Pesquisar neste blog

domingo, 28 de outubro de 2012

Novidades Literárias do mês de Outubro




Divulgado booktrailer do último livro da série “Hush Hush”

Foi divulgado o booktrailer do último volume da saga Hush Hush, Finale, de Becca Fitzpatrick, previsto para ser lançado em outubro nos Estados Unidos. A saga centra-se no romance proibido de um anjo caído e uma garota que possui sangue Nephilim.

Sinopse: Nora está certa de que nunca esteve tão apaixonada por Patch. Anjo caído ou não, ele é o único para ela. A história de sua família e seu destino podem significar que eles sempre serão inimigos, mas ela não pode virar as costas para ele. Mas agora eles enfrentarão seu maior desafio. Pode o amor sobreviver a uma divisão aparentemente intransponível? E no final, haverá confiança o suficiente para reconstruir o que foi quebrado? As linhas foram desenhadas – mas de que lado eles estão?





Divulgado book trailer do terceiro livro de Matched

Foi divulgado o booktrailer de Reached, terceiro volume da saga Matched, de Ally Condie. Com previsão de lançamento para 13 de novembro, esse é o capítulo final da história de Cassia, onde ela tenta conciliar as dificuldades de desafiar uma vida confinada em busca da liberdade que nunca sonhou ser possível, e honrar um amor que não pode viver sem.

Sinopse: Após deixar a Sociedade e buscar desesperadamente os Rebeldes– e um ao outro– Cassia e Ky encontraram o que estavam procurando, mas ao custo de se perderem um do outro novamente: Cassia foi designada para trabalhar pelos Rebeldes dentro da Sociedade enquanto Ky fica do lado de fora das fronteiras. Mas nada sai como previsto, e muito em breve o véu subirá e tudo mudará novamente.


Lançamento de “Beije-me Antes de Morrer” da autora Allison Brennan


A editora Universo dos Livros anunciou a capa do segundo volume da série “Love me to Death”, intitulado “Beije-me Antes de Morrer”, da escritora Allison Brenna . O livro ainda tem previsão de lançamento ainda para esse mês.
A série conta a história de Lucy Kincaid, atacada brutalmente em um encontro marcado pela internet e que consegue dar a volta por cima trabalhando em um departamento encarregado de investigar esse tipo de crime.

Sinopse: Parecia bem típico: uma adolescente fugiu de casa para curtir uma festa, como fazia todos os fins de semana. O problema é que, dessa vez, ela não voltou. Enquanto isso, um serial killer apelidado de Estrangulador de Cinderelas, frequentador assíduo das festas mais undergrounds de Nova York, está se aproveitando da vulnerabilidade de mulheres drogadas. Já são três vítimas friamente assassinadas. A agente do FBI Suzanne Madeaux está na caça desse assassino, e o investigador particular Sean Rogan está tentando encontrar a garota desaparecida. Para isso, ele conta com a ajuda de sua namorada, Lucy Kincaid. Atormentada por lembranças cruéis, Lucy está determinada a impedir que mais inocentes se deparem com o destino do qual ela mesma escapou por pouco. Sondando a psique distorcida de um assassino desumano, ela precisa confrontar os próprios medos – mesmo que isso ponha em risco o futuro emprego no FBI e a felicidade ao lado de Sean.



À Primeira Vista é novo romance do escritor Nicholas Sparks no Brasil


À Primeira Vista é novo romance do escritor Nicholas Sparks no Brasil
Mais um livro do escritor norte-americano Nicholas Sparks será lançado no próximo mês pela editora Arqueiro, trata-se do livro “À Primeira Vista” continuação do livro “O Milagre” e que conta a história da personagem Jeremy Marsh.
Originalmente o livro foi publicado em 2005, mesmo ano de seu antecessor, True Believer.

