Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A Extinção das Videolocadoras



Recentemente eu vi uma matéria interessantíssima no site Cinepop, onde um dos colunistas do site, Renato Marafon, mostrava o perigo que as videolocadoras correm de serem extintas.
Leiam um pedacinho da matéria:

“Segundo a UBV – União Brasileira de Vídeo, havia quase 14 mil locadoras no Brasil entre 2003 e 2005. Em 2009, esse número caiu para 6 mil. Hoje são menos de 4 mil locadoras.”

Sendo um cinéfilo há alguns anos, é claro que eu percebi que as locadoras de filmes estavam sumindo lentamente, eu poderia chutar o número de 5 videolocadoras que eu conhecia e visitava regularmente, dessas 5 só restaram duas, que sempre me salvam quando eu preciso desesperadamente alugar um filme. O que eu não esperava é que a situação fosse assim tão grave, se esses números estão certos então o numero de videolocadoras é menor que o número de municípios no país (temos cerca de 5 mil municípios no Brasil), ou seja, existem muitos lugares sem nenhuma locadora por perto.

Talvez muitos de vocês não considerem isso muito importante, mas para mim é como levar um soco na cara, eu sempre gostei de alugar de filmes, era como um ritual que eu precisava realizar todo fim de semana, hoje em dia a freqüência com que eu vou a uma locadora diminuiu, mas nem por isso tornou-se menos prazeroso.

Atualmente todo mundo prefere baixar ou assistir filmes online na net, nada contra, eu também faço isso às vezes, mas assistir um filme no PC não substitui a experiência de ver um DVD, afinal a tela do meu computador não é nem de longe tão grande quanto a da minha TV, e não tem o volume tão alto também, “ah mas você pode gravar o filme em um DVD e assisti-lo na TV Rodrigo”, ainda assim ele não virá com os extras do DVD, como as cenas cortadas, as entrevistas com os autores, os erros de gravação, entre outros, e sim eu poderia ver tudo isso na net, mas é muito menos prático, já que com o DVD tudo está a distância de alguns cliques do controle remoto.

Fico imaginando se daqui a uns 10 anos as locadoras serão uma grande raridade como as lojas de vinil, que podem ser encontradas em algumas livrarias grandes como a Saraiva, ou em pequenas lojas escondidas nas cidades grandes (sem chance de existir uma loja dessas em uma cidade pequena), mas mesmo se isto acontecer eu não irei parar de procurar videolocadoras.

E vocês leitores, vão sentir falta das locadoras?

17 comentários:

  1. Olha acho que todo recurso que pudermos ter para ver nossos amados filmes deveriam permanecer, queria que não se extinguissem.
    Acho também que precisamos de um espaço que ainda não deixaram a gente ter, essa coisa de ficar na mão dos cinemas é muito chato, eles ditam filmes e muitos são os que não quero ver.
    Não sei se o caminho seria CINE CLUBES, sei lá, tenho dúvidas....
    Ótima matéria amigo, esta lançado o debate!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, amo locadoras... Teve uma que acava algumas raridades que foi assim: Junho tava aberta, agosto sumiu =/
    Eu morro se as locadoras desaparecerem: não tenho paciência de baixar filmes... Um ou outro só. Prefiro baixar séries e animês, e ainda assim, nem vi todos ainda...
    Só sei que eu não irei parar de alugar filme u.u

    ResponderExcluir
  3. Oláa! Achei mto interessante esse post, pois tem uma locadora na mesma rua onde moro e ele está vendendo os dvd (oeeeee como assim?!) Pra ti ver como não tá fácil viver de dono de locadora, além disso ele colocou computadores, para ser tipo lan house (futuramente será?) e xerox... acho que ele lucra mais com isso do que com o aluguel dos dvds so bad =\

    Supeeer beijo!

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiiie!
    Nossa faz algum tempo que não vou a uma locadora, mas ficaria muito triste se elas desaparecessem (o que acho que vai acontecer mais cedo do que a gente imagina). Não adianta... hoje em dia a maioria das pessoas baixa filme da internet, sai muito mais barato, e alguns vem até com MENU !
    Amei o tema!
    =)
    Fique com Deus e bom feriado!

    http://oceano-literario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa nem sei quanto tempo não vou em uma locadora... mas mesmo assim, nunca fui de ver os extras dos filmes... acostumei realmente a baixar o filme ou comprar... hoje em dia ta tudo tão facil com preços pequenos na internet.. e também quando eu gosto de um filme, eu sempre compro pra deixar na coleção... Agora quanto ao problema do tamanho... eu conecto o PC na tv pelo HDMI, uso o home theater para o volume e meu mouse e teclado sem fio para controle remoto... na verdade acho que não vou sentir falta das locadoras... Tem um site de torrent.. chama Bj.ME que voce baixa a cópia própria do DVD... Vem com os extras, menus e tudo mais... Outra coisa também, estou acostumado com filmes baixados em Full HD, então a qualidade do próprio DVD está medíocre ja... grande abraço desuculpa pela resenha aqui.. askodoaskdaos

