao autor.

    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Rodrigo!
    A capa e a sinopse desse livro me conquistaram em cheio.A sua resenha ficou bem elaborada e ajudou a elucidar fatos importantes da obra.
    Um grande abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. OMG! Encantada! Ótima resenha!
    Adorei a postagem. Aliás, o blog é maravilhoso.Parabéns pelo sucesso!
    Estou seguindo, viu? Se puder retribuir lá no meu, ficarei feliz...
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    xoxo

    ResponderExcluir
  12. Olá ótima resenha, pelo seu ponto de vista o livro parece muito bom mas eu realmente não gosto de zumbis nem em filmes muito menos em livros rsrs

    abraços

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar
    Mas não é o tipo de livro que me chama atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá,deixei um meme pra você lá no meu blog ,depois olha lá ^^

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Uau Rodrigo! Adorei a resenha e já adicionei o livro no Skoob. Entendo sua empolgação. No ano passado tive a oportunidade de ler livros ótimos de autores nacionais e, como você, defender que no Brasil também se sabe fazer ficção de qualidade. Um dos pontos que mais gostei da resenha e me despertou curiosidade do livro foi sobre as atitudes de Morgan: sobrevivência, instinto e pensamento. Aliado ao foto de ser verosímil.


    Boas leituras!
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  16. Cada vez que eu vejo mais um talento nacional despontando e principalmente na área da fantasia fico feliz e não desisto de acreditar que talvez um dia eu chegue lá também! ^^
    Não o conhecia, mas vou adicionar no Skoob para entrar na minha nada pequena lista de leitura!!

    Obrigada pela visita no meu blog!
    Esse filme do qual eu falei(Os Fantasmas se Divertem) é sem o Jhonny Depp, mas é muito bom. O Tim é um gênio, né?!

    Beijusssss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Pra ganhar um 10, o livro tem que ser muito bom, ein? Não o conhecia, mas tenho admirado que os autores nacionais estejam ganhando espaço no mercado nacional. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Olá Pessoal. Gostaria mais uma vez de agradecer as palavras do Rodrigo, e também de todos vocês que comentaram no post.

    Caso alguém tenha interesse no livro, pode comprar diretamente no meu blog http://listasliterarias.blogspot.com.br/p/morgan-o-unico.html que os exemplares vão com dedicatória exclusiva.

    Parabéns ao Rodrigo pelo Blog, e pela qualidade de suas resenhas.

    att,

    ResponderExcluir
  19. Esse parece ser um bom livro,mas estou atrás de um mais forte.
    Essa semana,comprei ''A DANCA DA MORTE'' do Stephen King.Quando eu tiver uma oportunidade,vou dar uma conferida nesse.Curti.bjsss

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.