Sinopse: Jeremy Marsh tinha três certezas: jamais se mudaria de Nova York, não apaixonaria novamente e nunca teria filhos.
Mas agora ele está prestes a se casar com Lexie Darnell e aguarda a chegada da primeira filha, enquanto conduz a reforma de sua nova casa na pequena cidade de
Bonne Creek, na Carolina do Norte.
Em meio a tantas mudanças, Jeremy luta para reencontrar o equilíbrio pessoal e profissional ao lado da mulher que o fez mudar todos os seus planos. Quando tudo parece estar entrando nos eixos, Jeremy recebe um misterioso e-mail que dá início a uma série de acontecimentos que irão testar a força dessa paixão.
Atormentado pela idéia de estar sendo traído, vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar e angustiado com a gestação complicada de Lexie, ele não poderia imaginar que o pior – e o melhor – ainda está por vir.

Capa e título nacional do livro “The Casual Vacancy” de J. K. Rowling

No início do ano foram divulgados informações sobre o novo livro da escritora britânica J. K. Rowling e na última sexta foi anunciado pela editora Nova Fronteira a capa nacional e a confirmação de que o livro será publicado em dezembro de 2012 no Brasil.
O título nacional foi definido como “Morte Súbita” e conterá 512 páginas no exterior. O livro foi definido como um romance político de humor negro.

Sinopse: Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente em seus quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
Pagford é, aparentemente, um idílio Inglês, com uma praça de mercado de paralelepípedos e uma antiga abadia, mas o que está por trás da fachada bonita é uma cidade em guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com seus maridos, professores em guerra com os seus alunos…Pagford não é o que realmente aparenta ser..
E o lugar vazio deixado por Barry na junta de freguesia logo se torna o catalisador para a maior guerra que a cidade já viu. Quem triunfará em uma eleição repleta de duplicidade paixão e revelações inesperadas?



Capa e lançamento de “A Aprendiz” de Trudi Canavan

A editora Novo Conceito divulgou a capa e data de lançamento do livro "A Aprendiz". Trata-se da continuação de O Clã dos Magos da escritora australiana Trudi Canavan. O lançamento está previsto para o próximo dia 15 de novembro de 2012.
O Clã dos Magos foi lançado originalmente em 2001 e é o primeiro de uma série de três volumes chamada no Brasil de "A Trilogia do Mago Negro". Essa trilogia já foi traduzida para mais de 15 países.

Sinopse: Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando… até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios.
Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.


Divulgada capa e data lançamento do livro “Deusa da Luz” de P. C. Cast

A editora Novo Século divulgou em seu facebook a capa do livro “Deusa da Luz”, terceiro volume da série Goddess escrita por P. C. Cast, conhecida no Brasil pela série House of Night, saga escrita em parceria com sua filha Kristin Cast.
A editora está lançando os livros fora da ordem, mas isto não influencia a leitura da série já que cada volume é independente. A ordem original é Deusa do Mar, Deusa da Primavera, Deusa da Luz, Deusa da Rosa e Deusa do Amor (entre os publicados no Brasil).








Capa e data de lançamento de “Anjos da Morte” de Eduardo Spohr

O escritor brasileiro Eduardo Spohr publicou em seu blog algumas novidades sobre seu próximo romance, a capa provisória do segundo volume da série Filhos do Éden juntamente com uma possível previsão de lançamento.
Como já é de conhecimento geral, a saga é ambientada no mesmo mundo do best-seller A Batalha do Apocalipse e possui uma previsão para a publicação de cinco volumes.
O livro contará a história de Denyel junto ao esquadrão dos anjos da morte, começando na Segunda Guerra Mundial, percorrendo o século XX e terminando na queda do Muro de Berlim.
Filhos do Éden – Anjos da Morte não em data de lançamento oficial, mas provavelmente será publicado no início de 2013, logo após o Carnaval.