    Coments Respondido em http://tematoa.blogspot.com.br/2012/10/na-minha-estante-1-harlan-coben.html
    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por me apresentar essa alternativa para os DVD's Guilherme, vou experimentar um dia parece ser bem interessante, mas mesmo assim se as locadoras sumirem eu vou sentir falta delas, de ir até elas e ficar um tempão escolhendo o filme que vou levar e depois arranjar um tempo na rotina para leva-lo de volta, eu acho que todas as mídias disponíveis para os cinéfilos verem filmes deveriam existir para sempre.
      Quanto ao tamanho do comentário não se preocupe, fique a vontade para escrever o quanto quiser, rsrs.
      Abraços.

      Excluir
  6. Eu adorava ficar indo na locadora e olhando todos os filmes que estavam por lá. Uma pena que elas tenham perdido espaço para os downloads, de verdade. A magia de pegar um dvd, ler a sinopse e escolher qual levar para casa se acabou. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo,
    Eu adoro seus textos ;)
    Com certeza vai ser uma pena se as locadoras sumirem (aqui perto tinha tantas e hj em dia só tem uma)Adorava o ritual do fim de semana!
    Minha mãe sempre escolhia filmes de "terror" que me matavam de rir kkkk
    Não importa a facilidade de baixar filmes, eu ainda quero poder ir na locadora!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo,
    É mesmo triste ver que as locadoras estão desaparecendo, em cidades menores já são raras. E duas das que eu costumava locar faliram. Por isso não tenho muitas oportunidades de locar filmes. Só nas grandes Vídeo Locadoras, e as mesmas também se tornam cada vez mais raras. Lembro também da época em que costumava locar cartuchos para o Nintendo. Bons tempos.

    Gostei do texto!
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  9. Eu lembro que quando a pirataria era menos intensa e não existia tanta facilidade no acesso a internet era quase impossivel você encontrar um respectivo filme numa locadora, pois sempre alguém já tinha levado. Outro ponto que "afundou" as locadoras é o custo. Aqui, por exemplo, perto da minha casa tem uma cujo os DVDs lancamentos custam R$3,50. Do lado de fora, o mesmo DVD pirata, por R$1,00. Realmente, fica dificil competir.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Rodrigo!
    Eu frequentava muito as locadoras, todo final de semana locava filmes para assistir no sábado e domingo que são dias que não passa nada de legal na TV, mas agora o jeito é comprar os DVDs porque perto da minha casa não tem mais nenhuma locadora, todas faliram. Tem um meme para você lá no blog! ;)
    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  11. Ei Rodrigo!

    As locadoras eram bem convenientes, pois eram tão práticas, você ia lá e o filme já estava te esperando, uma pena que tenha acabado, se bem que ainda há algumas. Mas do jeito que está o acesso aos filmes onlines e pra baixar, era de se esperar.. POst muito bem comentado e trazido para discussão.

    Bom Domingo, Beijos :D

    ResponderExcluir
  12. Eu adorava ir na locadora e ficar olhando durante um tempão ate escolher o q ia levar, também era um ritual de todo fim de semana, aqui na minha cidade muitas locadoras fecharam, no meu bairro só tem uma. Não temos como negar que a facilidade de assistir em casa no PC e até mesmo comprar pirata sai financeiramente mais em conta.
    É uma pena que muitas locadoras estejam fechando, tem filme antigo que só encontramos nas locadoras e sem elas ficaremos como já que não encontramos na net ?
    Ótimo texto!

    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Rodrigo, tudo bem?
    Confesso que não vou sentir tanta falta delas, e nem é porque eu baixo filmes na internet, mas é porque eu não assisto mesmo.
    Porém ainda fico triste com o desaparecimento da mesma, e também não sabia que era tão grave assim. Meu tio é proprietário de uma e já afirmou que acredita que a locadora dele só vai durar uns dois ou três anos a mais. Ninguém mais aluga filmes, ele afirmou.
    Quando menor, eu ia bastante à locadora. Adorava ficar meia hora lá escolhendo o melhor filme e pedindo a opinião do dono.
    Creio que muita coisa irá sumir quando elas deixarem de existir, até porque nem todos os filmes estão disponíveis na internet.
    Beijos,
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Com certeza sentirei muita falta das vídeos locadoras porque como você disse é um ritual do fim de semana .

    euvivolendo.blogspot.com me visita ?

    ResponderExcluir
  15. Já sinto falta, as que exitiam perto de onde moro já se foram Há muito tempo

    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Confesso que acho mais prático assistir pelo pc, mas com certeza assistir em dvd tem lá suas diferenças. Realmente as locadoras estão entrando em extinção, e não acho isso nada bom. Sentirei muita falta, tomara que elas não sumam!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.