Pesquisar neste blog

domingo, 15 de julho de 2012

Crítica: O Espetacular Homem-Aranha

Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Martin Sheen, Rhys Ifans, Sally Field, Denis Leary, Chris Zylka, C. Thomas Howell, Campbell Scott, Julianne Nicholson, Annie Parisse, Irrfan Khan, Stan Lee, Amber Stevens.
Direção: Marc Webber.
Gênero: Ação.
Distribuidora: Sony Pictures.
Orçamento: US$ 220 milhões.
Sinopse: O Espetacular Homem-Aranha é a história de Peter Parker (Garfield), um estudante rejeitado por seus colegas e que foi abandonado por seus pais ainda criança, sendo então criado por seu Tio Ben (Sheen) e pela Tia May (Field). Como muitos adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como ele se tornou a pessoa que é hoje. Peter também está começando uma história com sua primeira paixão, Gwen Stacy (Stone), e juntos eles lidam com amor, compromissos e segredos. Quando Peter descobre uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai, ele começa uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais – o que o leva diretamente à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Ifans), antigo sócio de seu pai. Procurando por respostas e uma conexão, Peter comete um erro que o coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como Homem-Aranha, Peter tem que tomar decisões que podem alterar vidas, para usar seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.

Nota importante: esse filme é um reboot e não um remake.
Reboot: A história de uma franquia é zerada e é mostrada desde o início com atores, personagens e uma história diferente.
Remake: significa literalmente “refazer”, quando pegam um filme e fazem tudo de novo, mas com os mesmos personagens e com a mesma história.

Espetacular é a palavra perfeita para descrever esse filme, tanto pelas excelentes interpretações dos atores como pelo roteiro que contém muito humor, ação e que consegue criar uma nova visão do Homem-Aranha que consegue ser tão boa quanto a da trilogia estrelada por Tobey Maguire.

As críticas sobre O Espetacular Homem-Aranha têm sido muito diversificadas, alguns amam o reboot, outros odeiam, outros falam que ele é bom mas inferior a trilogia dirigida por Sam Raimi. Bem, eu fico muito feliz de dizer que eu faço parte do grupo daqueles que amaram o filme, e eu sinceramente penso que ele é tão bom quanto os filmes mais antigos. Nessa crítica eu vou tentar expressar tudo o que fez gostar imensamente dessa película, e fazer algumas comparações dela com a trilogia antiga.

Desde o início já é possível ver como o diretor Marc Webb conseguiu reproduzir na tela o seu próprio estilo de filmar e de conduzir uma história, a história aqui tem um ritmo mais dinâmico e acelerado, algo que apreciei muito pois dá ao filme identidade própria. O roteiro também é muito bom, os roteiristas pegaram alguns temas que não estavam presentes nos outros filmes e que com certeza fizeram a diferença nesse, como por exemplo o atrito do Homem-Aranha com a polícia, que na trilogia anterior quase não foi mostrada, sem falar que nesse filme os conflitos de Peter são mais explorados e um pouco da ação deixada de lado.

No filme o Peter é o foco principal, claro que os outros personagens também são explorados, mas eu percebi que os roteiristas deliberadamente se preocuparam mais em desenvolver os dramas pessoais de Peter, e Andrew Garfield fez um trabalho excelente com o seu personagem, a maneira como ele foi capaz de expressar as dúvidas e tristezas do Peter me comoveram, e o ator teve uma química excelente com Emma Stone, seu par romântico no filme. Eu tenho ouvido que as pessoas não gostaram do fato do Peter ser tão estiloso no filme, pois nos quadrinhos ele era um nerdão fora de moda, mas isso era nos anos 60, hoje em dia ser nerd está na moda, os roteiristas apenas perceberam isso e colocaram no filme.

Mas o filme não é perfeito, claro, os roteiristas não conseguiram criar cenas tão memoráveis quanto o beijo de cabeça para baixo do Peter e da Mary Jane no primeiro filme há 10 anos. O Lagarto é um bom vilão mas ele não foi tão marcante quanto o Duende Verde e Dr. Octopus, e apesar da idéia deles colocarem algumas expressões faciais nele ter parecido uma boa ideia na teoria, na prática ficou bem estranho. Algo que também me incomodou foi a relação de Peter com seus tios, ele é rebelde demais, em poucos momentos ele demonstra o quanto gosta do tios.

Enfim, O Espetacular Homem-Aranha conseguiu cumprir seu objetivo de reiniciar a história do herói de maneira muito digna, e apesar de alguns defeitos o filme é excelente e irá entreter tanto os fãs e não fãs do herói, agora só falta esperar as sequências e ver se elas vão conseguir manter a qualidade.

Nota:10 

15 comentários:

  1. Embora tua resenha tenha dito tudo de bom do filme. Ele não saiu da minha lista de: filmes que nunca gastarei para ir ver no cinema. E talvez veja apenas quando um dia passar na tv.