Sinopse: Quando o século XX raiou, o tecido da realidade, a barreira mística que separa os mundos físico e espiritual, adensou-se. Os novos meios de transporte, as ferrovias e os barcos a vapor levaram o progresso aos cantos mais distantes do globo, pervertendo os nódulos mágicos, apagando o poder dos velhos santuários, afastando os mortais da natureza divina.
Destacados, então, para servir sob as ordens dos malakins, esses exilados foram reorganizados sob a forma de um esquadrão de combate. Sua tarefa, a partir de agora, seria participar das guerras humanas, disfarçados de meros recrutas, para anotar as façanhas militares, as decisões de campanha, e depois relatá-las aos seus superiores celestes.
Esse esquadrão tomou parte em todos os conflitos do século XX, das sangrentas praias da Normandia ao colapso da União Soviética. Embora muitos não desejassem matar, era exatamente isso o que lhes foi ordenado, e o que infelizmente acabaram fazendo.
Em paralelo às aventuras de Denyel, que se desenrolam cronologicamente de 1944 a 1989, acompanhamos também, no tempo presente, a jornada de Kaira e Urakin em busca do amigo perdido, que caíra nas águas douradas do rio Oceanus, durante a destruição da ilha-fortaleza de Athea (em “Herdeiros de Atlântida”).



NOVIDADES INTERNACIONAIS



Capa do segundo volume da Série “A Seleção” da escritora Kiera Cass


Com previsão de lançamento em 2013 no exterior, confira abaixo a capa do segundo volume da série “A Seleção“, nomeado The Elite, da escritora norte-americana Kiera Cass. The Elite ainda não tem previsão de publicação em terras brasileiras.

O primeiro volume A Seleção foi publicado no Brasil em setembro pela editora Seguinte (novo selo editorial para o público jovem da Companhia das Letras). 











Capa do terceiro volume da série “Crossfire” de Sylvia Day

Foi divulgado no exterior a capa britânica do livro “Entwined with You”, terceiro volume da série erótica Crossfire escrito pela norte-americana Sylvia Day. O livro tem previsão de lançamento para 31 de dezembro desse ano.
No Brasil a série é editada pela Paralela (selo da Companhia das Letras) na qual possui o primeiro volume publicado e ainda não há previsão de lançamento para o segundo.
A saga conta a história do jovem bilionário Gideon e a publicitária Eva, duas pessoas com um passado complicado que se encontram numa explosão de luxúria e paixão.



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Não Posso Morrer Antes de Ler...




Estranharam o nome deste post? Eu irei explicar o nome dele. A maioria dos blogueiros tem uma coluna onde postam os livros que mais querem ler no momento, então decidi criar uma seção dessa para mim, o nome é uma alusão ao meu medo de morrer antes que eu possa ler os livros que elencarei aqui. Essa coluna será feita apenas uma vez por mês, afinal eu acho que é muita falta de criatividade ficar criando uma lista com os seus livros desejados todas as semanas, dá a impressão de que o blogueiro não tem o que falar no blog, mas a principal diferença na verdade será ser o tema da coluna, que vai ser alterado todo mês, para Outubro eu decidi criar uma lista com os autores internacionais dos quais eu não li nenhum livro ainda. Aproveitem.

Stephen King

Eu adoro terror e suspense, de verdade, não sei explicar o porquê, só sei que sentir medo é uma das melhores e mais viciantes sensações que existem, o medo me faz sentir vivo (me chamem de masoquista se quiserem), então um dia eu percebi que os filmes de terror não conseguiam me aterrorizar como antes, a única solução que encontrei foi recorrer aos livros, e quem seria o melhor autor para começar a ler desse gênero? A resposta foi óbvia: Stephen King, um dos mestres do terror, idolatrado por muitos no mundo. Para eu ir me acostumando com a escrita e narrativa de King eu decidi começar por um livro bem fino e simples: Carrie, A Estranha, mais tarde eu passarei para outros mais pesados.








