Pesquisar neste blog

domingo, 21 de outubro de 2012

O Infame Spam



OBS: Em primeiro lugar eu quero dizer que o que está escrito aqui é a minha opinião pessoal sobre esse assunto, não recrimino ninguém por discordar de mim, mas por favor sejam educados no comentários.

O Spam é um assunto cada vez mais recorrente nas discussões em blogs literários atualmente, com o número cada vez maior de blogs falando sobre livros os blogueiros começaram a sentir a necessidade de começar a divulgar o seu blog pelas redes sociais (no skoob principalmente) e pelos comentários nos blogs de outras pessoas. Para aqueles que estranham tal termo, Spam é aquele e-mail, mensagem de texto ou recado na sua rede social que você recebe fazendo propaganda sobre algo. A pergunta principal é: Spam é algo ruim ou não? Infelizmente essa pergunta não é tão simples de ser respondida.

Se você tem um perfil na rede social skoob, muito provavelmente já recebeu aquele recadinho de algum blogueiro para conhecer o blog dele ou a promoção que ele está organizando, algumas pessoas acham isso extremamente irritante, outras (assim como eu) apreciam muito. Sim leitores, eu gosto de receber recados sobre blogs e promoções, a maioria dos blogs que eu visito regularmente eu conheci assim, e afinal quem não gosta de participar de promoções? Eu adoro, principalmente nos últimos meses já que ganhei umas duas ou três e agora me sinto mais motivado a participar delas.

Claro que nem tudo são flores, alguns blogueiros ficam tão desesperados para terem reconhecimento na blogosfera que mandam o mesmo recado mil vezes para a mesma pessoa, algo que é irritante para todos (até mesmo eu), afinal já é mais do que suficiente mandar apenas um recado, se eu me interessar visitarei o link, se não for do meu interesse bola pra frente e continue com a divulgação, não precisa encher minha página com o mesmo recado, dá a impressão de que você está esfregando a mensagem na minha cara.

Bem deixando de lado esses blogueiros irritantes, eu digo que eu compreendo que os blogs precisam de divulgação para crescer, não estamos em 2009, um período em que era muito fácil ficar famoso na blogosfera pelo fato dos blogs falando sobre livros serem escassos, uma simples busca no Google já era suficiente para muitos leitores caírem no seu blog, mas os tempos mudaram e a concorrência aumentou, sem divulgação o blog demorará muitos anos para crescer, mesmo que o conteúdo dele seja de altíssima qualidade.

E hoje em dia, mesmo que você diga que não, inconscientemente você já faz spam, quando você participa de uma promoção e precisa twittar uma frase para ganhar chances extras você não está fazendo uma “divulgação indesejada” da promoção do blog alheio? Quando você comenta em um blog e deixa o link do seu próprio blog no finalzinho do comentário para talvez o blogueiro visitar e retribuir você também não está fazendo spam? Enfim, por mais que você diga que odeia e que abomina o spam, você algum dia já fez.

Eu não discrimino ninguém por não gostar das tais “divulgações”, já conheci algumas pessoas que realmente não visitam blogs e nem se interessam em promoções, então para elas esse recados são apenas irritantes. Para evitar desentendimentos e brigas o mais fácil a se fazer é dar uma olhada no perfil da pessoa, se ela disser claramente que não quer divulgações na página dela não insista, além de você não conseguir novas visitas para o seu blog você ainda vai ouvir alguns xingamentos, restrinja os recados apenas para aquelas pessoas que dizem especificamente que não se importam em receber indicações de blogs e promoções, e procure nos grupos do skoob aqueles que estão de mente aberta para divulgações.

E quanto ao spam nos comentários de um blog? Se a pessoa tiver a decência de deixar um comentário de qualidade, provando que leu a postagem, e no fim deixar algo do tipo: “me visita”, não reclamarei, terei prazer em visitar o blog do indivíduo e retribuir, afinal os blogueiros tem que se ajudar.


Opinião dos leitores:

Os seguintes comentários eu retirei do post da Lista Negra da Blogosfera, e farei alguns argumentos sobre a tal divulgação no skoob a partir deles .

“Se eu estiver interessada em sorteio, MEME ou o que seja, eu vou procurar, ninguém precisa ficar enchendo minha caixa de mensagens do Skoob com isso, ou fazendo SPAM no Twitter, ou indo no meu blog e pedindo pra eu seguir de voltar.
Ou vocês vão me dizer que adoram aquele pessoal do telemarketing ligando e insistindo em algo que vocês NÃO QUEREM????
Pois SPAM é a mesma coisa, principalmente se você não me conhece, só me achou em alguma rede social porque eu marquei um livro como desejado, ou mencionei que quero ler livro tal.”

Se eu adoro aquele pessoal do telemarketing ligando pra mim? Não eu não adoro, então o que eu faço, quando o pessoal do servidor UOL me liga perguntando sobre antivírus e Back Up? Simplesmente digo que não me interesso e não quero. Simples.

