Pesquisar neste blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Novidades na Minha Estante de Livros #2

Olá queridos leitores, eu finalmente consegui vencer a preguiça e tirar as fotos dos livros que ganhei e comprei nos últimos meses para que vocês deem uma olhada. Alguns dos livros de hoje eu comprei em uma promoção imperdível que teve no aniversário da Livraria Valer em dezembro do ano passado (todos os anos ela faz essa promoção e os livros ficam com menos da metade do preço!), e os outros eu ganhei em sorteios de blogs literários, e devo dizer que eu fiquei muito surpreso com a sorte que tive, nunca ganhei tantos sorteios de uma vez, mas acredito que todos nós passamos por uma onda de sorte de vez em quando, este ano eu duvido que isso se repita. Como eu estou seguindo à risca a regra de não comprar muitos livros que estabeleci no Desafio Literário a quantidade de livros não é muito grande, mas mesmo assim espero que vocês gostem.

Em primeiro lugar eu quero mostrar estas duas obras da autora Lesley Pearse, Roubada e Belle, o primeiro foi obtido na promoção da Livraria Valer e o segundo eu ganhei no Top Comentarista do blog Only The Strong Survive, estou ansiosíssimo para ler Belle, mas levando em conta em conta o seu tamanho avantajado (ele possui cerca de 560 páginas) creio que irei ler Roubada antes, assim posso me acostumar com a narrativa de Lesley e me preparar para o que me espera em Belle.




Assédio Sexual (Michael Crichton) e Capitães de Areia (Jorge Amado) também foram adquiridos na promoção da Valer, eu comprei os dois por simples curiosidade, ambos tratam de temas polêmicos (assédio sexual no trabalho e crianças abandonadas nas ruas) e espero que algum deles consiga me emocionar e/ou chocar.






Eu ganhei Starters (Lissa Price) no sorteio do blog Meu Jardim de Livros (obrigado Sora!), essa distopia ficou bem famosa nos últimos meses e apareceu em vários blogs, a maioria das resenhas classificou o livro entre razoável e bom, não sei o que esperar dele e nem tenho grandes expectativas, mas a premissa dele com certeza é muito intrigante.






 
Cruzando o Caminho do Sol (Corban Addison) chegou até mim através do Top Comentarista do blog Na Parede do Quarto (obrigado Ana!), esse livro é muito bem avaliado no Skoob, a sua média lá é de 4.6, o que não é pouca coisa, e a maioria das resenhas que leio sobre ele só falam maravilhas sobre o livro, então espero muito dele.








OBS: Eu achei fantásticos esses marcadores personalizados que a Ana e a Sora fizeram para os seus blogs, acho que no futuro talvez eu faça alguns assim também.

Antes de encerrar este post eu quero pedir algo a todos os blogueiros, por favor, façam Top Comentarista em seus blogs, eles são o meu tipo de sorteio favorito, além de serem mais fáceis de vencer (tudo o que eu tenho que fazer é visitar regularmente um blog comentar o máximo que puder) eles ainda farão com que o número de comentários no seu blog aumente muito, assim tanto você quanto os seus leitores saem vencendo, pensem nisso.


Bem pessoal isso é tudo o que eu tinha para mostrar para vocês , espero que tenham gostado dos livros e que estejam ansiosos pelas resenhas, abraços.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dicas Para Blogueiros #2: Resenhas

Confira: 
Dicas para Blogueiros #1: Como conseguir leitores




Olá pessoal, hoje eu estou retomando uma velha coluna do blog da qual eu já não dava atenção há muito tempo e vocês provavelmente até já se esqueceram dela então me deixem relembrá-los, a coluna Dicas para Blogueiros foi criada com o objetivo de auxiliar blogueiros inexperientes com os seus blogs usando a experiência que adquiri com o decorrer dos anos visitando blogs.

Eu gostaria de ter dado continuação a esta seção meses atrás mas não tinha motivação ou inspiração para isso, então acabei deixando-a de lado, mas há alguns meses atrás recebi um e-mail anônimo de um leitor(a) que queria que eu escrevesse mais para que ele(a) pudesse melhorar o seu blog e deixá-lo tão bom quanto o meu, bem, como eu dedico a minha vida a agradar os meus leitores não preciso dizer que isso foi mais que suficiente para me deixar motivado e inspirado.

Como uma grande parcela dos meus visitantes possui blogs literários eu decidi dedicar este post especificamente para este público, com algumas dicas que eu criei com base nos blogs que visito.