Harlan Coben

Um dos gêneros que eu mais adoro ler é suspense policial (tudo culpa do Dan Brown), o que tem para não amar nesse tipo de leitura? Não existe nada melhor do que acompanhar um detetive ou policial na busca de desvendar um crime aparentemente sem solução ou segui-lo em uma caça por um assassino cruel, mas infelizmente nem todos os autores desse gênero são bons, e depois de ler Dan Brown, que consegue criar tensão e elaborar uma história complexa e com muita lógica eu fiquei bem exigente quando se trata desse gênero, e como o Dan não é capaz de escrever e lançar dois livros por ano é melhor eu procurar outro o mais rápido possível, e parece que eu achei! Harlan está em alta com os leitores no momento, raramente se encontra uma resenha negativa sobre um livro dele, e estou esperando ansiosamente o momento em que o dinheiro vai parar de fugir da minha carteira para eu poder comprar um livro dele.



James Patterson

Acho que não preciso explicar de novo o meu amor por suspense policial né, assim como o Harlan, James Patterson caiu na boca dos leitores, o livro Eu, Alex Cross, livro que faz parte da saga Alex Cross (a mais famosa do autor) vai ser adaptada para os cinemas com Tyler Perry no papel do protagonista, então nada melhor do que começar os livros do autor agora, e ao contrário de Harlan ele não escreve apenas suspense, ele possui um livro de romance muito elogiado chamado O Diário de Suzana para Nicolas.












Isso é tudo por hoje, no próximo mês o tema será o mesmo, só que com escritores nacionais.

domingo, 21 de outubro de 2012

O Infame Spam



OBS: Em primeiro lugar eu quero dizer que o que está escrito aqui é a minha opinião pessoal sobre esse assunto, não recrimino ninguém por discordar de mim, mas por favor sejam educados no comentários.

O Spam é um assunto cada vez mais recorrente nas discussões em blogs literários atualmente, com o número cada vez maior de blogs falando sobre livros os blogueiros começaram a sentir a necessidade de começar a divulgar o seu blog pelas redes sociais (no skoob principalmente) e pelos comentários nos blogs de outras pessoas. Para aqueles que estranham tal termo, Spam é aquele e-mail, mensagem de texto ou recado na sua rede social que você recebe fazendo propaganda sobre algo. A pergunta principal é: Spam é algo ruim ou não? Infelizmente essa pergunta não é tão simples de ser respondida.

Se você tem um perfil na rede social skoob, muito provavelmente já recebeu aquele recadinho de algum blogueiro para conhecer o blog dele ou a promoção que ele está organizando, algumas pessoas acham isso extremamente irritante, outras (assim como eu) apreciam muito. Sim leitores, eu gosto de receber recados sobre blogs e promoções, a maioria dos blogs que eu visito regularmente eu conheci assim, e afinal quem não gosta de participar de promoções? Eu adoro, principalmente nos últimos meses já que ganhei umas duas ou três e agora me sinto mais motivado a participar delas.

Claro que nem tudo são flores, alguns blogueiros ficam tão desesperados para terem reconhecimento na blogosfera que mandam o mesmo recado mil vezes para a mesma pessoa, algo que é irritante para todos (até mesmo eu), afinal já é mais do que suficiente mandar apenas um recado, se eu me interessar visitarei o link, se não for do meu interesse bola pra frente e continue com a divulgação, não precisa encher minha página com o mesmo recado, dá a impressão de que você está esfregando a mensagem na minha cara.

Bem deixando de lado esses blogueiros irritantes, eu digo que eu compreendo que os blogs precisam de divulgação para crescer, não estamos em 2009, um período em que era muito fácil ficar famoso na blogosfera pelo fato dos blogs falando sobre livros serem escassos, uma simples busca no Google já era suficiente para muitos leitores caírem no seu blog, mas os tempos mudaram e a concorrência aumentou, sem divulgação o blog demorará muitos anos para crescer, mesmo que o conteúdo dele seja de altíssima qualidade.