“todos os blogueiros que começam a defender spam com esse mimimi de "meu blog é pequeno e PRECISA de divulgação" já eram no meu conceito. Tenho um blog há um ano e meio, boas editoras parceiras e um número não baixo, nem alto de seguidores e posso afirmar com propriedade: NÃO É NECESSÁRIO E NEM NUNCA FOI FAZER SPAM!
Nunca recorri a isso, sempre fiz pouquíssima divulgação (até porque, você deve ter um blog porque gosta de escrever, e não porque quer seguidores) e esperei pacientemente que as pessoas descobrissem meu blog por si mesmas!
NINGUÉM precisa te direcionar pro que você quer ver. Ter um conteúdo legal, comentar em outros blogs, ter perfil no Twitter e Face, divulgando o que você faz apenas para seguidores e amigos é a receita pro sucesso sem desrespeitar ninguém.
E me desculpe, mas fazer spam é um desrespeito e se você mesmo sabe que é irritante, não vejo como pode achar que isso vai te beneficiar ou trazer seguidores de peso (aqueles que leem de verdade o que vc escreve e se interessam). Porque né, ter seguidores do tipo "me segue que eu te sigo" é muito fácil e, sinceramente, medíocre.”

Eu respeito totalmente a sua opinião, você gosta de escrever e não se importa se os outros vão ler ou se o seu blog vai ser famoso, ele é algo extremamente pessoal e você gosta assim, mas muitos blogueiros não gostam de ficar falando sozinhos, por mais que seja prazeroso escrever um blog alguns querem ser ouvidos, e desculpe, mas eu discordo da sua opinião de que fazendo divulgação no skoob seja impossível conseguir leitores assíduos, muitos dos meus leitores mais fiéis conheceram o meu blog assim.

Bem isso é tudo o que eu tenho a falar sobre esse assunto, eu sei que meu ponto de vista pode ser ridículo para alguns, mas eu precisava dizer o que eu penso sobre isso.


E quanto a vocês, o que pensam sobre o spam?

14 comentários:

  1. Spam é um assunto bem discutível,existem aqueles que não se importam em receber e outros que detestam.
    Sempre recebo e não me incomodo,encontro pessoas muito educadas que me deixam esse tipo de recado.Eu sempre levo tudo na esportiva.Acredito na boa divulgação e pessoas que fazem uso dela.

    Abraço Rodrigo!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo que não é impossivel conseguir leitores assiduos com divulgação, mais ainda acho que a maioria é só mais um numero.
    Eu adoro conhecer novos blogs, e também adoro ler resenhas de livros que eu quero ler e promoções. Mas acho que algumas pessoas exageram, e me passa a impressão de que eles estão desesperados apenas por seguidores e nao leitores.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, spam pode ser muito positivo, só é ruim quando a pessoa exagera e coloca o mesmo comentário e/ ou recado 500 vezes. Eu acredito que sem divulgação não vão haver muitos seguidores, há quem goste de ter um punhado de seguidores e escrever para as paredes, só faz um blog para passar o tempo, mas quem quer levar isso mais a sério precisa divulgar, se não qual a graça de escrever e querer ter seu trabalho visto, porém não ter ninguém pra ler?

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo!
    O assunto Spam é bem questionável e acredito como tudo na vida, tem os dois lados: bom e ruim. O mais importante é ser comedido, manter o equilibrio.
    Coisa pior vejo na blogosfera e são assuntos não discutidos...
    Desejo uma emana cheia de luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo, realmente a questão do spam leva a diversas discussões, eu não sou muito do tipo que me importo com divulgações, até por que fiz muito isso no inicio do meu blog, e de vez em quando quem sabe resolvo divulgar ainda, mas acho que tudo há um limite não é? Tem gente que exagera, vejo pessoas comentando só para dizer "Visita meu blog?" com o link, ARRG! Nem leu o post e ainda quer que passe no blog? Detesto isso. Tudo bem quem comenta algo sobre a postagem, o problema é quando só passam comentando no blog para dizer apenas isso. =PPP

    beijos!

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  6. Eu nao importo com divulgação desde que nao seja insistente. Acho que a gente nao deve fazer com os outros o que nao queremos pra nós mesmos e ficar insistindo e enchendo o saco é chato... Detesto incomodar os outros.

    Nao vejo problema em ajudar o blog seguindo de volta. Reconheço que nao comento em todos os blogs que sigo pq nao vi afinidade em alguns, ou pq nao curti muito o conteudo, ou pq acabo esquecendo mesmo, mas acho que nao custa nada ajudar seguindo. O que nao gosto é de gente que pede pra seguir mas nao quer seguir de volta. tipo.. puta egoismo, meu...

    tb nao curto gente mal educada que deixa essas mensagens grosseiras em seus murais... acho ridiculo e totalmente sem necessidade... gentileza gera gentileza. qdo vejo esse tipo de coisa, logo me afasto... nao deve ser uma pessoa muito agradavel de se conviver... bando de mal amados.. rsrsrs

    Acho que divulgação é legal e necessaria ate certo ponto pq tudo que é exagerado é ruim... nao acho que num comentario deixar o link do blog seja um spam... eu vejo isso como a identificação de que blog a tal pessoa é e facilita na hora de visitar o blog e retribuir comentarios e afins. Agora, o sujeito ir no blog e comentar um "adorei seu blog, me segue tb?" em um post qualquer me mata de raiva.... eu nem respondo nem visito o blog...