    Acho que (apesar de adorar Spiderman) há outros heróis para serem melhor explorados. Tão recentemente teve o último. E querendo ou não, de novo o início de tudo?
    Pode ser uma nova história (não sei se curti muito as mudanças), mas não me conquistou.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A princípio eu tinha ficado meio pé atrás com o filme, pois gostei muito do primeiro. Mas aí um colega assistiu, recomendou e eu fui com meu marido ao cinema. Simplesmente amei!
    Essa versão traz um Peter que precisa lidar com a questão da maturidade, do tornar-se homem, muito antes de ser um herói. Me amarrei nas cenas dele testando e descobrindo suas habilidades de aranha com o skate.
    Concordo com vc em relação à cena marcante e ao comportamento dele com os tios, mas nada que ofusque a geniosidade do filme.
    Otima resenha! ;)

    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quando eu assistir, acho que vou gostar de O Espetacular Homem-Aranha! :) Ah, gostei de você ter explicado as diferenças entre reboot e remake!

    Vanessa,
    http://500wfe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei, mas não consigo me acostumar com esse novo homem aranha
    Sempre vou achar estranho
    Mas tenho que ver o filme

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda não consigo "aceitar" esse reboot, sabe? Pra mim essa nova franquia nunca vai ser tão boa quanto a outra foi. Acho que o Tobey sempre vai ser O Homem-Aranha pra mim, assim como a Kirsten Dusten sempre será a Mary Jane. O Andrew Garfield e a Emma Stone tentaram... mas não é a mesma coisa.
    Assim como você disse, os vilões foram melhores nas outras franquias. E como assim o Peter ser revoltado? Ele sempre amou os tios mais do que tudo!
    Enfim... pra mim essa franquia não vai superar a outra.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Peter ama muito seus tios, foi isso que eu estranhei no filme, ele não demonstra muito isso, ele está revoltado demais.

      Excluir
  6. Eu estou com a Luara (acima), apesar de ainda não ter assistido ao filme. Sei lá, não consigo aceitar um Homem-Aranha que não seja o Tobey Maguire e estou morrendo de medo desse reboot. Mas ainda criarei coragem e darei uma chance! uashasusah
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não vi o filme. Mas por ser um reboot creio que não vou me arrepender. A impressão que temos é que é uma história recriada né? kkk Pelo visto não é *-* Adorei sua crítica, meus parabéns. Sem contar que gosto quando os atores atuam bem, e eu acho que esse filme acontece isso, uma ótima interpretação. ;) Adorei o post, me atiçou ainda mais a curiosidade para ver.
    Sucesso SEMPRE, abração.

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, um reboot é uma história recriada, mas como se trata do Homem-Aranha não dá pra fugir muito da história.

      Excluir
  8. Eu sinceramente amei esse reboot, achei a escolha do elenco excelente, principalmente a do Peter. Mesmo você tendo achado que o lado rebelde do Peter foi uma coisa ruim, eu achei uma das melhores partes, mostra que ele é uma pessoa "real" e não só um personagem que tem que ser perfeito, mostrou um lado do Peter que eu adorei (acho que eu tenho uma queda por garotos rebeldes HAUSHS). O casal do filme é excelente também. Não posso mentir, eu gostei mais desse reboot do que da antiga trilogia, acho que porque o desenho 'O Espetacular Homem-Aranha' sempre foi o meu favorito!

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  9. Li muito a respeito do filme,achei a escolha do elenco acertiva,só que ainda não tive tempo de ir assistir.Quem sabe no próximo fim de semana :)
    Um Abraço Rodrigo.

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Sou do grupo dos que amaram o filme, realmente deu uma forma toda nova e bem-humorada do personagem, além de ser inteligentíssimo e não ser tão bonzinho, são características como essas que eu mais aprecio nos personagens. Adorei a análise :)

    ResponderExcluir
  11. Ainda nao vi o filme, nao gosto muito de reboot pois acho que é uma regressao. Não mais o que criar entao refazem uma historia de 10 anos atras quando estreou o primeiro homem aranha.

    Porem, sua resenha explicou muito bem e retratou o que podemos esperar (os que ainda nao viram). ME deixou curiosos e vou tentar ve-lo.

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Estava procurando opiniões sobre o filme. Quero assisti-lo mas, confesso que estava com um pouco de receio. Mas, é a segunda critica positiva que leio sobre o filme, então estou mais animada ainda para vê-lo. Recomeçar uma série é muito complicado, sempre terão as comparações!
    Gostei da crítica!

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tudo bem?! Sou super suspeita para falar de homem-aranha, pois ele é meu super herói predileto. Aaah a propósito amei a imagem no índice do blog, que linda *-* haha. Então, você foi a única pessoa que vi até agora que deu nota 10 para este filme, eu mesma não dei, apesar de amado o filme tenho muitas observações para fazer, mas enfim... Nossa você me relembrou do primeiro beijo inesquecível de Peter e da Mary Jane, realmente este beijo foi incrível, mas achei que ele foi um tanto recompensado com primeiro beijo de Peter e Gwen, que foi lindo também, mas com certeza não tão épico. O lagarto foi um bom vilão e prefiro ele ao Duende Verde, pelo qual eu tenho uma grande antipatia. Peter realmente está muito mais rebelde e agora que você falou percebo que os momentos afetuosos foram poucos. Em determinados aspectos eu prefiro a trilogia passada, mas confesso que esse filme me surpreendeu bastante. Estou com expectativas lá em cima para os próximos filmes. Aaah, fiz uma resenha deste no meu blog se tiver interesse ou mera curiosidade, dê uma passadinha por lá...
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.