Resenhas


Afinal, como escrever uma resenha de qualidade? Essa é uma pergunta um tanto difícil de responder, cada blogueiro tem a sua forma individual de se expressar, alguns escrevem de forma muito culta enquanto outros são mais coloquiais, sem falar que cada um deles possui um público específico, logo as diretrizes que cada um segue para escrever bem se diferenciam, mas em minha visão existem 5 pontos principais que se aplicariam a todos:

1 - Sinceridade: as resenhas são importantes para conscientizar os leitores dos pontos positivos e negativos do livro, assim como deixar o escritor ciente do que deve melhorar no seu trabalho, portanto é importantíssimo que o blogueiro seja totalmente sincero na sua avaliação.

2 - Revise o seu texto: nunca poste uma resenha antes de ler várias vezes o que escreveu, às vezes os piores erros de português podem passar despercebido, sem falar que relendo-a você tem a chance de perceber se algum trecho ficou mal escrito e reescrevê-lo, eu mesmo gosto de reler várias vezes o que escrevi até ter certeza de que fiz o meu melhor.

3 - Anote seus pensamentos: sempre que você ler um livro mantenha por perto lápis e papel para anotar as suas opiniões e reflexões que surgirem em sua mente sobre ele, assim no momento em que você for escrever a sua análise você já terá em mãos os tópicos que devem ser mencionados nela.

4 - Fotos: é um recurso interessante usar fotografias tiradas do livro que você resenhou, isso dá um toque especial à sua resenha e deixa ela mais charmosa, sem mencionar que você terá a chance de mostrar a diagramação ou algum detalhe interessante que mereça ser mostrado, mas lembre-se de não exagerar, entre uma e três fotos seria o ideal.

5 - Quotes: é comum alguns blogueiros colocarem aqueles pequenos trechos que se destacaram na leitura do livro na suas resenhas, o que não tem nada de mais, mas isso pode se tornar um problema quando você coloca um quote entre todos os parágrafos do seu texto, isso quebra a linha do pensamento de quem está lendo o seu texto e pode incomodar, é muito mais prático colocar todos eles apenas no fim do texto.

6 - Formatação: é sempre bom optar por uma formatação simples quando for postar a sua resenha, colocar muitas cores e fontes diferentes e enche-la de mimos pode incomodar a visão do leitor.

7 - A segunda sinopse: acho que todos já passaram por aquela situação de querer ler a opinião de alguém sobre um determinado livro mas acabou não encontrando-a na resenha porque o indivíduo decidiu criar uma sinopse gigantesca para ele, porque será que certos blogueiros mesmo depois de ter colocado a sinopse do livro junto com as informações dele (páginas, autor, editora...) sentem necessidade de criar um resumo detalhado sobre ele? Por favor, prestem atenção no que vou dizer: vocês não precisam criar uma sinopse para citar todas as minúcias do livro, se a pessoa veio até o seu blog para ler a sua resenha é porque ela já sabe o conteúdo do livro e está interessada na qualidade dele, e caso alguma pessoa ainda não saiba nada sobre enredo do livro você não fará ela se interessar apenas citando um resumo dele, limite-se simplesmente a falar sobre um pouco sobre a trama enquanto faz a sua análise, escrever 5 parágrafos de resenha sendo que 4 deles são apenas um resumo da história é pura enganação.

Eu espero que vocês tenham gostado das minhas sugestões e que as levem em consideração no seu dia a dia, eu não sou um especialista ou algo do tipo, sou apenas alguém que gosta de visitar blogs e que desenvolveu um ponto de vista sobre certos detalhes que viu no decorrer dos anos.

Caso vocês tenham sugestões de temas para os próximos posts da seção é só escrever nos comentários, abraços.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Desafio Literário e Cinematográfico para 2013

Tenho certeza de que a maioria das pessoas que estão lendo este texto agora já teve o costume de criar aquelas listinhas de metas com os filmes e livros que desejam ver e ler no decorrer do ano (eu mesmo já fiz muito isso), e provavelmente assim como eu, vocês também colocavam tantos itens na lista que era uma tarefa verdadeiramente impossível cumprir tudo, mas apesar de tudo sei que alguns ainda não largaram este hábito e insistem em criar uma nova lista todo ano, porém, eu já havia parado de fazer isso já alguns anos pois nunca conseguia fazer tudo, mas recentemente percebi que retomar esta velha prática na verdade seria bem útil, afinal, assim como muitos de vocês universitários eu tenho minhas obrigações e o meu tempo livre é cada vez mais precioso, então para aproveitar ao máximo as minhas folgas decidi estabelecer alguns objetivos em forma de desafios sobre os livros e filmes que pretendo apreciar este ano, e assim quem sabe eu consiga fazer o meu tempo ocioso valer realmente a pena.