    Acho dificil conseguir leitores com divulgações, mas sempre tem um naquele meio que vai se interessar... eu ja me interessei por varios que vieram de divulgações e sou leitora deles...

    Parabens pelo post! Muito bacana! Outras pessoas deviam ler pra se tocar rsrsrs

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que te conheci numa dessas divulgações e é um dos blogs que mais gosto.. :D Link é de lei..

      Excluir
  7. Spam é um assunto que dá o que falar!! Cada um tem uma opinião...É complicado.

    Todo mundo faz spam, só não assume e fingi que não faz...Mais tenho que concordar spam demais irrita muito...como voce mesmo disse: "não precisa encher minha página com o mesmo recado, dá a impressão de que você está esfregando a mensagem na minha cara." Acho que já diz tudo.

    Eu não me importo com divulgações, mais que não esfregue em minha cara...Eu já fiz isso um dia, bem no começo do blog, mais acabei vendo que não vale a pena, hoje sou de boa, divulgo no twitter e na página do face e pronto acabou...o que mais chama leitores para um blog na verdade não tanto a divulgação, sim a escrita, o conteúdo do blog é essencial, mais custa retribuir os comentários...comentários feito com carinho e lido o post alheio, chamar mais leitores do que uma promoção. Então, senhores e senhoras blogueiras sejam humildes...

    Beijos
    ótimo post.
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENtão também acho isso... divulguei pelo Face e twitter. mas tb pelo skoob.. e sempre tem alguém muito legal no skoob que gosta dos blogs.. tb acho que é pelo conteudo.. ng curte o que nao gosta neh.. eu acho pelo menos... em 4 meses consegui 1800 curtidas.. ta bom pra mim..

      Excluir
  8. confesso eu nao curto muito quem fica mandando eu seguir o blog (na minhas postagens) que eles seguem de volta
    eu tento até ser educada, as vezes eu leio a postagem da pessoa e comento e digo porque nao vou seguir e pergunto pq ela nao teve a descencia de ler o que eu escrevi.
    mas se a pessoa divulgar e comentar legal eu até que nao me importo sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. éé concordo contigo.. vai no blog e posta me segue?? porra meu.. fala sério.. ve se pelo menos le o que eu postei... sacanagem..

      Excluir
  9. Discordo totalmente da opinião ali por ultimo. que vc tambem discordou.. Cara se vc quer que seu blog cresça, tem que haver divulgação. Muitos dos leitores do meu blog, que são assíduos, saíram do skoob... realmente acho que vc tem que olhar o perfil da pessoa primeiro.. eu sempre mando um recado comentando o perfil dela e vc ja ganha com isso..

    Agora vim falar.. a meu blog é pqueno... precisa de divulgação... me ajuda... isso já é chato.. meu vai direto ao assunto.. tipo

    Tenho um blog literário? Gosta de leitura vanha conferi? Obrigado pela visita..

    tem gente que ja manda recado se desculpando.. po meu entao nem manda.. kkk eu peenso assim.. coments mó grande.. tenso...
    E eu sempre coloco no fim dos comentarios me VISITa?
    só pra lembrar que tb gosto de comentários..

    Coments Respondido em
    http://tematoa.blogspot.com.br/2012/10/caixa-de-correio-13.html
    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse é um assunto bem complicado. Penso como você: o spam é aceitável até o momento que não se torna insistente demais. Já enviei muitos convites pelo Skoob e muitos leitores conheci através dele, mas sempre procurei ler o perfil dos usuários para saber de interesse e tudo mais.
    Aliás, também não tenho nada contra quem não gosta. Acho apenas desnecessário xingar alguém por causa disso, sendo que é muito fácil (e rápido) clicar no botão Excluir e ignorar o recado caso seja sua vontade.
    Mas para mim, pior do que cometer spam é comentar qualquer coisa em uma postagem (sem nem menos ler) e pedir visita. Tem outras formas de ganhar seguidores, não é?

    Enfim, um tema que dá muita discussão, por isso vou logo fazendo spam:

    Abraços
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eita assunto polêmico! Acho que a divulgação nem sempre é spam. Vivemos numa sociedade onde somos bombardeados de propagandas e tudo mais. O caso é o seguinte: há sempre dois lados, como foi dito lá em cima. Eu, por exemplo, não me importo nem um pouco em visitar e conhecer blogs novos e receber recados é uma forma de poder ter acesso a eles. Há inúmeros blogs que é impossível conhecer todos. O problema é quando é insistente. Se já mandou um recado para alguém, não mande de novo. Se ela quiser conhecer seu trabalho, irá visitar na sua primeira tentativa de cativa-la... Sei lá, eu já enviei muito spam, mas parei. Não porque não quero mais ou por perceber que é errado, mas por andar sem tempo... É complicado. rs'

    Abraços,
    Felipe
    A Hora do Livro

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.