E hoje em dia, mesmo que você diga que não, inconscientemente você já faz spam, quando você participa de uma promoção e precisa twittar uma frase para ganhar chances extras você não está fazendo uma “divulgação indesejada” da promoção do blog alheio? Quando você comenta em um blog e deixa o link do seu próprio blog no finalzinho do comentário para talvez o blogueiro visitar e retribuir você também não está fazendo spam? Enfim, por mais que você diga que odeia e que abomina o spam, você algum dia já fez.

Eu não discrimino ninguém por não gostar das tais “divulgações”, já conheci algumas pessoas que realmente não visitam blogs e nem se interessam em promoções, então para elas esse recados são apenas irritantes. Para evitar desentendimentos e brigas o mais fácil a se fazer é dar uma olhada no perfil da pessoa, se ela disser claramente que não quer divulgações na página dela não insista, além de você não conseguir novas visitas para o seu blog você ainda vai ouvir alguns xingamentos, restrinja os recados apenas para aquelas pessoas que dizem especificamente que não se importam em receber indicações de blogs e promoções, e procure nos grupos do skoob aqueles que estão de mente aberta para divulgações.

E quanto ao spam nos comentários de um blog? Se a pessoa tiver a decência de deixar um comentário de qualidade, provando que leu a postagem, e no fim deixar algo do tipo: “me visita”, não reclamarei, terei prazer em visitar o blog do indivíduo e retribuir, afinal os blogueiros tem que se ajudar.


Opinião dos leitores:

Os seguintes comentários eu retirei do post da Lista Negra da Blogosfera, e farei alguns argumentos sobre a tal divulgação no skoob a partir deles .

“Se eu estiver interessada em sorteio, MEME ou o que seja, eu vou procurar, ninguém precisa ficar enchendo minha caixa de mensagens do Skoob com isso, ou fazendo SPAM no Twitter, ou indo no meu blog e pedindo pra eu seguir de voltar.
Ou vocês vão me dizer que adoram aquele pessoal do telemarketing ligando e insistindo em algo que vocês NÃO QUEREM????
Pois SPAM é a mesma coisa, principalmente se você não me conhece, só me achou em alguma rede social porque eu marquei um livro como desejado, ou mencionei que quero ler livro tal.”

Se eu adoro aquele pessoal do telemarketing ligando pra mim? Não eu não adoro, então o que eu faço, quando o pessoal do servidor UOL me liga perguntando sobre antivírus e Back Up? Simplesmente digo que não me interesso e não quero. Simples.

“todos os blogueiros que começam a defender spam com esse mimimi de "meu blog é pequeno e PRECISA de divulgação" já eram no meu conceito. Tenho um blog há um ano e meio, boas editoras parceiras e um número não baixo, nem alto de seguidores e posso afirmar com propriedade: NÃO É NECESSÁRIO E NEM NUNCA FOI FAZER SPAM!
Nunca recorri a isso, sempre fiz pouquíssima divulgação (até porque, você deve ter um blog porque gosta de escrever, e não porque quer seguidores) e esperei pacientemente que as pessoas descobrissem meu blog por si mesmas!
NINGUÉM precisa te direcionar pro que você quer ver. Ter um conteúdo legal, comentar em outros blogs, ter perfil no Twitter e Face, divulgando o que você faz apenas para seguidores e amigos é a receita pro sucesso sem desrespeitar ninguém.
E me desculpe, mas fazer spam é um desrespeito e se você mesmo sabe que é irritante, não vejo como pode achar que isso vai te beneficiar ou trazer seguidores de peso (aqueles que leem de verdade o que vc escreve e se interessam). Porque né, ter seguidores do tipo "me segue que eu te sigo" é muito fácil e, sinceramente, medíocre.”