Desafio Literário 2013

Este desafio será bem simples, depois de dar uma olhada na minha pilha de livros que ainda não li percebi que está mais do que na hora de tirar o atraso com as minhas leituras (já são 18 livros acumulados), sem falar que ainda tem muitos gêneros que eu não explorei tanto quanto gostaria, então os meus desafios serão os seguintes:

1 - Chegar ao fim do ano com no máximo 5 livros não-lidos;
2 - Ler um livro de terror;
3 - Ler um chick-lit;
4 - Ler um livro de ficção científica;
5 - Ler um romance;
6 - Apenas comprar livros novos nas férias de Julho e no Natal.

Para que tanto eu quanto vocês possamos acompanhar o meu progresso de perto eu vou listar aqui todos os livros que preciso ler em ordem alfabética, e com o passar do ano irei atualizar a lista acrescentando aqueles que eu comprei ou ganhei de parceria e com as resenhas dos que já li.

1 - Adeus à Humanidade - Márcia Rubim
2 - Assédio Sexual - Michael Crichton
3 - Belle - Lesley Pearse
4 - A Casa das Orquídeas - Lucinda Riley
5 - Capitães de Areia - Jorge Amado
6 - O Clã dos Magos - Trudi Canavan
7 - Cruzando o Caminho do Sol - Corban Addison
8 - A Farsa - Christopher Reich
9 - Histórias de Horror: O Mito de Cthullu - H.P. Lovecraft
10 - O Ladrão de Raios - Rick Riordan
11 - Ponto de Impacto - Dan Brown
12 - O Legado de Bathory - Alexandre Heredia
13 - Roubada - Lesley Pearse
14 - O Símbolo Perdido - Dan Brown
15 - Starters - Lissa Price
16 - Sussurro - Becca Fitzpatrick
17 - Viva Para Contar - Lisa Gardner
18 - Zenith - Julie Bertagna

Desafio Cinematográfico

É impossível ver todos os filmes que quero no ano, além de não ter dinheiro suficiente para isso eu não tenho tempo, mas sempre tem aqueles que se destacam do resto, aqueles que eu não posso deixar de assistir no cinema, então desafio a mim mesmo com o seguinte:

1 - Assistir todos os filmes elencados na lista de Expectativas Cinematográficas para 2013.

No post de Expectativas eu coloquei todos os filmes que eu considero os mais importantes do ano, e eu decidi que vou fazer de tudo para vê-los; como são apenas 10 filmes creio que não será muito difícil, e com o passar do ano eu atualizarei a lista com a crítica daqueles que eu já vi.

1 - João e Maria: Caçadores de Bruxas 
2 - Oz: Mágico e Poderoso
3 - Jack: O Caçador de Gigantes
4 - Os Croods
5 - Reino Escondido
6 - Superman: O Homem de Aço
7 - Wolverine Imortal
8 - Star Trek - Além da Escuridão
9 - Tarzan 3D
10 - Jogos Vorazes: Em Chamas

Digam o que vocês acharam dos meus desafios, vocês também criaram os seus próprios para este ano? Digam quais foram.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Crítica: João e Maria - Caçadores de Bruxas

Elenco: Jeremy Renner, Gemma Arterton, Peter Stormare, Famke Janssen, Zoe Bell Zoe Bell, Monique Ganderton, Derek Mears, Thomas Mann, Christian Rubeck.
Direção: Tommy Wirkola.
Gênero: Ação/Suspense.
Duração: 88 min.
Distribuidora: Paramount Pictures.
Orçamento: US$ 60 milhões.
Sinopse: Depois de pegarem um gostinho por sangue quando crianças, João (Jeremy Renner) e Maria (Gemma Arterton) se tornaram vigilantes extremos, determinados a defender seu povo . Agora, sem que eles saibam, João e Maria passaram a ser a caça e têm que enfrentar um mal muito maior do que as bruxas… seu passado.




 


Esta versão adulta e sangrenta do conto de João e Maria entregou exatamente o que os seus trailers prometiam, um filme divertido sem grandes ambições.

Apesar de ter gostado da premissa do filme e ter ficado interessado em assisti-lo fiquei um pouco receoso de que ele não cumprisse as expectativas, afinal não é sempre que estas versões adultas de contos de fadas acertam, mas felizmente não foi o caso deste, ele não é um filme grandioso nem memorável, mas entregou o que eu esperava dele, um agradável entretenimento por 88 minutos.

Em primeiro lugar vou comentar as atuações, já li algumas pessoas reclamando sobre o desempenho da dupla principal de atores, mas não vi nenhum problema com eles, Jeremy Renner e Gemma Arterton estão bem contidos em suas interpretações mas é porque seus personagens são assim, depois do trauma com a bruxa que tentou comê-los João virou um sujeito caladão e recluso, que geralmente fica no canto dele, e a mesma coisa ocorre com Maria, embora ela seja um pouco mais articulada e expressiva, Famke Janssem estava ótima como bruxa, exibindo ao mesmo tempo muita sensualidade e poder, e foi bom vê-la em um papel de destaque em um filme novamente, pois se eu não me engano desde a trilogia X-Men ela não tem isso.

A trama do filme não foi tão simples quanto eu esperava, eu pensava que tudo giraria em torno da caçada às bruxas, mas felizmente não é apenas isso, o roteirista conseguiu criar um bom enredo com um suspense na medida certa e alguns mistérios envolvendo o passado dos irmãos, mas apesar disso o filme tem falhas bem óbvias, como alguns personagens e certas cenas que poderiam ter sido melhor explorados; as tecnologias que os irmãos desenvolveram que são avançados demais para existir naquela época (eles vivem na Idade Média) e as acrobacias sobre-humanas que os dois conseguiam realizar mesmo tendo sido vítimas de uma surra recentemente, mas nenhuma dessas falhas me incomodou muito, afinal este é um filme feito apenas para divertir o público, sem grandes pretensões, então não fiquei me preocupando com isso, e em compensação existem muitas cenas de ação incríveis para me deixar animado.

Geralmente eu comentaria sobre o 3D do filme, mas eu não o vi neste formato, isso se deve ao fato de que o filme não foi filmado em 3D e sim convertido na sua pós-produção, o que torna o efeito da tridimensionalidade fraco na maioria absoluta dos casos, então eu decidi não arriscar, mas se alguém puder dizer se o efeito ficou bom ou não é só comentar.

Nota: 7.5

OBS: Será que apenas eu fiquei intrigado com classificação indicativa do filme aqui no Brasil, afinal com a quantidade de violência explícita eu esperava que o limite de idade ficasse pelos 16 ou 18 anos, mas no cinema em que eu assisti era apenas 14.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Memes e selinhos que recebi... #4

Olá pessoal, eu resolvi tirar o atraso e responder alguns dos memes que recebi nos últimos meses, e também para dizer aos blogueiros de que mesmo que eu não responda a todos eu fico muito grato de indicarem o meu blog. Os dois primeiros memes eu recebi do parceiro Strawberry de Livros e Filmes.



As regrinhas deste meme são:
1º Responder as perguntas
2º Linkar o blog que te enviou este meme: Strawberry de Livros e Filmes
3º Repasse para 5 ou mais blogs

Qual a quantidade de livros comprados/ganhados e não-lidos que você tem na fila atualmente?
16 livros

Como ou porque motivo você chegou a essa quantidade?
Ano passado eu tive a sorte de ganhar várias promoções em blogs literários, e ao mesmo tempo em que eu ganhava estes livros eu comprava mais nas livrarias, e com a faculdade exigindo cada vez mais do meu tempo eu acabei não lendo muito, então eles ficaram acumulados em casa.


Você tenta se controlar para não comprar muito (e aumentar o tamanho da fila) ou não se importa com isso e compra quando tem oportunidade/dinheiro/vontade?
Como eu já tenho um bom número de livros para ler durante os próximos meses eu decidi não comprar mais durante algum tempo até que a fila diminua bastante de tamanho, e enquanto isso eu usarei o dinheiro que guardo para outros fins, como pra ir ao cinema mais vezes por exemplo.

Nos últimos meses a sua fila está tendendo a aumentar ou diminuir?
Aumentando, mas como já expliquei acima, agora a tendência dela será diminuir.

Quantos livros em média você compra/ganha por mês?
Entre 3 ou 4.