Eu respeito totalmente a sua opinião, você gosta de escrever e não se importa se os outros vão ler ou se o seu blog vai ser famoso, ele é algo extremamente pessoal e você gosta assim, mas muitos blogueiros não gostam de ficar falando sozinhos, por mais que seja prazeroso escrever um blog alguns querem ser ouvidos, e desculpe, mas eu discordo da sua opinião de que fazendo divulgação no skoob seja impossível conseguir leitores assíduos, muitos dos meus leitores mais fiéis conheceram o meu blog assim.

Bem isso é tudo o que eu tenho a falar sobre esse assunto, eu sei que meu ponto de vista pode ser ridículo para alguns, mas eu precisava dizer o que eu penso sobre isso.


E quanto a vocês, o que pensam sobre o spam?

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Refletindo sobre as parcerias entre editoras e blogs



Quase todos os blogueiros que possuem um blog cujo tema principal é discutir livros tem o sonho de fazer parcerias com editoras, a fim de poder receber lançamentos, resenhá-los e informar os leitores sobre as novidades, entretanto eu percebi que o sistema de parceria com as editoras foi ficando cada vez mais falho, o que fez com que eu perdesse um pouco o interesse em fazer tais parcerias.

Receber livros para resenhar é algo muito positivo tanto para os blogueiros (que tem o seu trabalho reconhecido pelas editoras já que ele é considerado bom o bastante para resenhar os seus livros e sempre terá material inédito para postar no blog) quanto para os leitores de blogs literários (que sempre terão sem falta muitas resenhas sobre os lançamentos do mês), esse sistema foi ótimo por um tempo, mas hoje em dia ele é um verdadeiro problema, existem tantos blogs falando sobre livros atualmente que o número de resenhas sobre o mesmo livro ficou repetitivo demais, lembro quando o livro Garotas de Vidro foi lançado, eu acredito que nunca vi tantas resenhas sobre um único livro na minha vida, toda vez que eu entrava no meu perfil do blogger tinha no mínimo uma resenha dele, e isso se seguiu por quase 3 meses, sem falar que existem muitas editoras por aí que causam muitos problemas para os blogs, esquecendo-se que eles estão fazendo um favor para eles divulgando os seus livros de forma maciça pela blogosfera.

Por esses motivos vocês podem ver porque eu perdi um pouco a vontade de fazer parcerias, sem falar que sem elas eu poderia ter muito mais liberdade para escolher o que eu quero ler, já que eu não estaria preso aos lançamentos das editoras e poderia correr atrás de qualquer livro que eu quisesse nas livrarias, velhos ou novos. Talvez seja a hora das editoras trabalharem para resolver os atuais problemas das parcerias, talvez se elas selecionassem uma quantidade limitada de blogs para receber tal livro, e outra quantidade para receber tal livro o problema do número absurdo de resenhas sobre o mesmo livro sumisse, e não posso deixar de citar o problema que são aqueles blogs ruins, que contém resenhas ridículas de tão pequenas, postagens feitas de qualquer jeito, mas que ainda assim são sempre selecionados pelas editoras, como se elas não tivessem tido o mínimo de cuidado na hora de escolher os blogs e simplesmente tenham escolhido qualquer um.

Mas vejam só como o destino gosta de pregar peças em mim, quase 1 mês atrás eu recebi um e-mail da Novo Conceito que dizia que eu havia sido escolhido para ser parceiro dela, aquilo me deixou feliz e confuso ao mesmo tempo, eu havia enviado o pedido de parceria quando eu ainda desejava muito essa parceria, embora fosse tentador aceitar, eu pensei em todos aqueles problemas que eu já citei para vocês logo acima, no fim decidi aceitar, afinal é apenas uma editora, não é como se eu fosse ficar atolado de livros aqui em casa me impossibilitando de ler outros, e a Novo Conceito tem a fama de ser uma editora que dá muito valor aos blogueiros.

Vou experimentar essa parceria por alguns meses, se der certo ótimo, se não der, bem, não era pra mim mesmo.