Blogs indicados:

Meme: Conheça o blogueiro 


1. Quando surgiu a ideia de criar o seu blog?
Eu sempre fui muito ávido por notícias e críticas de livros e filmes, então acabei adquirindo o costume de visitar diariamente blogs e sites com essas temáticas, e vendo os outros expressando as suas opiniões em seus textos me fez querer dividir o meu ponto de vista com as pessoas também, sem falar que o meu blog também serviria como uma fonte de entretenimento para as pessoas e uma fonte de busca para aqueles que quisessem saber mais sobre um determinado filme ou livro.

2. Origem do nome do seu blog:
Bem eu queria escrever para outros viciados em livros e filmes como eu, então decidi que o nome mais apropriado era Clube dos Viciados em Livros e Filmes, sem falar que eu achei este nome bem chamativo e atraente.

3. Você tem outros blogs além deste?
Não e nem pretendo criar mais um por enquanto, cuidar de um já é mais que suficiente e já me mantém bem ocupado, mas quem sabe no futuro eu crie paixão por algum outro passatempo como games ou séries e decida criar outro blog para falar exclusivamente disto.

4. Já pensou em desistir alguma vez do seu blog?
Umas duas vezes em Dezembro passou pela cabeça apagar tudo, afinal eu estava escrevendo pouco e quase não passava mais aqui, mas pensei em todos os textos que eu já tinha escrito e que iriam se perder e em todos os comentários e leitores que consegui e percebi algo, que mesmo que eu não mantivesse uma frequência de postagens aqui eu jamais iria apagar, é tudo muito valioso para mim.

5. Mande uma mensagem para os seus seguidores.
Muito obrigado por acompanhar o blog e ler o que eu escrevo, a presença de vocês é o meu maior presente.

Uma música:
Maré – NX Zero (sim eu ainda estou viciado nesta música)

Um Livro:
No momento não me sinto confortável em escolher apenas um, tenho muitos em minha mente.

Um Filme:
Exterminador do Futuro 4, o último filme que eu vi na TV e do qual ainda pretendo fazer uma crítica aqui no blog.

Um hobby:
Ficar horas e horas na internet.

Um medo:
Do futuro

Uma mania:
Esfregar o nariz (só aqueles que tem rinite entenderão).

Um sonho:
Ter um futuro feliz.

Não consigo viver sem:
Internet, livros, filmes e meus amigos.

Tem coleção de alguma coisa?
Livros, cd’s e dvd’s.

Do que mais gosta no blog?
Expor meu ponto de vista para todos que queiram ler e poder usar ele para desabafar.

Gostaria de fazer uma pergunta aos próximos participantes?
Não, obrigado :)

Por que nós blogueiros não somos unidos?
Apenas uma parte dos blogueiros não é unida, isso acontece porque assim como no dia a dia eles são egoístas, não querem dar apoio ao outro, só pensam em si mesmos, mas fico feliz de conhecer muitos blogueiros que sempre estão dispostos a se socializar, conhecer e apoiar o blog dos outros.

Qual o livro que mudou algo em sua vida ou em sua maneira de pensar?
Todos os livros que leio mudam a minha maneira de pensar ou a minha vida de alguma forma, seja me prendendo à leitura do início ao fim e se tornando um dos meus queridinhos na estante, ou sendo totalmente horrível e me mostrando o que funciona ou não em uma trama.

Blogs indicados:
Prêmio Dardos

O Prêmio Dardos foi criado pelo escritor espanhol Alberto Zambade que, em 2008, concedeu no seu blog Leyendas de “El Pequeño Dardo” o primeiro Prêmio Dardo a quinze blogs selecionados por ele. Ao divulgar o prêmio, Zambade solicitou aos blogs premiados que também indicassem outros blogs ou sites considerados merecedores do prêmio. Assim a premiação se espalhou pela Internet. Segundo o seu criador, o Prêmio Dardo destina-se a “reconhecer os valores demonstrados por cada blogueiro diariamente durante seu empenho na transmissão de valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., demonstrando, em suma, a sua criatividade por meio do seu pensamento vivo que permanece inato entre as suas palavras”.

Regras: 
  • Exibir a imagem do selo no seu blog;
  • Linkar o blog pelo qual recebeu a indicação: Cantina do Livro
  • Escolher outros 10 blogs para receber o Selo Dardos;
  • Deixar um comentário nos blogs escolhidos

Os 10 blogs indicados:
Another Words
Braunne
Coisas de Meninas Arteiras
Just Books
Livros com resenhas
Livros de Cabeceira
Livros e mais!
My Favorite Book
Livros e Chocolate 
2 Book Girls