E vocês, o que acham das parcerias entre blogs e editoras atualmente?


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A Extinção das Videolocadoras



Recentemente eu vi uma matéria interessantíssima no site Cinepop, onde um dos colunistas do site, Renato Marafon, mostrava o perigo que as videolocadoras correm de serem extintas.
Leiam um pedacinho da matéria:

“Segundo a UBV – União Brasileira de Vídeo, havia quase 14 mil locadoras no Brasil entre 2003 e 2005. Em 2009, esse número caiu para 6 mil. Hoje são menos de 4 mil locadoras.”

Sendo um cinéfilo há alguns anos, é claro que eu percebi que as locadoras de filmes estavam sumindo lentamente, eu poderia chutar o número de 5 videolocadoras que eu conhecia e visitava regularmente, dessas 5 só restaram duas, que sempre me salvam quando eu preciso desesperadamente alugar um filme. O que eu não esperava é que a situação fosse assim tão grave, se esses números estão certos então o numero de videolocadoras é menor que o número de municípios no país (temos cerca de 5 mil municípios no Brasil), ou seja, existem muitos lugares sem nenhuma locadora por perto.

Talvez muitos de vocês não considerem isso muito importante, mas para mim é como levar um soco na cara, eu sempre gostei de alugar de filmes, era como um ritual que eu precisava realizar todo fim de semana, hoje em dia a freqüência com que eu vou a uma locadora diminuiu, mas nem por isso tornou-se menos prazeroso.

Atualmente todo mundo prefere baixar ou assistir filmes online na net, nada contra, eu também faço isso às vezes, mas assistir um filme no PC não substitui a experiência de ver um DVD, afinal a tela do meu computador não é nem de longe tão grande quanto a da minha TV, e não tem o volume tão alto também, “ah mas você pode gravar o filme em um DVD e assisti-lo na TV Rodrigo”, ainda assim ele não virá com os extras do DVD, como as cenas cortadas, as entrevistas com os autores, os erros de gravação, entre outros, e sim eu poderia ver tudo isso na net, mas é muito menos prático, já que com o DVD tudo está a distância de alguns cliques do controle remoto.

Fico imaginando se daqui a uns 10 anos as locadoras serão uma grande raridade como as lojas de vinil, que podem ser encontradas em algumas livrarias grandes como a Saraiva, ou em pequenas lojas escondidas nas cidades grandes (sem chance de existir uma loja dessas em uma cidade pequena), mas mesmo se isto acontecer eu não irei parar de procurar videolocadoras.

E vocês leitores, vão sentir falta das locadoras?

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

As 5 adaptações de livros mais aguardadas por mim




Não é novidade para ninguém que os livros que fazem sucesso entre os jovens caíram nas graças de Hollywood, que anda produzindo cada vez mais adaptações de best-sellers, algumas destas adaptações eu não perco por nada, outras me parecem ser dispensáveis, então decidi fazer esta pequena lista com alguns comentários sobre as adaptações mais aguardadas por mim.

As Vantagens de Ser Invisível
Estreia: 2 de novembro de 2012

Quando eu ouvi falar deste filme pela primeira vez só fiquei interessado nele por causa da Emma Watson e do Logan Lerman, gosto bastante deles e seria bem interessante ver um filme onde eles interpretam adolescentes normais, sem bruxos ou semideuses por perto, mas depois que pesquisei um pouco mais sobre o filme descobri que ele na verdade era inspirado em um livro super elogiado, cujo autor (Stephen Chbosky) foi o roteirista e também o diretor da adaptação cinematográfica, isso aumentou ainda mais minhas expectativas, primeiro porque não tem ninguém melhor para dirigir uma adaptação do que o próprio autor do livro, em segundo, pelas críticas que eu li, tanto o filme quando o livro são bastante admirados pelo mundo, pouquíssimas resenhas se atrevem a falar um defeito que seja na obra de Stephen, e a análise do site Omelete sobre o filme foi muito positiva (e olha que os críticos do site são bem exigentes). Não vou ver este filme no cinema porque ainda não sei quando vou comprar o livro (para aqueles que não sabem: eu gosto de ler o livro primeiro e só depois ver o filme), mas com certeza alugarei o DVD dele quando este sair.



A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2
Estreia: 15 de novembro de 2012


É eu sei, muitos de vocês ou amam ou odeiam essa saga, mas eu não posso evitar de citá-la aqui, eu gostava muito de Crepúsculo alguns anos atrás (hoje nem tanto), então faço questão de ver o fim da saga nos cinemas e no dia da estréia, o que mais me deixa ansioso é descobrir o final alternativo que eles criaram para o filme (para os desinformados, Stephenie Meyer e a roteirista Melissa Rosenberg criaram um novo desfecho para a história que é diferente daquele que lemos no livro), fico imaginando se nele será apenas adicionado uma grande batalha (como vemos no trailer), ou se há outras mudanças. O jeito é esperar e ver.










Dezesseis Luas
Estreia: 5 de Julho de 2013


Eu não sabia muito sobre esta série, apenas havia lido alguns comentários sobre ela dos fãs mais apaixonados, mas quando vi o trailer da adaptação e li algumas resenhas sobre a saga eu fiquei muito curioso para lê-la, ela fala sobre um tipo de magia que é bem mais sombria da que vemos em outras sagas famosas, como Harry Potter, por exemplo. O trailer de Beatiful Creatures é bem emocionante, isso acontece por causa das boas atuações que eu consegui vislumbrar e por causa da incrível música Seven Devils da banda Florence and The Machine que combinou perfeitamente com o clima do trailer. E pelo elenco dá pra ver que ele não está sendo produzido de qualquer jeito e provavelmente não será um fracasso, no elenco tem atores com muita credibilidade como: Viola Davis, Emma Thompson e Jeremy Irons, que com certeza não escolhem qualquer filme para participar. 






Em Chamas
Estreia: 22 de novembro de 2013


Eu vi Jogos Vorazes no cinema em abril e apreciei muito o filme, foi um dos melhores do ano em minha opinião, tanto pela história que mescla perfeitamente drama, ação e crítica social em um filme para jovens, quanto pelos atores super competentes, o único defeito do filme são as cenas que envolvem morte, que não mostravam nada explícito, o que afetou a qualidade do filme e não permitiu que ele ganhasse nota 10, em minha visão a qualidade de um filme nunca deve ser diminuída para ele tornar mais comerciável, mas deixando minha revolta de lado, eu logo fiquei com desejo de assistir os próximos filmes e ler a trilogia de Suzanne Collins, infelizmente eu ainda não pude comprar a trilogia porque está muito cara, 40 reais cada livro para ser mais exato (tinha que ser livro da Rocco mesmo), mas até o final do ano eu vou fazer de tudo para comprar pelo menos o primeiro volume. E que venha Em Chamas!





Percy Jackson e o Mar de Montros
Estreia:16 de agosto de 2013
 
Eu tenho certeza que assim como aconteceu com Amanhecer muita gente vai fechar a cara e pensar assim: “você quer ver essa porcaria Rodrigo?”, sim eu quero, gostei muito do primeiro filme da saga e já comprei o livro “O Ladrão de Raios” e estou com ele na estante esperando para ser lido, eu já sei que o filme não agradou nenhum um pouco os fãs, mas para mim, que era totalmente leigo em PJ foi super emocionante, os personagens, a mitologia, tudo era interessante, um passatempo perfeito para eu que adoro magia e mitologia. Eu só espero que este filme consiga superar o primeiro e ainda conseguir ser fiel ao livro, para a alegria dos fãs (eu já senti na pele o que é ver uma adaptação estragar completamente a história do livro).